domingo, 8 de setembro de 2013

Resenha: Tricolor 1 x 0 Bahia

Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press.

Na volta do Maracanã, já andando nas ruas do Leme, eu e meu irmão escutamos um tricolor embriagado sentenciar: "foi a maravilhosa goleada do Fluminense!". Sim, o aprazível bêbado se referia à magra, suada e sofrida vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.

O melhor é que eu concordo com o sagaz e alcoolizado transeunte: prefiro as goleadas por 1 a 0 às outras mais elásticas, pois goleadas por 1 a 0 não mascaram os problemas do time. Quando se vence por 3 ou 4 gols, tudo parece estar às mil maravilhas, mesmo não estando. Por outro lado, no 1 a 0, as fraquezas do onze ficam expostas, feito janelas sem cortinas.

O Bahia não vinha bem, havia perdido os seus dois últimos jogos no Campeonato. Mesmo assim, dominou o Fluminense no primeiro tempo, em pleno Maracanã (com ótimos 28.000 presentes). A verdade é que o Fluminense não via a cor da bola (aquele laranja tosco), e por muito pouco o Bahia não abriu o placar. Os visitantes tiveram duas ou três chances escancaradas de gol, e desperdiçaram.

No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor. Mesmo assim, era difícil penetrar na defesa baiana. O onze tricolor tocava a bola de um lado para o outro, mas não arranjava um espacinho sequer para invadir. A vitória só veio em um lance de pura malandragem.

Eram transcorridos 20 minutos da etapa final, quando Felipe sofreu falta na intermediária e, espertamente, cobrou o tiro livre na hora, rolando para Rafael Sobis chutar. O goleiro Marcelo Lomba espalmou para frente, e o jovem Biro Biro chegou antes da zaga ao rebote, fuzilando para o gol.

(Cabe deixar claro que o gol não foi irregular: quando um tiro livre é concedido, quem pede a distância dos adversários para a bola é o time que vai cobrar a falta. A cobrança rápida, por mais malandra que seja, está totalmente dentro das regras do jogo.)

Logo após o gol, o garoto Biro Biro levou um cartão amarelo porque foi comemorar com a torcida, subindo aquela escadinha, uma das novidades do Maracanã. Ah, o que estão tentando fazer com o futebol? De onde vem essa recomendação estúpida? Qual é o problema de o jogador ir comemorar um gol com o pobre coitado que juntou suas moedinhas para ir ao estádio? Os árbitros deveriam ignorar certas recomendações imbecis, e se preocupar mais com os sarrafeiros que deixam o espetáculo mais feio, com socos, cotoveladas e pontapés.

Uma goleada por 1 a 0, com um dos gols mais malandros do ano. Eis o resumo perfeito do triunfo tricolor neste sábado, no Maracanã.

PCFilho

10 comentários:

  1. Muito boa a resenha!

    Legal tbm o esclarecimento sobre a regularidade do gol de Biro-Biro. Pode prevenir o aparecimento de malas alvinegros (de Minas ou do Rio) com aquele papo estúpido de CBFlu.

    Tenho que concordar tbm com a insensatez do amarelo pro jogador que vai comemorar com a torcida. Mais uma estupidez do bando de mercenários da FIFA que regula mas não vive o futebol.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, Ramón. :)

    Falando em gols regulares e irregulares, ontem o Grêmio venceu a Portuguesa no finalzinho, graças a um pênalti bastante questionável.

    Me lembrei dos gremistas que ano passado afirmaram que o Campeonato estava comprado para o Fluminense.

    É, o mundo dá voltas...

    ResponderExcluir
  3. Gol irregular, só um imbecil diria isso. Mas é verdade, temos muitos imbecis comentando por aí.

    Sobre comemorar com a torcida e levar amarelo é típico do futebol de hoje. A torcida tem que bater palmas e quem fez o gol se curvar como se acabasse de tocar um piano no Municipal. Babaquice sem tamanho!

    ST (rumo ao título!)rs.

    ResponderExcluir
  4. Sobre comemorar com a torcida e levar amarelo é típico do futebol de hoje. A torcida tem que bater palmas e quem fez o gol se curvar como se acabasse de tocar um piano no Municipal. Babaquice sem tamanho! [2]

    ResponderExcluir
  5. Deveria só ser punido se ele for para torcida rival pois aí sim pode incitar a violência.

    ResponderExcluir
  6. Ah, não curti a interface nova.

    Talvez se clarear o verde possa ficar melhor ou colocar o fundo do texto com um verde mais claro ou branco para melhorar o contraste e facilitar a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Melhorou, mas o quanto mais claro você conseguiu colocar é melhor, mas já ta melhor que antes.

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótimo, PC. Bem ecológico... :P

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Leandro.

    A interface antiga, que nunca havia mudado, não podia ser customizada, o que me causava certos transtornos. Eu já estava para trocar há algum tempo.

    Bom, se alguma coisa estiver incomodando, avisem, como fez o Montanha. Vou adaptando até ficar perfeita. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.