terça-feira, 1 de abril de 2014

Peter Siemsen renunciará à presidência do Fluminense

Peter Siemsen. Foto: Celso Barros.

Amigos, uma bomba de proporções cataclísmicas está prestes a explodir na Rua Álvaro Chaves: o presidente do Fluminense Peter Siemsen renunciará ao cargo nos próximos dias. Os principais diretores da gestão também devem acompanhar a decisão do mandatário.

Reeleito em novembro do ano passado praticamente por aclamação, Peter Siemsen parecia ter muita moral entre os associados do clube mais tradicional do futebol brasileiro. Entretanto, a crise que o Tricolor atravessa chegou ao time de futebol, não dá pistas de terminar, e o gestor passou a ser questionado até mesmo por seus fieis aliados.

Vale ressaltar que o Fluminense atravessa uma crise financeira sem precedentes na história do clube - estima-se que a dívida total já tenha ultrapassado os 500 milhões de reais, e o orçamento para 2014 prevê um déficit superior a 30 milhões de reais. O discurso de austeridade financeira, promessa das duas campanhas de Peter Siemsen, não saiu do papel. A gastança desenfreada parece não ter limites, com amigos e correligionários políticos do presidente sendo regiamente remunerados, mesmo sem experiência profissional prévia no futebol.

Com os títulos conquistados em 2012, no Campeonato Carioca e no Campeonato Brasileiro, o Tricolor se acomodou, não renovou o elenco, e tem tido desempenho pífio em campo. Nos últimos 16 meses, venceu apenas 3 dos 34 jogos contra outros clubes grandes brasileiros. Em 2013, foi eliminado pelo Olimpia na Copa Libertadores e pelo Goiás na Copa do Brasil. Além disso, cumpriu campanha fraquíssima no Campeonato Brasileiro, só se salvando do rebaixamento graças aos erros primários cometidos por Flamengo e Portuguesa, que escalaram jogadores suspensos na última rodada.

Seguiu-se ao imbróglio do Brasileirão uma grave crise de imagem, com a imprensa e os rivais colocando no clube a injusta pecha de "time do tapetão", e inclusive torcedores sendo agredidos nas ruas. A gestão desta crise foi desastrosa - e até mesmo os aliados políticos de Peter Siemsen admitem que a participação do Tricolor nos julgamentos era desnecessária e só colaborou para aumentar o dano à imagem do Fluminense. "Um tiro no próprio pé", afirma um dirigente que não quis se identificar.

A eliminação para o Vasco (que jogará a segunda divisão do Brasileirão) no Campeonato Carioca de 2014 parece ter sido a gota d'água que faltava para transbordar o copo da crise em Laranjeiras. Há forte pressão interna pela demissão do treinador Renato Gaúcho, o que desagradaria o mecenas Celso Barros, presidente da Unimed-Rio, que é quem manda de fato no futebol do Fluminense.

Pressionado por todos os lados, Peter Siemsen se vê incapaz de contornar a crise, e por isso teria decidido renunciar. Caso toda a cúpula tricolor siga a decisão do mandatário, o presidente do Conselho Deliberativo assumirá o comando do clube e convocará novas eleições em até três meses.

A crise do futebol carioca ainda poderá atingir outro clube em breve: caso o Flamengo seja eliminado da Copa Libertadores ainda na primeira fase, o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello é outro que provavelmente entregará o cargo, como já confidenciou a amigos.

PCFilho

4 comentários:

  1. Quando li o título do seu texto de manhã achei que fosse pegadinha pelo 1° de abril. Li o texto agora.
    Estou torcendo para que o Peter renuncie.
    Aliás, nem deveria ter sido reeleito!
    DEVOLVAM O MEU FLUMINENSE!

    ResponderExcluir
  2. Essa é velha, PC. Principalmente no dia de hoje!

    ST

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi tantos "diz que é verdade" como ontem... rsrs...

    Mas era primeiro de abril. :P

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.