terça-feira, 4 de junho de 2013

E lá se vai Wellington Nem...

Wellington Nem. Foto:  Nelson Pérez (FFC).

Parece que o negócio já é certo: Wellington Nem está vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 9 milhões de euros.

Fica difícil não acreditar nas palavras do próprio Wellington Nem, que enxergou na negociação o motivo para sua inexplicável barração do time titular. Afinal, que outro jeito haveria para convencer um jovem com tanto potencial a ir para o fim do mundo?

Mais difícil ainda é entender a negociação de um atacante com demonstrado potencial por um valor menor que o de um volante, na mesma semana, para o mesmo time. (O Shakhtar Donetsk comprou Fernando, do Grêmio, por 13 milhões de euros - confiram aqui.)

Sim, Wellington Nem já demonstrou que é um craque. Foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2011, atuando pelo Figueirense, e um dos craques do Campeonato Brasileiro de 2012, que conquistou com o Fluminense. Já tem duas convocações para a Seleção Brasileira. Diante destes fatos, os argumentos de "decadência física e técnica" e "desvalorização iminente" soam como piadas.

O Fluminense de hoje se livra de seus craques muito facilmente. Wellington Nem tem apenas 67 jogos como profissional do Fluminense - não completará nem duas temporadas com a camisa tricolor. E o pior é que o presente repete o passado. Marcelo, hoje titular do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi formado no Fluminense - e não completou sequer uma temporada como profissional do clube, também vendido precocemente, por um preço que beira o ridículo.

Marcelo pelo menos foi para o Real Madrid. Wellington Nem está indo para um time da fria Ucrânia. A transferência não é ruim apenas para o Fluminense: é ruim também para o jogador, que demonstrou vontade de ficar em Laranjeiras. Aliás, é difícil encontrar um atleta mais identificado com seu clube que Wellington Nem, que já divulgou até fotos de infância, já vestindo orgulhoso a camisa tricolor.

Fico imaginando se Neymar tivesse surgido em Xerém. Teria sido vendido aos 17 anos, antes de estrear nos profissionais, por uns 5 milhões de reais. Ou alguém duvida disso?

"O Fluminense precisa de dinheiro", é o que a seita de Peter argumentará. E, de fato, o clube está falindo. Mesmo com o substancial aumento da receita proveniente da Rede Globo, e mesmo com o patrocinador bancando todo o milionário elenco profissional, o Fluminense ainda fecha seus balanços financeiros no vermelho. As despesas do Fluminense são estratosféricas, e continuam aumentando, ano após ano. Só eu enxergo o óbvio, que é preciso fechar as torneiras, que já passou da hora de o clube de fato apertar o cinto e cortar gastos? Para que serve, por exemplo, o departamento de marketing, além de consumir as receitas do clube com salários fora da realidade para correligionários da campanha de Peter em 2010?

Os craques se vão, ao preço de uma mariola e duas jujubas. As chances de título diminuem. E a mamata continua... Até quando, Fluminense?

PCFilho

PS: como escreveu meu amigo Guilherme no twitter, "parece que, com o valor da venda do Nem, faremos o nosso segundo CT. Igual ao valor da venda do Conca, que usamos para nosso primeiro CT...". Pobre Fluminense, que nem com terreno doado pela Prefeitura consegue construir um Centro de Treinamentos...

12 comentários:

  1. Outro setor da equipe passará a necessitar de reforços...

    Assim começa a ficar difícil demais a briga pelo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. O prejuízo técnico ao time é gigantesco.

    Wellington Nem não tem substituto nesse elenco, embora Abel já tenha dito sua pérola do dia ("Marcos Jr é o substituto" - lágrimas!).

    ResponderExcluir
  3. PC, concordo que talvez o momento não fosse o correto para a venda. O Nem iniciou o ano mal e deve demorar ainda um pouco pra embalar. Seria bom aguardar para melhorar os termos do negócio. Quanto ao Abel fez o certo. É o chefe e escolheu sua "aposta" para substituir, tem de dar força. Acredito que ele também saiba que o Marco Jr pode não ser o substituto do Nem. Mas pode ser que ele seja. Uma boa opção é usar o Rayhner reeditando o esquema que o Flu jogava quando o Maicon Bolt tava por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Outra burrada da diretoria do Flu! será q nunca vão aprender? É excelente Xerém ser um berço de talentos, mas o fluminense continua tratando suas jóias de forma burra e desrespeitosa! A venda de W.Nem vem provar q o futebol é um dos assuntos q menos é levado a sério no clube, que a cada dia me parece gastar mais dinheiro com jogadores propaganda como T.Neves, Deco e etc e comprar ( ou fazer o minimo de esforço para manter) jogadores de verdade! jogadores como o p´roprio nem, q inumeras vezes bateu no peito, beijou o escudo e honrou nossa camisa! Quem diz q o garoto ta uma bost... e etc, é parte da triste parcela de nossa sociedade que esquece as cosias facilmente. Esses, ja esqueceram q Nem é um tipo de jogador cada vez mais raro hj em dia, daqueles que preferem ir em frente levando pontapés e recebendo faltas do que se atirar em campo e gritar como se estivessem lhe arrancando uma perna, que ele é do tipo q joga alem de tudo, pq é torcedor, tricolor desde pequeno! W. Nem é como todos nós, torcedores q muitas vezes gostariam de estar em campo pra dar o sangue pelo time! Uma pena realmente o FLu ver somente o dinheiro, sem ao menos se preocupar com o futuro de um garoto indo pra um país frio e desolado onde o futebol me parece um esporte fraco e de pouca visibilidade!

