quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Resenha: Tricolor 1 x 0 Goiás

Diego Cavalieri defende pênalti - foto: Paulo Sérgio (LANCE!Press).

Na noite desta quarta-feira, no Maracanã, o Fluminense passou sufoco contra o Goiás, mas venceu por 1 a 0 e encaminhou sua classificação nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jovem Samuel estava mais uma vez no lugar certo, na hora certa, para marcar o tento da vitória tricolor. Foi o décimo-terceiro gol da carreira do menino nos profissionais.

Mas o grande nome do Fluminense nesta noite de quarta-feira foi Diego Cavalieri, a Muralha. Quando Gum cortou com a mão e o árbitro assinalou o pênalti para o Goiás, cada torcedor pó-de-arroz tremeu da cabeça aos pés, temendo pelo pior. O pênalti é o momento mais extraordinário do futebol: os torcedores dos dois times arregalam os olhos, os dos outros times também, os movimentos das placas tectônicas cessam, e até mesmo a rotação e a translação da Terra param. Só existem o cobrador, o goleiro e a bola. Geralmente, é gol. Mas vez por outra o goleiro opera um milagre. Sim, defesas de pênalti são milagres, sem tirar nem pôr - servem até para canonizar seus autores. Castilho pegou meia dúzia de pênaltis e a torcida tricolor passou a chamá-lo de São Castilho. Mais recentemente, Marcos fez o mesmo, e a torcida palmeirense passou a chamá-lo de São Marcos. Walter cobrou e Diego Cavalieri defendeu. Ou por outra, São Diego Cavalieri defendeu. Estava intacta a cidadela tricolor.

No finalzinho do jogo, o Goiás esteve mais uma vez prestes a balançar as redes tricolores (falando nisso, repararam nas redes do Maracanã, novamente no formato de véu de noiva?). Bate-rebate na área, e o gol de empate parecia líquido e matemático, mas lá estava novamente São Diego Cavalieri, a operar mais um de seus milagres. Era a coroação de mais uma atuação nota 10 do melhor goleiro do Brasil e do mundo.

Devemos parabenizar, também, os mais de 20 mil tricolores que, mesmo com todas as dificuldades criadas pelo Fluminense no processo de venda dos ingressos, foram ao Maracanã e fizeram sua parte, apoiando o onze do primeiro ao derradeiro minuto. Que torcida maravilhosa é a do Fluminense, amigos! Que torcida maravilhosa!

Na semana que vem, no Serra Dourada, o Fluminense só precisa empatar, e pode até perder por um gol de diferença, se marcar gol. A viagem para Goiânia terá escala em São Paulo, onde o Fluminense enfrenta o desesperado São Paulo, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Que o Tricolor consiga mais dois bons resultados longe do Rio. Essa torcida merece.

PCFilho

9 comentários:

  1. A rede ainda não está como antes...

    Pra ficar desse jeito, prefiro o modelo europeu da Confederations Cup.

    Samuel sempre decisivo. Fred e Jean só pensam na amarelinha...eu barraria os dois por um jogo! Iam voltar voando.

    Desnecessário esse ferrolho no fim. Mas pelo menos não sofremos gol de contra ataque depois de fazer 1 a 0 (isso é muito irritante!)...

    ResponderExcluir
  2. Esqueci do mais importante:

    Tem CAVA!

    Quando vi o Walter esperando pra bater pensei: "Sifu, gordinho! O Cava não pega um pênalti há um tempão, vai sobrar pra você!"

    ResponderExcluir
  3. Acho que o time foi muito bem, a defesa muito bem postada e tal. Mas no primeiro tempo tivemos o melhor Felipe no ano (ou seja, ele não comprometeu) e um Jean mal, assim o bravo Willian ficou meio isolado na saída de bola. No segundo tempo, Jean voltou melhor e com boas infiltrações, a entrada do Deco no lugar do Felipe também melhorou a produtividade do nosso meio campo. Diguinho também entrou bem na partida.

    Quanto ao Fred, acho que ele precisa de um descanso, como isso não será possível, é importante que tenhamos um time mais participativo e que se movimente melhor no meio para que o Fred não precise voltar tanto para tabela. Para isso, é necessária a saída do Felipe do time e entrada do Wagner (ou a Deco quanto este tive condições plenas de jogo).

    É isso, o Fluminense vem se acertando no 3-5-2 e vamos que vamos, próximo jogo é contra o São Paulo.

    PS: A leiteria do Cavaliere voltou.

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem PC, e o Flu nada jogou e tem eliminatória em Goiânia ainda, sufoco daqueles para vocês tricolores!!!
    Abraço
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  5. PC... Adorei a resenha. Gosto muito do seu estilo de escrever. Parabéns. Meu coração Tricolor anda batendo descompassado com tudo que tem acontecido com nosso clube, mas acredito e apoio, até o fim. ST

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos elogios, Igor e Levita. Que bom que gostaram do texto. :)

    ResponderExcluir
  7. E Deco sofre mais uma lesão...
    Parece que o fim de sua carreira é iminente.

    Tomara que o Conca volte mesmo ano que vem como andam ventilando por aí.

    ResponderExcluir
  8. Deco ainda é um craque. Os poucos passes que ele deu ontem demonstram isso.

    Uma pena, uma pena mesmo, que ele não se aguente mais.

    Sou grato pelas contribuições ao Flu, principalmente nos títulos de 2012. Merece, por elas, uma despedida digna no fim do ano, no Maracanã lotado, contra o Porto ou o Barcelona.

    Tá, contra o Porto. rsrsrs!

    ResponderExcluir
  9. Texto publicado também em: http://www.pontoscorridos.com/blog/?p=1188

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.