quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resenha: Grêmio 0 x 0 Tricolor

Foto: Photocamera.

Direto ao assunto: o grande personagem do jogo foi o goleiro do Grêmio. Olho para Dida e me lembro que ele já atuava quando eu era criança em Nova Friburgo. Hoje, à beira dos quarenta anos de idade, Dida ainda é um dos melhores goleiros do Brasil. A idade parece não atrapalhar os reflexos do grande arqueiro. Nesta noite, foi ele o grande responsável pela manutenção do 0 a 0 do jogo Grêmio x Fluminense pela Copa Libertadores. Quando Rhayner ganhou a jogada com muita garra e surgiu de cara para o goleiro, me preparei para comemorar, mas o grito de gol ficou entalado na garganta. Dida fez uma defesa que, na verdade, não foi só uma defesa, mas um autêntico, completo e indiscutível milagre. E o gol certo do Fluminense virou mero escanteio. Pouco antes, Dida fora vencido pelo mesmo Rhayner, mas teve sorte: o bandeirinha anulou o gol do Fluminense, alegando um impedimento que não existia. O bom goleiro também precisa de sorte, e na noite desta quarta-feira até mesmo o acaso favoreceu Dida.

Quando o árbitro Ricardo Marques Ribeiro apitou o final do jogo na Arena do Grêmio, o torcedor pó-de-arroz ficou com a sensação de que o Fluminense poderia ter vencido. Afinal, jogamos o segundo tempo inteiro com um homem a mais, graças à correta expulsão do gremista Cris após agressão a Rafael Sobis. Talvez tenha faltado um pouco de ousadia ao time de Abel, que preferiu manter a posse de bola a se arriscar de fato pelo gol da vitória.

Entretanto, o resultado em Porto Alegre não foi de todo ruim para o Fluminense, que só precisa empatar com o Caracas na quinta-feira que vem, em São Januário, para garantir sua classificação às oitavas-de-final. E então estaremos a oito noites de erguer a taça orelhuda aos céus da América, enfim concretizando a profecia de sessenta séculos...

PC
(texto publicado também no Pavilhão Tricolor)

12 comentários:

  1. Rhayner roubou mais bolas que o Jean.

    ResponderExcluir
  2. Dá gosto de ver a garra desse rapaz em campo!

    ResponderExcluir
  3. O time fica pilhado vendo a dedicação do Black Kamen Rider!

    ResponderExcluir
  4. A garra do Rhayner é sensacional mesmo! Que ele continue assim.

    Pra mim o jogo de ontem mostrou a importância de ter o Sobis no time. Botou o Cris no bolso e inverteu o panorama da partida!

    Os gremistas têm que agradecer bastante ao bandeira, que aumentou consideravelmente as chances de classificação do Grêmio. O time deles tem um meio de campo muito lento e sofre quando tem que correr atrás do resultado. O time é limitado.

    O Flu sofre quando precisa da incisividade do lateral direito. Precisamos contratar pro Brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da atuação do time. É verdade que faltou um pouco de ímpeto ofensivo, como destacou o PC, mas atribuo isso a diversos fatores como a inexperiência de alguns dos substitutos, a quantidade de desfalques e, talvez, até um certo receio do Grêmio em função da qualidade individual dos seus jogadores e do massacre proporcionado no jogo anterior no Engenhão.

    Digo mais sobre ontem:

    1 - Pela primeira vez pude vislumbrar algum lampejo de possibilidade que o Flu chegue a uma fase mais aguda da Libertadores como uma Semifinal ou Final.

    2 - Acho que o Abel encontrou a formação ideal para o time. Minhas únicas mudanças seriam as voltas do WNem e Fred nos lugares do Sobis e Michael. Espero que o Abel tenha se dado conta do quão mais leve e dinâmico se tornou o meio campo com a saída do Deco e Thiago Neves.

    ResponderExcluir
  6. Sobre as chances do Fluminense na Libertadores: mesmo com o futebol pouco vistoso até aqui, sempre acreditei na possibilidade de chegar às "fases agudas" do torneio. Nosso grupo é fraco, o fator sorte conta muito, e clubes brasileiros são sempre favoritos contra os times dos países vizinhos. Em suma: na Libertadores, você pisca o olho e já tá na semifinal.

    Além disso, o time é o mesmo que ganhou o Brasileirão com sobras. Naturalmente iria - e irá - melhorar.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a atuação do Bruno, foi mesmo melhor do que vinha sendo. Mas isso não significa muita coisa.

    Minha irritação com o Bruno já atingiu níveis astronômicos. Acho que hoje ele seria minha 6ª opção para a lateral-direita, atrás de Wellington Silva, Wallace, Jean, Igor Julião e Ricardo Berna. :P

    ResponderExcluir
  8. Concordei muito com os comentários do Branco dizendo que o Flu vinha sendo ineficaz nas laterais.

    O que vi foram várias jogadas morrendo assim que Bruno era acionado. Atuação fraquíssima a meu ver (que saudade do Mariano!). Carlinhos alternou bons momentos e cochilos bizarros que quase culminaram em gols do Grêmio.

    Edinho jogou fácil.

    Quando saí hj tava passando a Vandeka chorando na tv da portaria(?!?). Do que reclamava??? Queria que o juiz desse pênalti naquele lance em que o Zé Roberto se jogou descaradamente dentro da área e nem cartão levou??? Queria que o juiz expulsasse o Rhayner por fazer um golaço mal-anulado???

    Esse profexô é uma piada...

    ResponderExcluir
  9. O Grêmio não tem mesmo como reclamar da arbitragem. O Fluminense é que foi claramente prejudicado, com o gol mal anulado do Rhayner...

    ResponderExcluir
  10. Estava revisando a classificação e fazendo algumas simulações e estou praticamente convencido que seria melhor o Flu se classificar em segundo que em primeiro no grupo.

    Se classificar em primeiro, a menos que Palmeiras e Libertad empatem seus jogos, o Fluminense ficará como o pior primeiro e pegaria o Tijuana. O time do Tijuana é arrumadinho e a viagem longuíssima, mas acho que o Fluminense passaria. No entanto, nas quartas já cruzaria com o Atlético.

    Se classificar em segundo, deverá ser o segundo pior segundo e pegaria o Olimpia ou o Independiente de Santa Fé nas Oitavas. Nas Quartas, pegaria ou Emelec, ou Real Garcilaso, ou Boca ou Palmeiras ou Libertad.

    Obviamente que quem quer ser campeão não deve escolher adversário, mas convenhamos que o Fluminense ainda não tem atuado como um favorito ao título (tem potencial para, mas ainda não mostrou isso na prática).

    Com um caminho mais fácil nas Oitavas e Quartas, o time pode chegar embalado na Semi e adquirir a confiança necessária para colocar todo esse potencial em prática.

    ResponderExcluir
  11. Pedro,

    Também acho que seria melhor que passássemos em segundo lugar.

    Além de o caminho ser mais fácil, fugindo de um quase inevitável confronto com o Atlético Mineiro já nas quartas, ainda tem a história de jogar a primeira em casa sempre, o que pra mim é a verdadeira vantagem com o critério do gol fora.

    Entretanto, não quero ver o time jogando pra empatar contra o Caracas, porque isso poria em risco a própria classificação.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.