    ResponderExcluir
  6. Euripedes,

    Tem razão, Abel tem mais mesmo é que dar moral ao Marcos Jr.

    Rômulo,

    Assino embaixo de seu comentário. Perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Fique tranquilo PC, pois a Diretoria já tomou a providência de subir aos profissionais o Robert Kennedy, jogador que parece ter muito potencial e que se destacou pela seleção brasileira sub-17.

    Certamente daqui a um ano e meio ou dois (quem sabe até antes), você escreverá um post no blog sobre a ótima venda que a Diretoria fará.

    Fico imaginando o que será do Fluminense quando o Celso Barros enjoar (ou for impossibilitado) de brincar de mecenas.

    ResponderExcluir
  8. É isso ai, Pedro Ramos. Quando a Era Celso Barros (1999-) terminar, o Fluminense estará em maus lençóis, pois não está se preparando para o futuro, e continua se endividando ano após ano.

    Uma pena que os torcedores e os sócios do Fluminense se deixem cegar pelos títulos que estamos conquistando na base da "força bruta" (folha salarial substancialmente maior que as de todos os concorrentes).

    Este ano, provavelmente Peter será reeleito por aclamação, apoiado por Celso Barros. Nós tricolores não poderemos reclamar: afinal, estamos ratificando esse modelo com nosso apoio.

    Um dia o conto de fadas acaba. A Parmalat um dia saiu do Palmeiras. A Unimed um dia sairá do Fluminense...

    ResponderExcluir
  9. Não vejo motivo para alarde com esta venda, não foi uma má vendo, o preço não está longe do limite que chegaria jogando aqui (que creio seria algo em torno de 12 M de euros).

    Outra questão é que hoje não vejo mais o Nem como titular time.

    Além disso, o negócio não foi ruim para o jogador, é muito melhor ir jogar no Shakhtar (time repleto de brasileiros que sempre vai bem na UCL) do que num time mediano da Espanha ou Inglaterra ou por qualquer time Holandês por exempo, o Nem já na Europa fazendo uma boa UCL pode se colocar bem melhor no mercado que jogando no Fluminense, por mais que ele seja multi-campeão aqui.

    Aí você vai vir aqui falar com ele for vendido pelo time ucraniano por um valor bem maior como se o Flu tivesse vendido barato...mas não, o Flu não terá vendido barato por conta disto.

    Aliás, o Bale vale mais que o Neymar pelo simples fato do Bale jogar na liga inglesa e o Neymar jogar o Paulistão, isso pode mudar agora que a cacatua vai jogar no Barcelona.

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  10. Discordo, Big.

    Se um time está disposto a pagar 13 milhões de euros por um volante, provavelmente também está disposto a pagar mais do que isso por um atacante com convocações recentes para a Seleção Brasileira.

    Também discordo quando vc diz que o Shakhtar é melhor que um time médio de Espanha ou Inglaterra. Acho o contrário disso.

    Enfim, por essas e outras considero a venda ruim.

    ResponderExcluir
  11. PC, time mediano que to falando são aqueles que ficam ali pela 10º colocação. Já no Shakthar ele vai ter mais visibilidade na UCL e tal.

    Além disso, o Fernando é jogador da seleção e está na Copa das Confederações, o Nem não fez nada de bom depois da contusão, teve passagens pela seleção, mas não é jogador frequente da mesma.

    Aliás, para mim hoje o Nem é reserva do time e não titular...rs

    Porém, acho que vai melar, olha só o pessoal da procuradoria do estado fazendo merda...

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/06/acao-da-procuradoria-da-fazenda-do-rio-pode-impedir-venda-de-nem.html

    ResponderExcluir
  12. Aliás, eu costumo gastar muita grana em volantes pro meu time, acho que todos os volantes do meu time do Chelsea no FM foram comprados por valores mais altos que os meias e atacantes, com a exceção de Mario Gotze!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.