quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Quem cobrou primeiro?


Em um certo ano, a decisão do torneio de futebol da Escola Politécnica da UFRJ terminou empatada, e foi para a disputa de pênaltis, em que a Laranja Eletrônica venceu a Roda Dentada por 5 a 3. No ano seguinte, as duas equipes voltaram a decidir o torneio, e empataram de novo. Na disputa de pênaltis, a Laranja Eletrônica novamente venceu, desta vez por 4 a 1.

As regras das duas disputas de pênaltis foram as mesmas adotadas atualmente nos jogos profissionais de futebol. Cada time cobra cinco pênaltis, alternadamente. O time que converter mais cobranças em gol é declarado vencedor. Se houver igualdade, cada time cobra mais um pênalti, até que o placar seja desempatado. A disputa é encerrada assim que uma das equipes tenha uma vantagem que não pode ser tirada pela outra.

Com apenas estas informações, é possível determinar qual dos times cobrou o primeiro pênalti, em cada uma das duas disputas?

PCFilho

4 comentários:

  1. em ambos os casos a equipe vencedora começou iniciou a disputa.
    na primeira ocasião, isso é demonstrável porque foi a única equipe a bater todos os penaltis.
    na segunda ocasião, se a equipe perdedora tivesse iniciado a disputa, esta se estenderia até a sua quinta cobrança, porém o placar não seria não elástico, e sim estaria em 2a1 para a outra equipe.

    ResponderExcluir
  2. Unknown, você acertou.

    Nas duas disputas, a Laranja Eletrônica (vencedora de ambas) cobrou os primeiros pênaltis.

    Só é possível vencer uma disputa por 5 x 3 ou 4 x 1 cobrando o primeiro pênalti.

    O único jeito de o placar final de uma disputa ser 5 x 3 é o placar estar 4 x 3 para o time que começou, faltando um pênalti para cada lado. O time que começou acerta a sua quinta cobrança, faz 5 x 3, e a disputa é encerrada, por só haver 1 pênalti a ser cobrado, com uma vantagem de 2 gols.

    Da mesma forma, uma vitória final por 4 a 1 só acontece quando o time que começou está vencendo por 3 a 1 após 3 cobranças para cada lado, e acerta a quarta cobrança, chegando a 4 a 1, com o adversário só tendo direito a mais 2 pênaltis.

    ResponderExcluir
  3. valeu PC. meu nome também é Paulo, só que Henrique.
    estamos juntos na torcida pelo Fluzão.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.