segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vada a bordo, torcida!

carta aberta à torcida do Fluminense
(por Mario Vitor Rodrigues)



Aconteceu em 13 de janeiro de 2012. Um transatlântico de nome Costa Concordia naufragou na região da Toscana, após chocar-se com rochas próximas à ilha de Giglio. Mais de 32 pessoas morreram na tragédia, porém o que de fato encimou os jornais, naqueles dias, foi a absurda postura do então Comandante Francesco Schettino.

Evidências de que estava com uma mulher na ponte de comando no momento da colisão, e de ter mentido ao colocar-se no interior do navio quando na verdade fugia de bote, até hoje só retumbam menos que o "vada a bordo, cazzo!", vociferado em conversa telefônica por Gregorio De Falco, Comandante da Capitania, ao covarde Schettino.

Vada a bordo, para os pouco entendidos na mais bela das línguas, significa, literalmente, "suba a bordo". Na prática, De Falco dizia ao fujão comandante para voltar ao navio. Quanto ao cazzo, isto mesmo, aquele ponto de exclamação universalmente consagrado.

Peter Siemsen, atual Presidente do Fluminense, não merece ser totalmente comparado a Schettino, e de todo modo esta carta não tem como destinatário qualquer Comandante, covarde ou não.

Interessado pelos rumos políticos do clube desde que compreendi o quanto fora de campo decidem-se as disputas dentro do dito cujo, pelo abismo nos resultados esportivos entre clubes mal e bem estruturados, devo dizer que Peter nunca me enganou.

E, cá para nós, seria injusto afirmar que pensou em enganar alguém.

Desde antes do pleito que o levou ao topo do poder tricolor, o atual Presidente do Fluminense declarou, para quem quisesse ouvir, sobre seu comprometimento com a Unimed. Ora, ora, qualquer um, digo, qualquer candidato que escancara orgulhosamente o desejo de manter estreitos os laços com Celso Barros, no fundo está antecipando a pasmaceira, institucionalizando a mesmice, endossando a contínua prostituição do clube que pretende presidir.

Além disso, mesmo que não tivesse alardeado suas vazias pretensões, Peter não me parece ser daqueles sujeitos firmes, destemidos, interessados em comprar uma boa briga, com coragem para enfiar as mãos nas entranhas da latrina e determinar as mudanças necessárias, por traumáticas e difíceis que estas possam ser ou parecer.

Peter nunca me enganou, disse acima, e não será agora que conseguirá.

Antes de me dirigir àqueles que de fato interessam, preciso abrir um parênteses: Deley nunca me enganou, e não será agora que conseguirá.

A diferença entre a patota que apoia Deley, outrora aliada de Peter, e aquela hoje na situação, é rigorosamente nenhuma.

Sinto muito, mas é isto que acontece quando você assume um mandato, fica três anos no poder e fundamentalmente não promove qualquer transformação relevante.

Se, antes da eleição, Peter Siemsen era um óbvio produto de marketing, uma pérola que reluzia aos olhos dos incautos perante o bolor político tão característico em Álvaro Chaves, hoje em dia nem palha de aço dá jeito.

Não, não me emociona o "tapa" condominial pelo qual passou o Clube. Este merece ressalvas e de todo modo é muito pouco. 

Na verdade inexistiu o incremento estrutural esperado - CT foi promessa de campanha -, o futebol jamais viu-se tão abandonado nas mãos de Celso Barros, jogadores foram vendidos desnecessariamente, fora de hora e sem reposições à altura, silenciosamente aceitou-se uma acachapante preferência da Adidas pelo Flamengo, o contrato com o Maracanã traduz o pensamento pequeno de quem contenta-se com pouco, Xerém prossegue vivendo de uma imagem calcada no ufanismo de alguns e por aí vai. A lista é grande, mas não posso deixar de citar, além da subserviência ao dito patrocinador, outro crasso erro de gestão na era Peter Siemsen: abarrotar o Fluminense com uma garotada despreparada, que jamais teria condição de assumir cargos de ponta em empresas de altíssimo nível.

Assim, dizia, a diferença entre Deley e Peter é nula. Ambos engalfinham-se para ver quem será a dadivosa consorte de Celso Barros. Um já é. O outro quer ser.

