quinta-feira, 27 de junho de 2013

06/06/1962 - Brasil 2 x 1 Espanha


Vídeo dos melhores momentos, narração em inglês.

A Seleção só precisava empatar, mas tinha um desfalque e tanto: Pelé se machucara no empate com a Tchecoslováquia e não jogaria mais naquela Copa do Mundo. Aos 35 minutos do primeiro tempo, a Espanha abriu o placar com Adelardo, que recebeu na meia-lua e chutou rasteiro, no canto direito de Gilmar. No segundo tempo, os espanhóis quase ampliaram: Enrique Collar driblou Nilton Santos e foi derrubado pelo lateral brasileiro, dentro da área. Mas o árbitro chileno Sergio Bustamante foi enganado pela malandragem do botafoguense, que deu um passo à frente, induzindo o juiz a marcar falta e não pênalti. Entretanto, na cobrança, Ferenc Puskas cruzou e Joaquin Peiró marcou um golaço de bicicleta. Erradamente, o árbitro Bustamante anulou o gol, alegando impedimento ou jogo perigoso, não se sabe bem.

O Brasil então começou a dominar o jogo, e acabou virando com dois gols de Amarildo, o Possesso, substituto de Pelé. O primeiro foi aos 27 do segundo tempo, após cruzamento rasteiro de Zagallo, da esquerda. O segundo foi aos 41 minutos, após grande jogada de Garrincha pela direita.

O treinador da Espanha, o argentino Helenio Herrera, dissera antes da partida: "o Brasil fica muito fraco sem Pelé. Quem é Amarildo?". Ele ficou sabendo quem era Amarildo da pior forma possível...

Classificada, a Seleção Brasileira posteriormente venceu Inglaterra, Chile e Tchecoslováquia, sagrando-se bicampeã mundial de futebol.

Ficha Técnica
06/06/1962 - Brasil 2 x 1 Espanha - Sausalito (Viña del Mar, Chile)
Horário: 15:00.
Motivo: Copa do Mundo de 1962.
Público: 18.715.
Árbitro: Sergio Bustamante (Chile).
Auxiliares: Esteban Marino (Uruguai) e Jose Antonio Sundheim (Colômbia).
Brasil: Gilmar; Djalma Santos, Mauro Ramos, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo. Técnico: Aymoré Moreira.
Espanha: Jose Araquistain; Rodrí, Echeberría e Gracia; Martín Vergés e Pachín; Enrique Collar, Joaquin Peiró, Ferenc Puskas, Adelardo e Francisco Gento. Técnico: Helenio Herrera.
Gols: Adelardo (35'/1º tempo), Amarildo (27'/2º tempo) e Amarildo (41'/2º tempo).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.