quinta-feira, 23 de maio de 2013

Resenha: Tricolor 0 x 0 Olimpia


Começo avisando aos pessimistas: mesmo após empatar em São Januário, o Fluminense segue sendo o favorito do duelo com o Olimpia pela Copa Libertadores. Explico: neste critério de desempate do gol qualificado, o zero a zero em casa acaba sendo um bom resultado. Claro que a vitória seria melhor (Abel estava doido como os Napoleões do Pinel, quando afirmou que 0 a 0 é melhor que 2 a 1), mas o zero a zero nos dá a vantagem do empate com gols na semana que vem, em Assunção. Lá, o 1 a 1 já nos bastará. Portanto, ruim o resultado não foi.

O treinador do Olimpia, Ever Hugo Almeida, embora seja o recordista de atuações como jogador na história da Copa Libertadores, cometeu um erro estratégico fundamental em São Januário: jogou pelo 0 a 0. Os paraguaios não vieram ao Rio de Janeiro para jogar futebol - vieram para segurar um resultado que, curiosamente, estava longe de ser bom para eles. Em suma: o Olimpia desperdiçou os noventa minutos em que seus gols valeriam mais. Difícil de entender.

O Fluminense jogou certo, dominou o jogo, sufocou o adversário, tentou penetrar na retranca paraguaia. Mas jogar contra um adversário com nove homens atrás da linha da bola o tempo todo é muito difícil. Apelando com ferrolhos assim, as seleções da Suíça e do próprio Paraguai conseguem se manter intactas até em jogos de Copa do Mundo. A França, em 1998, precisou de 120 minutos para fazer um golzinho no Paraguai, vocês devem se lembrar. A Espanha, em 2010, não fez gol na Suíça. De cabeça, citei dois escretes campeões mundiais que tiveram enormes dificuldades para furar retrancas como a do Olimpia. Sim, os retranqueiros estão jogando dentro das regras do jogo, mas que são chatos pra caramba, são.

Olhando para trás, para os noventa minutos de São Januário, sentimos uma certa decepção, porque a vitória poderia ter acontecido. O Fluminense teve chances claras de fazer seu gol, pelo menos duas. A primeira logo no começo do jogo, quando, após bela jogada ensaiada, Leandro Euzébio teve o gol à sua frente, escancarado, mas chutou para fora. A segunda já no tempo complementar, quando Rhayner recebeu ótimo passe de Fred, chegou a driblar o goleiro, mas acabou errando a finalização. Uma pena.

Mas olhando para frente, para os noventa minutos a serem jogados no Defensores del Chaco, podemos e devemos ter esperanças. O Fluminense possui um time tecnicamente superior ao Olimpia, com muita experiência nestes confrontos de competições sul-americanas. É só não repetir o erro estratégico que o Olimpia cometeu aqui, de jogar recuado. Lá, mais do que aqui, o Fluminense precisará ser ofensivo, precisará agredir. Se o onze tricolor marcar um gol em Assunção, um único e escasso gol, nossas chances de classificação já serão enormes.

Antes do jogo de volta da Copa Libertadores, na quarta-feira que vem, teremos a estreia no Brasileirão, no fim de semana, em Macaé, contra o Atlético Paranaense. Abel já anunciou que o time será todo reserva - decisão da qual discordo, mas que é adotada por dez entre dez treinadores do futebol brasileiro. Eu é que devo estar errado.

Na distante caverna que habita, coçando sua longa barba branca, e contemplando as glórias previstas em vaticínios passados, o Profeta avisa: "faltam cinco! faltam cinco! faltam cinco!".

PCFilho

25 comentários:

  1. Cito outro Campeão Mundial que penou pra furar uma super retranca: o Brasil de 1958, contra o País de Gales.

    Quanto ao jogo, por ñ morar no RJ, acompanhei pela TV Globo e me irritei com a ansiedade do Luiz Roberto em querer um gol do Flu. A bola aproximava-se da área e ele já dizia "o Fred tá esperando", "joga a bola no Fred", "olha o gol do Fluminense"... tanta ansiedade assim ou deu azar ou uma gastrite nele.

    ResponderExcluir
  2. Campo pequeno, adversário pequeno se retrancando e chuva nivelando por baixo...

    Odiei o resultado. O Olimpia é um time medíocre. Um timinho sem tradição metido a grande porque ganhou 3 Libertadores. Se o Bangu tivesse jogado tantas Libertadores quanto o Olimpia teria conquistado 3 taças também.

    Os caras não viram a cor da bola. Só se defenderam e desceram o sarrafo. Aqui, foram bastante ajudados por toda a conivência do esdrúxulo Roberto Silveira, juizinho patético e pateticamente anti-brasileiro.
    Fizeram faltas o jogo inteiro e devem ter tomado uns 4 cartões.

    Me irritei com os cruzamentos do Jean. Todos rasteiros. Anulou a nossa bola aérea. Depois da convocação, caiu um bocado de produção.

