quinta-feira, 17 de outubro de 2013

7 piadas tricolores em 2013


Após o ano miraculoso de 2012, em que o Fluminense teve uma temporada quase perfeita, com os títulos do Campeonato Carioca (com direito a goleada na final) e do Campeonato Brasileiro (com imensa vantagem para os concorrentes), chegou 2013... E deu tudo errado...

Segue abaixo uma seleção com 7 piadas tricolores nessa temporada de horrores.

I) Fred fez mais gols pela Seleção Brasileira que pelo Fluminense na temporada.
Talvez este seja um fato inédito na história do futebol: um centroavante que, em um ano, fez mais gols por sua seleção que por seu clube. Mas é verdade: em 2013, Fred marcou 9 gols pela Seleção Brasileira, e só 8 pelo Fluminense.

II) O Fluminense só venceu um jogo contra outros times grandes do futebol brasileiro
Uma estatística assustadora de 2013: contra seus 11 principais rivais no Brasil, o Fluminense realizou até agora 22 jogos, com 1 vitória, 7 empates e 14 derrotas. A solitária vitória foi sobre o Cruzeiro, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

III) Uma curiosa troca de goleiros
O Fluminense vendeu seu goleiro reserva Ricardo Berna - que era o jogador mais antigo do elenco - para o Náutico. Até aí, tudo bem. O problema é, poucos meses depois, contratar Felipe Garcia - terceiro goleiro do mesmo Náutico - para compor seu elenco (!!!).

IV) 0 a 0 é melhor que 2 a 1
Antes do confronto contra o Olimpia, do Paraguai, o treinador Abel Braga deu uma declaração no mínimo curiosa, para justificar a postura cautelosa que o time teria no jogo de ida, em São Januário: "nesse critério do gol fora, 0 a 0 é melhor que 2 a 1" (!!!). Ironicamente, após empatar por 0 a 0 no primeiro jogo e perder por 2 a 1 no segundo, o Fluminense foi eliminado da Copa Libertadores.

V) É o destino
Para a reinauguração do Maracanã, o Fluminense montou um mosaico na arquibancada com o dizer "É o destino", uma provocação ao rival Vasco, adversário daquele dia (que, diga-se, era o aniversário do clube). O Vasco venceu a partida, válida pelo primeiro turno do Brasileirão, por 3 a 1, e nós tivemos que ouvi-los cantarem "É o destino" no fim do jogo. No segundo turno, houve nova vitória vascaína (por 1 a 0), e nova provocação, desta vez no site oficial do clube de São Januário. Se o Fluminense tivesse vencido os dois jogos contra o rival, hoje estaria confortável na tabela do Brasileirão, até sonhando com uma vaguinha na Copa Libertadores. Além disso, o Vasco estaria virtualmente rebaixado.

VI) Sem laterais-esquerdos
O Fluminense tinha contrato com 4 laterais-esquerdos. Porém, em julho, o clube decidiu devolver Monzón ao Lyon, e emprestar João Paulo novamente, desta vez para o Vitória, ficando apenas com Carlinhos e Ronan no elenco. E então, num mesmo jogo, os dois se machucaram. E Vanderlei se viu obrigado a improvisar durante vários jogos. Rafinha, Igor Julião e Bruno já jogaram na posição. Recentemente, o jovem Ailton, de 18 anos, foi chamado às pressas para suprir a carência. E já foi titular contra o Cruzeiro, no Mineirão.

VII) A venda de Wellington Nem
Um dos principais nomes do time nos títulos de 2012, o atacante Wellington Nem foi vendido para o Shakhtar Donetsk, por 9 milhões de euros - valor abaixo da multa rescisória prevista em contrato. Para aumentar nossa indignação, na mesma semana, o mesmo clube ucraniano comprou o volante Fernando, do Grêmio, por 13 milhões de euros, e o meia Fred, do Internacional, por 15 milhões de euros. Ambos tiveram bem menos destaque que Wellington Nem até então. Eis uma prova cabal de como nossos dirigentes são incompetentes na mesa de negociação. E ainda houve a "cereja no bolo": o dinheiro da venda de Wellington Nem foi penhorado por causa de dívidas do Fluminense, e sequer chegou aos combalidos cofres de Laranjeiras.

Espero que esta lista de piadas não aumente nas próximas semanas... porque nós não estamos achando graça nenhuma...

PCFilho

4 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.