sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Resenha: Tricolor 2 x 1 Goiás

Foto: Fluminense FC.

Nesta quinta-feira 28, no esdrúxulo horário das seis da tarde, Fluminense e Goiás jogaram no Maracanã, pela Copa Sul-Americana. Os deuses do futebol não gostaram da palhaçada dos dirigentes da Conmebol, e choraram sobre o Rio de Janeiro. A chuva, claro, diminuiu ainda mais o que já seria um público reduzido: apenas sete mil tricolores estiveram no grande templo.

Uma pena que a grande noite de Edson tenha acontecido em um Maracanã vazio. Ele merecia mais: tomado por um ímpeto inexcedível, o volante do Fluminense destruiu e construiu, e aparecia em todos os lugares do campo, na defesa, no meio-de-campo, no ataque. O Fluminense venceu o primeiro tempo por dois a zero, com dois gols de Edson, claro. Não tive a felicidade de ver as grandes exibições de Pelé ao vivo, mas já posso dizer que vi uma de Edson...

O segundo tempo do prélio, infelizmente, foi estragado por um lance infeliz. Em um vacilo da defesa tricolor, o jovem goleiro Kléver foi obrigado a cometer uma falta em um atacante do Goiás. O árbitro paraguaio, exageradamente, aplicou o cartão vermelho ao arqueiro tricolor - e transformou a meia-hora final do jogo em um treino do ataque do Goiás contra a defesa do Fluminense.

O goleiro reserva Felipe Garcia, que entrou no lugar de Rafael Sobis, realizou uma defesa espetacular. Mas o Fluminense só conseguiu resistir até o penúltimo minuto da batalha, quando Erik conseguiu finalmente vazar a cidadela tricolor. O Goiás marcou o gol que vale por dois, e mantém o confronto indefinido. Semana que vem, no Serra Dourada, o Fluminense tem a vantagem do empate, mas eu espero que jogue para vencer.

Antes disso, no domingo 31, há o jogo contra o Corinthians, no Itaquerão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Que o Fluminense estreie no novo estádio do adversário com um triunfo.

PCFilho



Notas do onze:
Kléver - 7,0
Bruno - 6,0
Elivélton - 5,0
Marlon - 5,0
Chiquinho - 4,5
Edson - 9,5
Jean - 6,0
Cícero - 5,5
(Wagner) - 5,0
Darío Conca - 7,5
Rafael Sobis - 5,0
(Felipe Garcia) - 8,0
Fred - 6,0
(Henrique) - 7,5
T. Cristóvão Borges - 6,0

Árbitro Enrique Cáceres Villafane - 1,5

*****

Edição: uma observação sobre a expulsão do goleiro Kléver: Não! A expulsão não foi correta!

As Regras do Jogo, disponíveis no site da FIFA, para expulsão, dizem, com as seguintes exatas palavras:
"denying an obvious goalscoring opportunity to an opponent moving towards the player’s goal by an offence punishable by a free kick or a penalty kick."

Isto é, o atacante tem que estar indo na direção do gol. O jogador do Goiás não corria em direção ao gol, mas na direção do escanteio... (vejam vocês mesmos no minuto 1:27 do vídeo acima)

Portanto, era lance para cartão amarelo, sim, e não cartão vermelho.

26 comentários:

  1. Nota 6 para o Cristóvão?

    Tirou o Cícero pq?
    Para dar ritmo ao Wagner?
    Detalhe: Cícero está suspenso e terá o fds de folga.

    A expulsão atrapalhou, mas tirar os 2 atacantes e ainda colocar Henrique, quando o time precisava ganhar um pouco de posse de bola no meio ou de velocidade para os contra ataques?

    Acho que nunca vi um treinador tão perdido, tão ruim em relação à substituições durante o jogo.

    Ele se supera a cada jogo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Não pretendo defender Cristóvão, mas olhando para os suplentes da partida, não acho que ninguém daria consistência ao meio ou velocidade no ataque e também fechando os espaços.

    Acho que a entrada de Wagner foi pra sentir como a equipe iria jogar, pois deve ser o meio campo que vai entrar no domingo.

    ResponderExcluir
  3. O Cristovão fez certo em dar ritmo pro Wagner pois este vai ter que entrar no fim de semana e com a partida ganha por 2 a 0 era mais que justo.

    Quando ele tirou o Sobis era na verdade para tirar o Fred, isso foi vacilo. Quando ele tirou o Fred para colocar o Henrique ele claramente quis adiantar os laterais, dar liberdade para eles jogarem já que eram os jogadores mais rapidos do Flu em campo.

    Cristovão fez tudo certo nas substituições, ao meu ver.

    Quanto a expulsão do Klever, não acho que foi injusta, talvez um pouco exagerada. Porém, o complicado na expulsão é que o arbitro iria dar o cartão amarelo, estava já com o cartão na mão, e mudou de idéia por conta das reclamações dos jogadores de time esmeraldino.

