sábado, 29 de março de 2014

23/07/1987 - Fluminense 2 x 0 Vasco


Vídeo: portal globoesporte.com.

Ficha Técnica
23/07/1987 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
Motivo: Campeonato Carioca de 1987 - Terceiro Turno - 2ª rodada.
Público: 35.896 pagantes.
Renda: Cz$ 3.286.660,00.
Árbitro: Aloísio Viug (RJ).
Vasco: Acácio; Paulo Roberto, Donato, Moroni e Mazinho; Henrique (Vivinho), Luís Carlos (Geovani) e Tita; Mauricinho, Roberto e Romário. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Fluminense: Paulo Victor; Aldo, Vica, Ricardo Gomes e Carlinhos (Alexandre Torres); Jandir, Leomir e João Santos (Pau­linho Andreolli); Romerito, Washington e Zé Maria. Técnico: Carbone.
Gols: Washington, aos 18' do 1º tempo (0 x 1), e aos 31' do 2º tempo (0 x 2).
Cartões amarelos: Aldo e Leomir.

O craque do jogo, claro, foi o autor dos dois gols do Fluminense: o centroavante Washington César Santos, nascido em Valença, na Bahia, no dia 3 de janeiro de 1960.

O segundo gol é, sem dúvida, um dos mais bonitos da história do Maracanã. Na jogada, em que dribla o grande goleiro Acácio duas vezes, Washington aliou raça inexcedível a técnica apurada, características do atacante que formava o "Casal 20" com Assis, o Carrasco. Washington é um dos maiores centroavantes da história tricolor (é até hoje o oitavo maior artilheiro do clube em todos os tempos).

O Vasco foi o campeão carioca de 1987, mas não conseguiu vencer o Fluminense. Na Taça Guanabara, vitória tricolor por 3 a 0. Na Taça Rio, empate em 0 a 0. E no Terceiro Turno, vitória tricolor por 2 a 0.

PCFilho

Posts relacionados:
- Golaço do dia #21 - Washington.
- História - Fluminense x Vasco.

10 comentários:

  1. Pelé assinaria em baixo desse gol.
    Na minha memória, achava q esse gol fosse do brasileiro de 88. Do jogo q eliminamos o Vasco nas 4as de final, na prorrogação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Rafael,

    no jogo do Brasileiro de 1988 Washington também fez um golaço em Acácio, mas foi por cobertura, o segundo da prorrogação, terceiro do Flu na partida, realizada em 01/02/1989.

    Já fiz um post sobre esse jogo também: Recordar é Viver - Fluminense 3, Vasco 2.

    Percebe-se que Washington era um centroavante de muitos golaços. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse jogo da geral.

    Na geral nessa época, era comum as duas torcidas antes do início do jogo, ficarem em frente ao túnel do trio de arbitragem, para que quando entrassem, fosse, xingados de tudo o que era palavrão real e imaginário:-)

    Quando começava o jogo, a maioria da torcida de cada clube ia pra trás do gol adversário.

    Nessa época, havia de tudo na geral, antes da fase dos arrastões.Havia um negão rubro-negro de voz muito grossa e muito alta, tinha seus 40 anos mais ou menos, que ia aos jogos e ficava sempre atrás do gol do framengu, e passava o jogo todo dando "instruções" à defesa e ao goleiro Cantarelli:-)

    Num Fluminense x Bangu em 1985, um tricolor com raiva, mandou a sandália havaiana em cima do bandeirinha, e depois passou o jogo todo pedindo ao bandeirinha pra por favor devolver a sandália, que ele só tinha aquela:-)

    Outro jogou o radinho de pilha no chão de raiva, e depois ficou catando as peças pra tentar montar o aparelho...montou e o raio do rádio voltou a funcionar, incrível:-)

    Da geral, voce via o jogo tipo o Canal 100, rente ao gramado e às vezes nem via o que acontecia no gol do outro lado...mas era muito legal, quando não estava cheia.
    Geral cheia, nunca fui.

    Mas a vida dá voltas, e um cara cheio de saúde e disposição igual a Washington tá hoje numa cadeira de rodas...o melhor gol dele, na minha opinião foi contra o Coritiba no maracanã, em 1984, nos 5 x 0 pro Fluzão:-)

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, nada supera esse gol de 1987 contra o Vasco. É provavelmente o gol mais bonito da história do Maracanã, para o meu gosto.

    Agora, o Washington tem um gol de bicicleta contra o Flamengo no Estadual de 1985 que eu vou te contar... Pintura digna do Louvre!!! rsrs.

    No meu post antigo Craque Washington, há um vídeo com 6 golaços dele, incluindo essa bicicleta que citei. Vale a pena conferir! :)

    ResponderExcluir
  6. Ah, RBN, eu não sou muito adepto de invejar a alegria alheia, mas confesso que tenho uma inveja monumental daqueles fulanos que estavam ali na geral assistindo a esse gol antológico do Washington, e saíram pulando feito criancinhas que acabaram de ganhar um presente de Natal... Sempre que vi esse vídeo, desejei estar ali, no meio daquela eufórica e infantil alegria...

    E agora descubro que você era um deles. :)

    ResponderExcluir
  7. Era dia do meu 25º aniversário PC:-)

    Eu tava ali atrás do gol do Vasco, e já tentei me achar ali.

    Também dali vi uma jogada simplesmente genial do casal 20 contra o Goiás, que não há maneira de achar em vídeo:os dois vieram desde o meio campo fazendo tabelinha com passes pelo alto, e não lembro quem chutou de primeira da entrada da área, mas a bola passou a centímetros do travessão, ia ser o gol mais bonito da história do Maracanã:-)

    ResponderExcluir
  8. A jogada genial foi nos 3 x 0 contra o Goiás em 1984, pois o Flu jogou de branco:-)

    ResponderExcluir
  9. RBN, se um dia eu puder utilizar uma máquina do tempo, vou te encontrar ali e vamos celebrar juntos esse golaço. rsrsrs. :-)

    ResponderExcluir
  10. Creio que foi neste jogo contra o Goiás que caiu uma chuva torrencial, que quando baixou chegou a deixar 3 carros empilhados, um em cima do outro.

    A Avenida Maracanã parecia um rio com fortes correntezas.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.