terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mau comportamento

Senna shines in the rain (obra de arte de Michael Turner.)
(A Lotus 97T de Ayrton Senna voando na chuva em 1985.)

Você e eu dirigimos do Rio de Janeiro até São Paulo em carros separados. Nós saímos simultaneamente, e você sempre está na minha frente, cuidadosamente respeitando o limite de velocidade, durante toda a viagem. Mesmo assim, eu recebo uma multa por excesso de velocidade. Como isso pôde acontecer?

PCFilho

3 comentários:

  1. PC, não sei se entendi, mas você não disse que estamos à mesma velocidade, certo?
    Logo, eu posso estar sempre à sua frente e você "acelerar" nos lugares errados, onde há limite de velocidade (mas não acelerar tanto a ponto de me ultrapassar).

    Em outras palavras, em alguns momentos, você está mais veloz que eu. Em algum desses momentos, havia um limite de velocidade que foi ultrapassado por você.

    ResponderExcluir
  2. Isso é possivel se o carro da frente mantiver uma velocidade quase constante, com poucas variações. O carro de tras inicialmente anda mais devagar e vai abrindo uma distancia. Depois acelera bem até alcançar o carro da frente, podendo inclusive ultrapassar o limite de velocidade. Quando os dois carros estiverem juntos, a velocidade média terá sido a mesma, mas as velocidades instantaneas não.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, pessoal. O "segredo" está no fato de as velocidades "instantâneas" dos dois carros poderem ser diferentes entre si ao longo do caminho.

    Assim, eu diminuo a velocidade, criando uma distância entre nossos carros. E então quebro o limite de velocidade para alcançar o outro carro novamente.

    Essa foi fácil, né? :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.