    ResponderExcluir
  4. Horário terrível, até para quem quer acompanhar a partida pela televisão, para ir ao estádio então... Só pra quem saiu mais cedo ou estava mais próximo. Mas pelo que vi, isso tem menos a ver com a Comenbol e mais com a Fox Sports, já que parece que definiu a grade de tal maneira que partidas não ocorressem no mesmo horário, podendo assim transmitir todas.

    ResponderExcluir
  5. Interessante é que o Fox Sports não transmitiu este jogo no Brasil, acabou que foi o Sportv.

    ResponderExcluir
  6. Quanto à nota 6 para o Cristóvão, não achei que ele foi mal nas substituições. Eu não teria tirado o Cícero, mas acho compreensível dar ritmo ao Wagner para domingo.

    E depois, com um a menos, nesse critério maluco de gol fora de casa, ele fez certo em se trancar lá atrás. Não tinha opção, não...

    ResponderExcluir
  7. Quanto à culpa pelo horário bizarro, eu acho que é da Conmebol sim. Eu até acho justo atender a alguns pedidos das emissoras de TV, mas jogo às seis da tarde? Tinham que ter vetado esse absurdo. A Conmebol no mínimo pecou por omissão.

    ResponderExcluir
  8. Me desculpem, mas não existe tirar o melhor jogador (ou o que vive o melhor momento) do elenco no intervalo na 1ª partida de um mata a mata.

    A única explicação seria para priorizar o Brasileiro.
    1) Ele falou que não priorizaria nenhuma competição. É mentira?
    2) Se é mentira, então mais uma burrice, pq não há nenhuma explicação para priorizar o brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. O Diguinho seria uma opção muito melhor que o Henrique.

    Partida ganha por 2x0?
    Como assim?
    Até numa competição de pontos corridos seria arriscado, imagina na 1ª partida de um mata a mata com a 2ª partida fora de casa.

    Não faz nenhum sentido.

    ResponderExcluir
  10. Eu teria colocado o Carlinhos ao invés do Henrique.

    Quanto a prioridade, a saída do Cícero não quer dizer que ele esteja priorizando o Brasileiro, mas indica que ele não está priorizando a Sul Americana frente ao Brasileiro. Na real, aquela alteração deixou a entender que ele vai sim disputar as duas com tudo e por isso precisava dar ritmo ao Wagner e colocar ele na posição que ele vai jogar no domingo.

    Enfim, nós estamos discordando do Cristovão de forma tão sutil e detalhes tão pequenos que fica claro que nota 6 foi justa.

    Acho que este animosidade que se da torcida com o Cristovão um tanto exagerada, ta me lembrando os tempos de Abel em que sempre ganhávamos e sempre era apesar do Abel. Na real, em 2012 era engraçado era que o time era chamado de ruim por parte da torcida e vencia, dai a vitória era apesar do Abel. Ou seja, para parte da torcida nós tínhamos um time ruim (Bruno de merda, Edinho cocô, Gum e Leuzébio bostões, Carlinhos soneca, etc), um treinador burro e vencíamos. Que coisa não?! Não estou dizendo que você era parte desta galera, mas tá supervalorizando algumas situações durante um jogo que tivemos um goleiro expulso (o que muda todo o cenário do jogo já que além de um jogador expulso a gente perde um substituição para repor o goleiro).

    Quanto ao 2 a 0 considerado jogo ganho. Sim, 2 a 0 pode ser considerado jogo ganho na maioria dos casos, o time do Fluminense tem qualidade muito superior ao do Goiais e mantendo a pegada não toma uma virada num jogo que está vencendo por 2 a 0 nem por decreto. Ou seja, o Cristovão assumiu um risco necessário para dar ritmo a um jogador que não vai a campo fazem mais de duas semanas e terá que ser titular num jogo pesado contra o Corinthians no final de semana. Justo.

    ResponderExcluir
  11. Como eu disse acima, não tiraria o Cícero mas acho bastante compreensível dar ritmo de jogo ao Wagner. Eu provavelmente teria colocado o Wagner no lugar do Rafael Sobis. Mas convenhamos: Cícero nem estava bem ontem, fez um primeiro tempo bastante apagado até.

    Também estou achando essa reação da torcida contra o Cristóvão exagerada. Ontem ele foi uma vítima das circunstâncias. Eu, que sempre defendo futebol ofensivo, teria recuado também, como ele fez.

    O engraçado é que, se ele não tivesse recuado, e sofresse o gol, o povo estaria crucificando-o também. rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Meus caros, é preciso jogar de acordo com o regulamento do torneio em disputa.

    Se você terá meia-hora, com um homem a menos, em que um gol do adversário vale por dois, jogar para a frente é simplesmente suicídio. Tem que se fechar todo mesmo!