    Quando precisamos furar uma retranca fica flagrante tbm a deficiência técnica do Bruno. Não conseguiu ir à linha de fundo e cruzar uma vez sequer. Engessou o lado direito do Fluminense. Na única jogada decente que fez, se atirou na área. Se tivesse dado seqüência, sofreria o pênalti.

    Rhayner é muito guerreiro, mas se afoba demais. E esse jogo não era pra correria, era pra técnica. As entradas de Rafael Sobis e Felipe aumentaram nossas oportunidades de gol. Se o jogo tivesse mais uns minutinhos, a rede balançaria.

    Próximo jogo: porradaria habitual, arbitragem caseira...vai ser difícil.

    ResponderExcluir
  3. Suzim, bem lembrado, o País de Gales em 1958 foi também uma baita retranca.

    Ramón, acabei não comentando a arbitragem na resenha, mas de fato o Roberto Silvera foi conivente com a violência do Olimpia, como havia sido conivente com a violência do Libertad, dois anos atrás. Ontem, o goleiro não ter tomado cartão amarelo após fazer cera o jogo inteiro foi ridículo.

    ResponderExcluir
  4. Após o jogo, se abraçaram efusivamente. O empate foi uma vitória para eles...

    Temos que aprender a chutar em gol, ou as jogadas ensaiadas de nada adiantarão.

    Vamos ganhar na quarta!

    ResponderExcluir
  5. Leandro, ontem faltou mesmo chutar a gol. Impressionante a falta de objetividade do time com a bola no pé. Se Sobis tivesse entrado antes, talvez tivéssemos marcado o santo gol da vitória.

    Mas é isso aí, quarta venceremos!

    ResponderExcluir
  6. Faltou jogar feio! Faltou a ligação direta! Faltou o chuveirinho na área! Faltou chutes de fora da área! Faltou o lateral para área! Faltou o abafa!

    Eu acho que no segundo tempo era para ter tirado o Nem para colocar o Sóbis jogando na esquerda e não na direita como ele entrou.

    Também teve um problema que acaba por meio que queimar o pobre do Wagner, ele tem jogado com a bola na mesma linha do Jean, sendo que Jean na direita e ele na esquerda para trabalhar com os laterais. O Abel faz isso para dar mais liberdade para o Jean e acaba colocando o Wagner em uma situação complicada pois ele é meia atacante, é jogador de chegada e não organizador de jogo.

    Acho que uma solução fácil no momento é a volta do Little Digo ao meio campo deslocando o Jean para lateral (com a saída do Bruno do time). Porém, para isso funcionar de forma razoável, Edinho e Diguinho vão ter que se plantar na defesa e ficarem atentos as bolas lançadas nas costas dos laterais. Com a bola viraria quase um 3-5-2.

    ResponderExcluir
  7. Questão engraçada, o time não é polpado em jogos contra os pequenos do Rio num Campeonato que não vale nada que é o carioca, mas daí vamos com reservas na principal competição nacional, o campeonato de maior nível técnico nas Américas.

    Vai entender...

    ResponderExcluir
  8. Brincando de se eu fosse o técnico...

    1) só pouparia contra o Atlético PR quem estivesse com fadiga muscular demonstrada em exames.

    2) barraria Bruno. A atuação de ontem foi o estopim.

    3) escalaria para quarta-feira: Diego Cavalieri; Jean, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Diguinho e Wagner; Wellington Nem, Rafael Sobis e Fred.

    4) conversaria com Rhayner para que ele descobrisse outra posição para jogar. Adoro a garra e a disposição do cara, queria ter 11 desses em campo, mas um atacante não pode ser afobado como ele é. Tem que ter calma, e isso ele claramente não tem.

    Se eu lembrar de mais, volto daqui a pouco.

    ResponderExcluir
  9. PC,

    tira o Jean do seu time e coloca no BKR na lateral.

    Pronto.

    Sim, o time sem o Jean.

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  10. Ainda acho o Jean útil, apesar de ontem ter errado muito.

    A propósito, meu novo ranking de prioridade na lateral-direita do Fluminense:

    1) Jean
    2) Wellington Silva
    3) Wallace
    4) Rhayner
    5) Igor Julião (da base)
    6) contrata alguém, Celso!
    7) Ricardo Berna improvisado
    8) Bruno

    ResponderExcluir
  11. A retranca realmente houve e era nítido que o Olimpia jogava pelo empate, mas acho que a falta do gol se deveu muito mais (mais uma vez, como em todos os outros jogos do Fluminense esse ano) à inoperância do nosso sistema ofensivo. O número de chutes a gol dados e chances criadas foi ridículo considerando os 72% de posse de bola que o time teve. A coisa anda tão feia que o melhor jogador do Flu ontem foi um cara limitadíssimo tecnicamente mas que consegue algum destaque por causa da disposição e correria que impõe (Rhayner). E por tudo isso, infelizmente, hoje não teria como tirá-lo do time.

