quinta-feira, 20 de junho de 2013

Resenha: Seleção 2 x 0 México



Amigos, a verdade precisa ser dita: vencemos o jogo contra o México já no Hino Nacional. Quando, seguindo os padrões da FIFA, a execução dos acordes foi interrompida bruscamente, os 60 mil presentes no Castelão continuaram cantando à capela, até o fim da primeira parte. E aí, meus caros, os atletas mexicanos começaram a tremer da cabeça às chuteiras. Ali, eles perceberam que enfrentariam não onze, mas milhões. E vencer um jogo de futebol contra milhões de brasileiros é tarefa que beira o impossível.

(Aproveito para pedir que todos os nossos estádios sigam o exemplo do Castelão: cantemos o Hino Nacional sempre até o fim da primeira parte! Ignoremos a estupidez e a arrogância da FIFA, que quer determinar até mesmo quanto tempo deve durar um Hino Nacional.)

Repito: a vitória da Seleção Brasileira por 2 a 0 foi consequência do Hino Nacional cantado espetacularmente pelo Castelão. Quando atiramos nossos versos na cara, no corpo e na alma dos mexicanos, garantimos o triunfo antes mesmo do apito inicial do senhor Webb. O que se seguiu nos noventa minutos, incluindo os dois gols, foi mera formalidade. A vitória brasileira já era uma realidade consumada.

Mas vale dizer que Neymar deu um show particular. No comecinho do primeiro tempo, marcou o gol com um belíssimo chute de primeira, autêntica acrobacia de circo, na bola que a defesa adversária tentara afastar. No finalzinho do segundo tempo, driblou dois joões mexicanos como quem espanta duas mosquinhas incômodas, e deu o gol para . E, nos oitenta minutos entre um lance e outro, Neymar mostrou o cracaço que é, levando os adversários à loucura com seus dribles, seus passes, sua insolência e seu instinto. Sim, quando está em campo, Neymar é insolente, atrevido, abusado. E é dono de um absurdo instinto, um sexto sentido que o faz prever o que acontecerá nos instantes seguintes, com uma clarividência de Profeta.

Neymar é exatamente o que a Seleção precisa, exatamente o que faltou em 2010. Tem só 21 anos, mas não abaixa a cabeça para adversário nenhum. Ponham-no frente à frente com os craques da moda, e ele olhará para todos de cima para baixo, pois sabe que é melhor que todos eles. Neymar não se inferiorizará diante de ninguém. Perto dele, até mesmo os grandes jogadores das outras Seleções parecem pernas-de-pau do Aterro. E é por isso que ele vencerá a Copa para nós, para depois ser carregado em triunfo nos braços do povo.

Feliz e abençoado é o povo que tem um Hino Nacional como o nosso, e um craque como Neymar.

PCFilho

2 comentários:

  1. Campanha: "NEYMAR, TOCA A BOLA PRO FRED!"

    ResponderExcluir
  2. Ele tentou, Big. Não to vendo essa "implicância" dos jogadores com o Fred, que muitos tricolores estão enxergando.

    Daqui a pouco, sai o gol dele, e todo mundo fica feliz. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.