Esta carta, vamos a ela, tem como destinatários os verdadeiros torcedores do Fluminense, não seus cafetões ou quem se locupleta dele.

Meu recado é para quem até teme, mas sabe ser inevitável - e já demorado - o momento da transformação.

Ignoro aqueles apenas focados na ciranda do poder fajuto, os vários grupos políticos que a cada dois meses mudam de lado, que hoje criticam, mas amanhã estarão felizes e sorridentes aninhados no colo de quem der as cartas.

Tampouco estou interessado nos torcedores esquecidos de sua paixão, que hoje vão ao estádio mais preocupados em interpretar um papel, a gritar com objetivos outros que não o de apoiar o time, que vaiam ou aplaudem por doutrina, jamais com o coração. Mil vezes uma vaia honesta aos apupos orquestrados, digo eu, mil vezes.

Não, meu foco são os torcedores do Fluminense corajosos, que não preferem o atalho.

Digo a vocês, com enorme pesar, que o futuro do Tricolor é tétrico. Não consigo enxergá-lo. Nada que não possa ser modificado, obviamente, mas não será agora, não será tão cedo.

Prevejo mais três anos de um autêntico movimento ioiô dentro de campo, três longuíssimos anos reféns da quantidade de bufunfa ministrada pelo mecenas, para então podermos sonhar, até mesmo conquistar títulos esporádicos que nos convençam do quanto somos falsamente enormes.

A obscura montanha de dinheiro será capaz de criar uma já conhecida pujança biônica, porém jamais de fincar as bases para um clube realmente forte e perenemente saudável no âmbito gerencial.

E de vez em quando, claro, nem mesmo a dinheirama será capaz de vencer a cretinice, o despreparo e a incompetência. Como aliás acontece agora.

Rebaixamento? Como sempre, pois é movimento involuntário, torcerei loucamente para que o pior não aconteça dentro de campo, mas sei que fora dele a desgraça já está consumada.

Não, o pior não é cair. O pior é constatar que a cada dois anos, em média, você briga para não cair. A frequência não deixa dúvidas: algo está errado. Peter, Deley, Horcades, Fischel, todos são assustadoramente medíocres e não seriam melhores presidentes se dirigissem o Real Madrid ou o Barcelona.

O problema é outro.

O problema, o câncer que nos consome, é nossa total e absoluta pasmaceira. O auto-convencimento de que não somos, nem seremos capazes de sobreviver e ter sucesso sem o farto dinheiro caprichoso de um mimado malfeitor.

A verdade é outra. A realidade é que o trabalho pode e algum dia deverá ser realizado, sob pena de um apequenamento irreversível.

Eu, particularmente, trocaria todos (repito, todos) os títulos conquistados nos últimos anos por uma década (sim, dez) sem gritar "campeão!", com o compromisso de que ao final deste período tivesse o Fluminense uma arena própria, o melhor CT do Brasil, um clube gerenciado fora das Laranjeiras e o atual modelo político implodido via mudanças estatutárias. O sucesso dentro de campo viria naturalmente. Naturalmente, podem acreditar.

Se vislumbro este cenário? Não. Nem de longe. Pelo contrário, a renovação política no Fluminense só me faz acreditar que o buraco não tem fim.

Hoje em dia não existe um único nome no Clube que me faça sonhar, mas sobram pulhas grotescos, janotinhas deslumbrados e uma gentalha derrotada na alma, que encara o Flu como uma velha revista pornográfica necessária para seu desafogo.

Qual é a saída? Não sei.

Talvez, ter a real noção do abismo seja um bom início.

Mas seria bom se os interessados em torcer para um Flu verdadeiramente grande começassem a se coçar.

Alguém?

Um comentário:

  1. PC boa noite, ao ler sua postagem me lembrei de uma das primeiras vezes que escrevi no LanceActivo, descrevia o meu sonho de ver o nosso clube com estádio próprio, estrutura profissional, arena poliesportivo/cultural nas laranjeiras, milhares de sócios-torcedores, etc...

    nos comentários que recebi todos tratavam a postagem como utópica, daí passei a conhecer um pouco mais do Fluminense, no fundo todos sabem que é o que você descreve mas a hipocrisia fala mais alto. oremos por melhores dias...ST.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.