domingo, 24 de novembro de 2013

Resenha: Santos 1 x 0 Tricolor

Foto: Photocamera.

Antes do jogo Santos x Fluminense, no Prudentão, os jogadores se sentaram no gramado, em protesto do chamado Bom Senso FC. Até aí, tudo bem. Mas, depois do apito inicial, os jogadores do Fluminense bem que poderiam ter largado a preguiça de lado. Foram noventa minutos tão apáticos que talvez fosse melhor que os atletas tivessem permanecido sentados.

Numa atuação pavorosa, o Fluminense é que parecia ser o time de férias. O onze tricolor foi mero espectador do jogo do Santos. Era o Santos que tentava as jogadas, era o Santos que chutava a gol, era o Santos que entrava com tudo nas divididas. E o Fluminense nada.

O gol do Santos saiu em jogada do nosso velho conhecido Arouca, finalizada por Thiago Ribeiro, aos 19 do segundo tempo. Era um lance inevitável: mais cedo ou mais tarde, a bola acabaria entrando. Um time que faz o jogo que o Fluminense fez não pode esperar outro resultado que não a derrota.

Com o triste resultado, o tenebroso fantasma do descenso volta a assombrar a rua Álvaro Chaves. Daqui a duas semanas, o Fluminense pode viver o incrível vexame de ser o primeiro campeão brasileiro rebaixado no ano em que defende o título.

No sábado 30, no Maracanã, enfrentaremos o Atlético Mineiro de Cuca, time que se prepara para o Mundial e vive excelente momento técnico. À diretoria, faço um apelo desde já: coloquem os ingressos mais baratos ainda que os dos últimos jogos. À torcida maravilhosa, faço a convocação: vamos ao Maracanã. A vitória terá que sair no nosso grito, como foi contra o São Paulo.

Aos atletas, repito o pedido da última resenha: joguem por nós, como jogamos por vocês.

PCFilho

Notas do onze:
7.0 Diego Cavalieri
3.0 Igor Julião
2.5 Anderson
4.0 Leandro Euzébio
5.5 Digão
6.0 Edinho
4.0 (Marcelinho)
4.5 Jean
3.5 Wagner
4.5 Rhayner
4.5 Rafael Sobis
4.5 (Biro Biro)
4.0 Samuel
5.0 (Valencia)
4.0 Dorival Jr

9 comentários:

  1. Vi apenas os últimos 20 minutos...não vi o Flu dar um chute a gol sequer.

    Espero que o Dorival não insista no Rhayner. Tudo o que o Fluminense não precisa é de afobação.

    ResponderExcluir
  2. Vi noventa minutos, e se vi o Flu dar dois chutes a gol, foi muito...

    ResponderExcluir
  3. Atuação medíocre! Confesso que desanimei. Um time sem raça. Temos, sim, um time pronto para cair para a série C no ano que vem. Um bando!

    ST(ristes)

    ResponderExcluir
  4. O problema é que sem Carlinhos ficamos muito dependentes das atuações do Jean, ainda mais quando colocam o Samuel de centro-avante e o Sobis de ponta sem condições físicas ideias. Claramente, o Raro é segundo atacante e não centro-avante, colocar ele no meio deixa o jogo muito careta. Quanto ao Sóbis, muito melhor manter ele perto do gol e centralizado como referência.

    Com este time engessado, outro que cai de produção é o Wagner (que precisa de movimentação para jogar).

    Basicamente estamos pagando um preço dum planejamento mal feito e que não foi corrigido. As vendas de TN e Nem acabaram com a melhor virtude do time, o empréstimo do Fernando e a devolução do Monzón deixaram nossa lateral esquerda sem cobertura. Além disso, a contratação do Felipe para ser alternativa ao Deco se mostrou muita errada e depois da saída do He-man ficamos sem jogador de área.

    Se cair, os culpados são Peter, Sandrão, Celso Barros e Rodrigo Caetano, nesta ordem.

    Luxemburgo também tem muita culpa nisso aí por ter conseguido piorar o que já estava ruim com suas mudanças a moda bangu.

    ResponderExcluir
  5. Só pra lembrar, Peter disse que uma de suas prioridades é a renovação com o trabalhador do Laranjal, ele mesmo, Rodrigo Caetano.

    Além disso, o "Presidente" disse que quer jogadores desconhecidos com possibilidades de "explodir"...mais Rhayners e Marcelinhos à vista! Junto com mais um ano tecnicamente fraco.

    ResponderExcluir
  6. Só por ter escalado o Anderson nesse jogo já sou contra a permanência do Dorival para o ano que vem independente se o Flu se salvar ou não. Impressionante como, independente do técnico, esse jogador sempre tem oportunidades. Desde o começo do ano venho falando que eu acho que tem gente grande lá no Fluminense com outros interesses no desempenho do Anderson, além do técnico, se é que vocês me entendem.

    Sobre a escala das responsabilidades, eu discordo do Big. Sem dúvida o principal responsável por esse planejamento nefasto é o Rodrigo Caetano. Essa é a sua principal atribuição no Clube e, pelo peso que a sua contratação representou (status e remuneração) ele tem que dar a cara a bater por qualquer erro nessa Área. O Peter, apesar de ser o principal mandatário do Clube e (pelo menos em tese) deter a palavra final nos assuntos, o contratou justamente para que pudesse delegar essa função a um nome de peso e poder focar em outras prioridades. Como mandatário e responsável por trazer aquele aspone ao Fluminense, o Peter tem a sua parcela de responsabilidade, mas não a principal. Não quero fazer apologia ao Peter, pois entendo que houveram vários outros erros nessa gestão em que ele é o principal responsável, mas não no caso do planejamento do elenco.

    Também não coloco o Celso Barros nessa relação porque apesar de ter claramente fechado a torneira esse ano, o Fluminense não pode nunca ficar refém de um patrocinador, precisa aprender a caminhar com as próprias pernas. Depois do Rodrigo Caetano, o principal responsável por essa situação foi o Abel, que participou ativamente do planejamento que, mesmo antes da venda do Nem e o TN (que, aliás, nunca agregou muito ao time), não foi capaz de antever as carências que o elenco campeão em 2012 já tinha e que foram intensificadas com a saída destes dois jogadores.

    Para o próximo jogo, apesar de o Atlético Mineiro já estar focado no Mundial, não podemos esquecer que alguns jogadores e a Diretoria provavelmente ainda se ressentem pela forma como (entendem que) perderam o título para o Fluminense no ano passado e isso pode servir como fator motivacional.

    ResponderExcluir
  7. Estamos usando a política do bom e barato que nos colocaram na série c em 1998.

    ResponderExcluir
  8. TN foi um dos principais jogadores do Flu no ano passado, foi fundamental na conquista do Tetra, o trabalho tático dele foi impressionante, além das belas diagonais pro Nem.

    Enfim, colocar a culpa do RC e no Abel é mole, ambos são só executores e não tinham como fazer limonada sem limão.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.