segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Arbitragem para Fluminense x Chapecoense


Apitará Fluminense x Chapecoense, na quinta-feira 20, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o árbitro Elmo Alves Resende Cunha, da Federação de Goiás. Ele será auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO).

Até hoje, Elmo Alves Resende Cunha já apitou 4 jogos do Fluminense. Foram 2 vitórias tricolores, 1 empate e 1 derrota:

PCFilho

3 comentários:

  1. PC, sendo voce meu historiador, blogueiro e cronista favorito, vou te mandar um link como todos os jogos e gols de Pelé...

    Tô fazendo um post sobre os 1282 gols oficializados pela FIFA, que muitos historiadores na net européia dizem que foram "menos da metade"...

    Entre muitas coisas que li, há este tipo de coisas:

    "pelo menos 460 gols marcados por Pelé não podem ser considerados oficiais, pois foram marcados em jogos amistosos, sendo a maioria destes gols contra equipes de pouquíssimo ou nenhum valor, amadoras e talvez até contra times sub-15(!?!)...

    ou isto:

    "Pelé só marcou 270 gols oficiais!!!
    E como justificativa, consideraram o campeonato paulista, o Torneio Rio-São Paulo e a Taça de Prata como certames equivalentes à 3ª ou 4ª divisão dos campeonatos nacionais dos países europeus(!?!)"

    Olhando o link, decidi esmiuçar os pormenores e constatei que nos primeiros 200 jogos como profissional, entre 7 de setembro de 1956 e 19 de julho de 1959, Pelé dos 15 aos 18 anos de idade, fez 220 gols!!!Simplesmente assombroso!!!

    Em 1957(destacado em verde), com 16 anos, jogou 73 jogos e marcou 65 gols.
    Em 1958(destacado em azul), com 17 anos, jogou 68 jogos e marcou 90 gols.
    Em 1959(destacado em roxo), até a data de 19 de julho, com 18 anos de idade,
    jogou 57 vezes e marcou 63 gols!!! Não é incrível?

    E as excursões do Santos só começaram em 1959, e abaixo vou citar alguns amistosos contra os tais times amadores ou sub 15:

    Santos 4 x 0 Sporting Cristal/PERU 2 gols
    Santos 4 x 2 Guadalajara/MEX 3 gols
    Santos 5 x 0 América/MEX 2 gols
    Santos 4 x 2 Anderlecht/BEL 2 gols
    Santos 3 x 0 Feyenoord/HOL 1 gol
    Santos 6 x 0 Hamburgo/ALE. 1 gol
    Santos 3 x 5 Real Madrid/ESP 1 gol
    Santos 2 x 2 Sporting/PORT 1 gol
    Santos 7 x 1 Internazionale/ITA 4 gols
    Santos 5 x 1 Barcelona/ESP 2 gols

    É isso que não entendo.Por exemplo,gol contra o Real Madrid de Di Stefano não conta?4 gols contra o Inter de Milão não contam?
    deve ser porque são amadores ou sub-15:-)

    Se tiver paciencia de Jó, são 1365 jogos pra olhar no detalhe...e dar a sua opinião sobre gols oficiais e não-oficiais..

    Taí o link

    http://www.campeoesdofutebol.com.br/pele_jogos.html

    ST

    ResponderExcluir
  2. Também tem este link,muito mais completo em gols de Pelé pelo Santos, mas sem os gols do Rei pela seleçao e pelo Cosmos...

    http://acervosantosfc.blogspot.pt/2011/12/pele-lista-de-todos-os-gols-marcados.html

    ResponderExcluir
  3. RBN,

    Primeiro, obrigado pelos elogios. Fiquei até sem graça. :)

    Eu já topei com essa lista de gols do Pelé algumas vezes, durante minhas muitas pesquisas pela internet. Nunca parei para analisar "gol a gol", mas costumo discordar dos que desdenham da lista do Pelé.

    Obviamente, os gols em amistosos têm que contar. A grande maioria dos 1282 gols é perfeitamente válida, na minha opinião. Desprezar gols do Campeonato Paulista ou das primeiras edições do Campeonato Brasileiro é obviamente incorreto. Os Campeonatos Paulista e Carioca tinham nível técnico superior inclusive aos dos Campeonatos Nacionais de toda a Europa naquela época. Afinal, naqueles tempos os melhores jogadores do mundo jogavam aqui, no Maracanã e no Pacaembu. :)

    Falam muito dos "gols do Exército", mas se não me engano são apenas 15, uma quantidade infinitesimal diante dos 1282 gols.

    Enfim, eu acho difícil que encontrem algum outro jogador com tantos gols quanto ele, em qualquer país, em qualquer época...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.