quarta-feira, 26 de junho de 2013

Resenha: Seleção 2 x 1 Uruguai

Paulinho e Fred, os autores dos gols do Brasil.
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra.

Amigos, os uruguaios fizeram o jogo que fazem desde sempre: provocaram desde a véspera, falaram muito, desceram o sarrafo. Mas para vencer a Seleção Brasileira, isso não basta. Somos, desde 1958, o melhor escrete do mundo. Não será com botinadas, pontapés e provocações gratuitas que nos vencerão.

Vocês viram o espetáculo do Hino Nacional? A FIFA arrogantemente interrompe a execução, e o povo ignora, continuando à capela, até o fim da primeira parte. Impossível não se arrepiar. Dali em diante, a Seleção não joga com apenas onze. Somos milhões, a disputar cada dividida, a chutar cada bola.

Quando o árbitro chileno marcou o pênalti para o Uruguai, eles comemoraram como se o gol já tivesse acontecido. Antes da cobrança, amigos, Diego Forlán chegou a rir. Ali, quando vi aquele sorriso descarado no rosto do uruguaio, tive a certeza de que Júlio César defenderia. Não deu outra, não deu outra: Diego Forlán cobrou, e Júlio César espalmou. A cidadela brasileira estava intacta.

Faltava pouco para acabar o primeiro tempo, quando Paulinho recebeu de Neymar, ajeitou, esperou e, tal qual um Gérson moderno, lançou de volta. Amigos, Paulinho faz um lançamento de trinta metros com a facilidade de uma criança comendo um brigadeiro. Neymar passou como quis pelo provocador Lugano e chutou. Muslera defendeu, mas deu rebote. E onde há um rebote, está Fred, o grande centroavante brasileiro. O gol é o melhor amigo de Fred, e Fred é o melhor amigo do gol. Brasil 1, Uruguai 0.

No início do segundo tempo, após um incrível bate-rebate na área, a bola sobrou para Cavani, que empatou para os uruguaios. E eles então voltaram a catimbar. Mas a Seleção não caiu nas provocações, seguiu jogando futebol. A cada vez que recebia a bola, Neymar levava um pontapé, caía, e os cínicos uruguaios reclamavam de uma suposta simulação. O grande craque brasileiro, entretanto, não perdia a cabeça, e devolvia as botinadas com irônicos beijinhos, levando os uruguaios à loucura.

Quando a prorrogação já parecia inevitável, aconteceu o grande lance. Neymar cobrou o escanteio, e Paulinho cabeceou para balançar as redes do Mineirão. Brasil 2, Uruguai 1. O volante do Corinthians prova que é mesmo um craque inconfundível: protege a defesa e ajuda o ataque. O time que tem Paulinho possui uma vantagem considerável, pois na verdade joga com doze.

A Seleção Brasileira está na final da Copa das Confederações, e voltará ao Maracanã no domingo, para enfrentar a Espanha ou a Itália. Será um grande duelo, sem dúvidas, seja qual for o adversário. Mas aqui, em sua casa, incentivada por seu povo, a Seleção há de triunfar, não tenho dúvidas disso. E então desceremos as rampas sagradas, cobertos de glória, gritando "é campeão!", como fizemos na Copa América de 1989, como faremos na Copa do Mundo de 2014. E ai dos que tentarem nos impedir!

PCFilho

Foto: Alexandre Battibugli.

5 comentários:

  1. Fredão não perdoa!

    Esse Luiz Gustavo é muito bom jogador!

    Felipão deu uma senhora abelada no final, tirar Neymar pra botar o Dante foi dose! Se tomássemos o gol nos 3 minutos finais, ia ser pressão total do Uruguai na prorrogação...

    Felizmente, deu tudo certo.

    Legal ver a seleção jogando com raça!

    ResponderExcluir
  2. Essa troca de Neymar por Dante no finalzinho foi bem louca mesmo. Se o Uruguai empatasse, estaríamos muito encrencados...

    ResponderExcluir
  3. Estarei lá! Estou louco pra ver esse espetáculo! E ainda será meu primeiro jogo no novo Maracanã!!!!

    ResponderExcluir
  4. Felipe, independentemente de ser a Espanha ou a Itália, será um espetáculo.

    Eu não consegui ingresso pra final. :(

    ResponderExcluir
  5. Frederico como sempre, se tivéssemos Frederico de titular na Copa América, ela seria nossa.

    É como eu sempre digo, quem tem Fred não morre pagão!

    PS: Paulinho é tipo o Sóbis da seleção, vai ser iluminado assim lá longe.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.