domingo, 23 de fevereiro de 2014

Descanse em paz, Mario Travaglini

Mario Travaglini.
30/04/1932 - 20/02/2014.

Na última quinta-feira, 20, faleceu, aos 81 anos, um dos treinadores mais importantes da história do futebol brasileiro, o multicampeão Mario Travaglini.

Mario Travaglini conquistou títulos importantes por quatro grandes clubes brasileiros. No Palmeiras, foi campeão do Paulistão de 1966 e da Taça Brasil de 1967. No Vasco, levantou o Campeonato Brasileiro de 1974. No Fluminense, comandou a famosa Máquina Tricolor nas conquistas do Torneio de Paris e do Campeonato Carioca de 1976. No Corinthians, foi campeão paulista em 1982.

Ele foi um dos introdutores da filosofia do futebol moderno no Brasil, na década de 70, conseguindo aliar com sucesso a versatilidade dos esquemas táticos europeus ao talento dos jogadores brasileiros. Na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, Mario Travaglini foi supervisor técnico da Seleção Brasileira, sob o comando técnico de Cláudio Coutinho. Mario Travaglini foi treinador também de Sport Recife, Portuguesa, São Paulo, Ferroviária, Vitória e São Bento.

No Fluminense, a passagem de Mario Travaglini foi entre junho de 1976 e maio de 1977. Foram ao todo 63 partidas sob seu comando técnico, com 36 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Além das conquistas do Campeonato Carioca e do Torneio de Paris, o Tricolor teve excelente campanha no Campeonato Brasileiro de 1976, tendo sido eliminado de forma dramática na semifinal, em um dia de temporal no Rio de Janeiro, na disputa de pênaltis.

Os amantes do futebol brasileiro agradecem por suas imensas colaborações para nosso esporte. Descanse em paz, Mario Travaglini.

PCFilho

2 comentários:

  1. "Foi uma vida inteira dedicada aos esportes, ao estudo do futebol, ao melhor rendimento, melhor relacionamento. Foi um dos grandes treinadores com quem trabalhei, senão o maior. Estou muito triste, mas considerando-se a situação em que ele estava, a gente acaba aceitando pelo sofrimento. Era uma pessoa dinâmica, ativa. Descansou."

    (Wladimir, ex-lateral do Corinthians)

    ResponderExcluir
  2. "Que perda. Seu Mario era um excelente profissional, uma boa pessoa, um irmão, que ajudava muito a gente. Nunca vi na vida um técnico ganhar faixa de torcida e seu Mário ganhou do Vasco no Maracanã, dizendo que era 'nosso rei' ou coisa assim. Que momento triste, o cara falava a língua do boleiro, coisa importante para nós na época, levava a gente numa boa, fará falta."

    (César Maluco, ex-jogador do Palmeiras)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.