segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Parabéns, Santa Cruz!

E eu não paro... Não paro, não...
Sou Santa Cruz, sou tricolor de coração!!!

Recife, três de fevereiro de 1914. Onze garotos jogavam bola no pátio da Igreja de Santa Cruz, e resolvem fundar um clube de futebol. Nascia ali uma das maiores instituições do futebol brasileiro.

O Santa Cruz foi o primeiro clube nordestino a fazer bonito num Campeonato Brasileiro. Foi em 1975, quando deixou para trás Flamengo, São Paulo e Grêmio, e chegou à semifinal. Aquela derrota para o Cruzeiro, no Arruda, não foi justa. O Santa Cruz tinha feito, ao lado da Máquina Tricolor do Fluminense, a melhor campanha da fase anterior, e merecia mais. A taça não veio, mas o Santinha merecia ser campeão.

Em 1999 e 2005, o Santa Cruz foi vice-campeão da Série B do Brasileirão. Apenas em 2013, finalmente, o Arruda lotado pôde comemorar um campeonato nacional: vencendo o Sampaio Corrêa, o Santa Cruz sagrou-se campeão brasileiro da Série C. A taça nacional se juntou aos 27 Campeonatos Pernambucanos do Santinha.

São muitos troféus, mas ainda é pouco. Tenho em mim a certeza de que o Santa Cruz nasceu para glórias maiores. Aquele clube que perecia na Série D, e mesmo assim atraía 60 mil fanáticos ao seu estádio, está destinado a ser um gigante.

Hoje, o ato daqueles onze meninos completa 100 anos. Mas o que é um século, para quem tem toda a eternidade pela frente?

Parabéns, Santa Cruz!

PCFilho

3 comentários:

  1. Um especial sobre o Santa:

    http://www.pe.superesportes.com.br/especiais/santa-cruz-100-anos/capa_santa100anos/

    ResponderExcluir
  2. PC
    Depois da BR75 as finais de BRbutão (reproduzia a Tabela completa) sempre terminavam em FFC x Cobra Coral, na antepenúltima rodada do BR13 já tinha combinado de ir aos jogos com um amigo que é Santa, mas a praia do pinto não deixou...

    ST

    ResponderExcluir
  3. Henrique, eu ainda quero assistir a um jogo do Santa Cruz no Arruda lotado, e já tinha pensado nisso: se o Flu tivesse sido rebaixado, eu certamente iria aos dois jogos, no Rio e no Recife.

    Mas o Flu não foi rebaixado, graças ao Flamengo, nosso clube co-irmão. E tem tricolor que odeia o Flamengo... como pode? rsrs.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.