terça-feira, 18 de novembro de 2014

Morgan Freeman sobre o Dia da Consciência Negra

Morgan Freeman, ator norte-americano, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante em 2005.

O dia 20 de novembro é feriado em diversas cidades brasileiras, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. No vídeo abaixo, o ator norte-americano Morgan Freeman dá sua opinião sobre o Mês da Consciência Negra, celebrado em fevereiro nos Estados Unidos, e sobre como o racismo deve ser combatido. Não tenho nada a acrescentar:

"Stop talking about it!"

PCFilho

4 comentários:

  1. Na minha visão, o racismo não será derrotado por canetadas ou leis. Será derrotado simplesmente porque é uma ideia que não faz sentido. O racismo diminuiu em todos os lugares do mundo durante o século XX (um fato), e não foi por causa de canetadas ou leis. Foi porque as pessoas perceberam que o preconceito é errado e lentamente o abandonaram. Os restaurantes que não serviam negros passaram a servi-los. Os empresários passaram a contratá-los.

    A tendência natural é o racismo diminuir, pelo menos na minha visão otimista do mundo. O grande obstáculo contra essa tendência, o principal motor contra a diminuição do racismo é justamente essa agenda cotista inconstitucional, que cria duas categorias de seres humanos: os superiores, que não precisam de ajuda, e os inferiores, que precisam ter seu caminho facilitado.

    No apartheid sul-africano, havia ruas para os brancos e ruas para os negros. No nosso vestibular hoje, também há duas "ruas". Se o primeiro cenário é racista, o segundo necessariamente também é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PC, tudo certo?
      Estou deixando um link que contém um texto que pode responder ao seu comentário. Espero que ajude :).
      http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2014/11/racistas-tenham-consciencia.html

      Excluir
    2. Extraído desse link:

      "Poupem-me do revisionismo histórico reaça de que Zumbi não pode ser visto como herói porque o quilombo dos Palmares também tinha escravos. Vivemos num país sem heróis negros, em que até pouco tempo a grande heroína da abolição era uma princesa branca."

      O Brasil é um país sem heróis negros? O Brasil de Machado de Assis? O Brasil de Pelé? O Brasil de Joaquim Barbosa?

      Um texto que começa assim não merece terminar de ser lido...

      Excluir
  2. Lembrei uma frase que ouvi de um norte-americano sobre o assunto, que resume bem meu pensamento sobre cotas: "you can't combat racism by being racist".

    ("Não se pode combater o racismo sendo racista".)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.