    No mesmo raciocínio, semana que vem é o nosso gol que vale dois - e portanto temos que jogar ofensivamente. Teremos noventa minutos (a princípio em igualdade numérica), para fazer valer essa vantagem fundamental.

    Espero que, em Goiânia, Cristóvão não cometa o erro que Enderson cometeu contra o Libertad em 2011. Tendo noventa minutos para fazer um gol que valeria dois e mataria o confronto, o Fluminense jogou covardemente, e acabou perdendo por 3 a 0 e eliminado por um time escandalosamente inferior.

    ResponderExcluir
  13. Semana que vem temos que jogar de forma inteligente e buscar fazer gols, não ficar atrás indefinidamente esperando o Goiais.

    ResponderExcluir
  14. Acho que valia ter o Biro-Biro no banco...

    Todo jogo é a mesma história, o time fica acuado no segundo tempo (seja por cansaço ou por sei lá o quê) e se retrai demasiadamente. Como não tem atacante de velocidade, sofre uma pressão absurda porque poucas são as vezes que conseguimos manter a bola no campo do adversário.

    O erro crasso de planejamento de elenco está nos custando muito caro...

    ResponderExcluir
  15. Poderia tentar o Matheus Carvalho, ele vinha bem antes da parada da Copa.

    ResponderExcluir
  16. Ainda tem isso: o elenco é limitado. Mais um fator que diminui a culpa do Cristóvão.

    Se o Fluminense tivesse um atacante de velocidade, que estamos pedindo desde antes da Copa, ontem poderíamos ter um contra-ataque viável...

    ResponderExcluir
  17. PC,

    sim, mas não adianta contratar qualquer merda que nem Rhayner e Chiquinho. Daí seria melhor apostar em moleques da base, acho que poderíamos usar mais jogadores como Robert, Matheus Carvalho e Biro².

    ResponderExcluir
  18. Também apoio a escalação dos moleques da base. Mas não dá pra jogar a responsabilidade assim neles.

    O Fluminense precisava ter contratado um atacante de velocidade. Wellington Nem, Maicon, ou algum outro.

    Houve, sim, uma falha monumental no planejamento do elenco para essa temporada.

    ResponderExcluir
  19. Não sei a razão do Biro² não entrar. O Cristóvão não gosta dele?

    ResponderExcluir
  20. A VERDADE É A SEGUINTE:

    EDSON É O NOVO BECKENBAUER!

    ResponderExcluir
  21. Até ontem, o melhor Edson que já havia jogado no Maracanã se chamava Pelé. Até ontem.

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite,

    Também concordo com as alterações do Cristóvão.
    Ele saiu muito arranhado após essas derrotas em que cometeu alguns erros também.

    Possui um elenco muito limitado, principalmente no que diz respeito à peças para aumentar a velocidade ou mudar a partida.
    Tem medalhões e muitos garotos para os substituir. Todos pedem a entrada de vários garotos da base, alguns que já não funcionaram antes... E coloca-los num momento de instabilidade pode destrui-los.

    Podem citar Marlon que entrou bem, mas já estava bem antes e parece ter subido pronto, diferente da maioria que está no elenco.

    Se Cristóvão partisse para cima e tomasse o gol a culpa também seria dele. As chances do Goiás no segundo tempo não foram tão claras como no primeiro.

    Na hora do jogo até comentei com meu pai a hipótese de um atacante de velocidade, ele me respondeu: um garoto pra correr? E perder gol?

    Enfim, são várias soluções possíveis e nenhuma me parece tão errada nem tão óbvia assim.

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o seu pai que o garoto iria perder gol atrás de gol. Mas a minha idéia é justamente essa. Os contra-ataques em velocidade muito provavelmente não culminariam no terceiro gol mesmo, mas diminuiriam o tempo de sufoco e o número de oportunidades do adversário.

    Acho que vale testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo que é errado testar.
      Mas assim como foi com Kennedy no inicio do campeonato, tomar o segundo gol apos o garoto perder varios gols, cairia na conta do jogador ...
      Muitos não toleram mais Kennedy pelos gols perdidos em 2 ou 3 jogos seguidos no inicio do campeonato.

      Acho que o grande problema é justamente ter um elenco pouco confiavel.
      Sem peças de reposição que deixem o treinador confortável para tomar qualquer decisão. .. Principalmente em momentos de pressão como o que vivemos hoje.

      Excluir
  24. Sobre a expulsão do goleiro Kléver: NÃO! A expulsão não foi correta.

    As regras da FIFA para expulsão dizem, com essas palavras:

    "denying an obvious goalscoring opportunity to an opponent moving towards the player’s goal by an offence punishable by a free kick or a penalty kick."

    Isto é, o atacante tem que estar indo na direção do gol. O jogador do Goiás não corria em direção ao gol, mas na direção do escanteio... (vejam no minuto 1:27 do vídeo)

    Portanto, era lance para cartão amarelo, SIM.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.