sábado, 19 de outubro de 2013

Resenha: Tricolor 1 x 1 Ponte Preta

Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press.

Antes do jogo desta tarde de sábado no Maracanã, nós tricolores sabíamos que a vitória era fundamental. O Fluminense já vinha de uma sequência de cinco partidas sem vencer, e outro tropeço mergulharia Laranjeiras numa dramática crise, justo agora que entramos na reta final do Campeonato Brasileiro.

E então milhares de tricolores saíram de suas casas e da praia (convenhamos, a ensolarada tarde carioca era um convite para ficar na praia). Rumamos para o Maracanã, uma multidão apaixonada, a fim de apoiar um time que não vinha jogando nada. Mas chegamos lá e constatamos que a incompetência do Fluminense não está só dentro de campo: filas quilométricas para a compra dos ingressos, em mais uma evidência do infelizmente tradicional desrespeito ao torcedor. Muitos só entraram no Maracanã com o jogo já em andamento, mesmo tendo chegado ao estádio com grande antecedência. Alguns desistiram e voltaram para a praia. E isto num jogo de baixo apelo, com apenas 20.791 presentes. Será que os dirigentes vão novamente jogar a culpa do problema nas suas vítimas (os torcedores), como fizeram há alguns meses?

Em campo, vimos um Fluminense nervoso, ansioso, como tem sido nas últimas semanas. No primeiro tempo, o onze tricolor dominou o jogo, com mais posse de bola, mais finalizações e mais chances criadas. No entanto, os nervos fora do lugar atrapalhavam o último passe e os chutes a gol, que saíam tortos. O placar não saiu do zero a zero.

No intervalo, Vanderlei Luxemburgo tirou Eduardo - o único meia armador do time - e colocou Igor Julião, lateral-direito, jogando na lateral esquerda, com Rafinha deslocado para o meio. A invencionice não deu certo: o Fluminense continuou sem poder de fogo, sem conseguir furar a retranca dos visitantes. Entre os 20 e os 30 do segundo tempo, Vanderlei tirou Bruno e Gum, colocando Marcos Júnior e Fábio Braga, e aí eu desisti de vez de tentar entender qual esquema tático estava sendo utilizado, se é que havia algum.

A Ponte Preta melhorou no jogo, começou a criar chance atrás de chance, oportunidades de gol aos borbotões, e aos 36 a tragédia se consumou: Rafael Ratão chutou, a bola bateu na trave, na perna de Diego Cavalieri e voltou para as redes. 1 a 0 para eles.

O Fluminense então foi para o tal do abafa. Aos 39 minutos, sabe-se lá como, Fábio Braga apareceu como centroavante, e a defesa da Ponte Preta acabou se atrapalhando e marcando o gol contra. Como o Fluminense não conseguia fazer um golzinho, a defesa adversária resolveu fazer por nós. 1 a 1.

Após mais este show de horrores, o Fluminense alcança a marca de seis partidas sem vitória. Nos últimos 18 pontos disputados, o Tricolor conquistou apenas 3. Ainda não entramos na zona de rebaixamento, e talvez continuemos com a cabeça para fora da água após os outros jogos da rodada.

Mas a verdade precisa ser dita: se não melhorar (muito), o Fluminense será o primeiro campeão brasileiro rebaixado no ano seguinte ao título.

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 7,5
Bruno - 4,0
(Marcos Júnior) - 5,0
Gum - 4,0
(Fábio Braga) - 7,0
Leandro Euzébio - 4,0
Rafinha - 5,0
Edinho - 6,0
Jean - 4,0
Diguinho - 5,0
Eduardo - 6,0
(Igor Julião) - 5,0
Biro Biro - 4,0
Samuel - 4,0
Vanderlei Luxemburgo - 3,0

11 comentários:

  1. Não podemos colocar na conta dos garotos. Esse resultado horrível vai na conta do Felipe (expulso bobamente no jogo anterior), do Luxemburgo (que sempre escala mal e dessa vez ainda trocou mal no intervalo) e, principalmente, no péssimo planejamento do ano! Como você disse, temos que melhorar MUITO!!!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Cansei de ver Luxemburgo começar todo jogo com 3 cabeças de área. O time precisando desesperadamente de resultados e o cara continua com essa estupidez.

    Jean - pífio, ridículo. Volta pro mundo real! Esquece a seleção!

    Nesse jogo, entre os titulares, só salvo o Cavalieri.

    Mantido esse futebolzinho, não chegamos a 42 pontos...já passou da hora de acordar.

    ResponderExcluir
  3. Alguém tinha que vir a público explicar sobre o "planejamento" deste ano.

    MUITA COISA tinha que dar errado para chegar neste ponto que chegou.

    Por outro lado, certas figuras operaram o nosso time fora de campo, com o clube demonstrando IMENSA fraqueza nos bastidores a nível estadual, nacional e federal, esportivo e político, incluindo os 3 poderes da república (vide o que o SCCP da cúpula do PT recebeu fora de campo nestes anos todos).

    ResponderExcluir
  4. Caro PC,

    Existe a possibilidade da diretoria diminuir ainda mais o preço do ingresso, vi em algum lugar q tá no contrato o preço mínimo de 20 pratas, vc sabe alguma coisa?

    Em relação ao time, sentiu muito as ausências de Sóbis e Wagner, a escalação de 3 volantes foi uma aberração, Julião mostrou ser mais efetivo q Bruno na direita, mas o gênio coloca o garoto na esquerda, Eduardo é talentoso mas está sentido a pressão, nossa sorte está no fato dos jogos agora serem apenas nos domingos.

    ResponderExcluir
  5. GNC,

    Não tive acesso ao contrato do Fluminense com o Maracanã, mas o que saiu na imprensa é que o Flu é livre para determinar o preço que quiser para as "suas" 43 mil entradas.

    E sim, sou favorável agora a um preço "simbólico". O que importa é encher o Maracanã domingo e ganhar "no grito"!

    ResponderExcluir
  6. Concordo, GNC!

    Destaco ainda a ausência de Carlinhos. Se não me engano, essa fase terrível que estamos vivendo teve início com a lesão dele. Infelizmente, pelas palavras do pofexô, Carlinhos não joga mais este ano. Nossa lateral esquerda tá engessada com jogadores destros improvisados ali.

    Tá difícil!

    ResponderExcluir
  7. O time está jogando cada vez pior e o Luxemburgo perdendo o controle nas escalações e substituições. Pela situação atual, acho que, se o Flu se salvar, será por incompetência dos demais rebaixados.

    Se o Flu não conseguir vencer o Vitória, eu tiraria o Luxemburgo e contrataria com um compromisso de curta duração um daqueles técnicos que consegue trazer resultados rápidos aos times, como o Celso Roth. Se as coisas não mudarem, o Flu ficará muito a mercê da sorte.

    ResponderExcluir
  8. Concordo, Pedro. Se o Flu não vencer o Vitória, nossa situação passa de ruim para apavorante, e a manutenção de Vanderlei seria insustentável.

    Tudo que eu quero é que o Fluminense alcance logo os 46 pontos e esteja livre do rebaixamento, para esse ano terrível terminar logo.

    ResponderExcluir
  9. O Luxa já devia ter caído e o Hugo de León assumido por um jogo para colocar o nosso goleiro reserva Húngaro no lugar do Cavaliere no intervalo de um jogo só para melhorar a comunicação com a defesa.

    :P

    ResponderExcluir
  10. Big,

    Ou então o Sergio Cosme rsrs. Aliás, vai ser a cara do Fluminense se o Deley conseguir se eleger Presidente.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.