    Sobre a escalação, eu também não aguento mais ver o Bruno em campo e acho que o WNem e o Leandro Euzebio precisa ficar um tempo na reserva. Para o problema da lateral, sinceramente não sei o que é pior, escalar o Jean na posição e colocar o Diguinho no time ou escalar o W. Silva. Talvez o Rhayner, aprendendo um pouco a marcar, poderia se dar bem nessa posição. Enfim, minha escalação seria: Cava, Jean ou WSilva, Digao, Elivelton e Carlinhos; Edinho, Jean ou Diguinho, Wagner, Rhayner, Sobis; Fred.

    Apesar do Flu ter jogado bem melhor fora de casa do que em casa (e feito gols fora de casa), não consigo ficar otimista para o jogo da volta. Acho que o Olimpia sairá para o jogo, pressionará e o Flu não vai conseguir segurá-lo. Espero estar errado.


    ResponderExcluir
  12. Ramón, o campo de São Januário não é pequeno, é maior que o do Engenhão e do tamanho do campo do Maracanã antes da reforma.

    ResponderExcluir
  13. São Januário: (115 x 85m)
    Maracanã antes da reforma: (110 x 75 m)
    Maracanã depois da reforma: 105 x 68 m

    ResponderExcluir
  14. Quem se lembra do Mariano? Era vaiado toda vez que pegava na bola. Até que estorou e jogou pra burro em um determinado ano. Depois saiu e parece que voltou a não jogar nada. Tomara que aconteça o mesmo com o Bruno no Brasileiro.

    O Sóbis não pode ficar de fora. Euzébio precisa entender que é zagueiro-zagueiro. Jean pode ser lateral no lugar do Bruno. TNeves talvez possa retornar (precisamos, pelo menos, dos centros dele pra área).

    O mais importante: Diguinho nãããão!!!

    ST

    ResponderExcluir
  15. Mas Leandro, mesmo na época em que jogava mal, Mariano não chegou nem perto de me irritar da maneira que o Bruno me irrita.

    Eu até acho que o Bruno tem alguma técnica. Mas é tão sem vontade... Não se apresenta pra receber a bola, não marca com ímpeto, não vai à linha de fundo. Assistir às jogadas dele tem feito mal pro meu coração. rsrs!

    Ainda mais agora com o Jean convocado justamente para a lateral, não custava nada o Abel efetivar de vez o Jean por lá. Ajudaria o rapaz na sua batalha pessoal para se manter na Seleção, e resolveria nosso lado direito.

    Pro futuro, até porque há a chance de Jean ser negociado, eu testaria mesmo o Rhayner na lateral. Talvez seja a posição ideal pro papa-léguas.

    ResponderExcluir
  16. Montanha, aonde vc viu isso??

    A impressão que eu tenho é que as dimensões do gramado de São Janu são as mínimas.

    ResponderExcluir
  17. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/08/vasco-espera-dificuldades-em-campo-do-independencia-o-menor-da-serie.html

    Essa matéria afirma a mesma coisa. Mas a impressão de gramado reduzidíssimo não sai da minha cabeça...não acredito enquanto eu mesmo não medir!rsrs

    ResponderExcluir
  18. http://termo.espbr.com/termo/medidas+do+campo+do+sao+januario

    Esse site fala em 105x75, bem mais realista a meu ver.

    ResponderExcluir
  19. Nessa matéria de 2010, o Globoesporte lista as dimensões dos gramados de vários estádios brasileiros.

    São Januário aparece com 110m x 70m, um pouco menor que o antigo Maracanã (110m x 75m), e um pouco maior que as "medidas da FIFA" (105m x 68m).

    ResponderExcluir
  20. É, já vi que gente vai ter que ir lá medir a bagaça! Haja discrepância!

    ResponderExcluir
  21. Nesse futebol moderno, de correria desenfreada, sou mais o gramado do Serra Dourada, 118m x 80m. Quanto mais espaço pros caras correrem, melhor.

    ResponderExcluir
  22. Vocês se lembram daquele campinho de "futebol soçaite" na Argentina, onde o Fluminense se classificou em 2011?

    É o Estádio Diego Armando Maradona, campo do Argentinos Juniors. Segundo a Wikipedia em espanhol, dimensões de 100m x 67m.

    Mas na TV parecia, sei lá, 90m x 60m. Cada tiro de meta era um lançamento pra área.

    ResponderExcluir
  23. O que as Regras do Jogo dizem a respeito da dimensão dos gramados:

    "A extensão do campo de jogo (gol a gol) deve ser maior que sua largura (lateral a lateral).

    Extensão (gol a gol): mínimo 90m, máximo 120m.

    Largura (lateral a lateral): mínimo 45m, máximo 90m.

    Todas as linhas que demarcam o campo devem ter a mesma largura, e esta não deve exceder 12 cm."

    ResponderExcluir
  24. É... com essa vitória do Galo por 2x2, se passarmos a semi será brasileira.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.