domingo, 16 de novembro de 2014

Resenha: Tricolor 1 x 0 Botafogo

Foto: Nelson Perez/FFC.

Na arquibancada do Maracanã, a jovem torcedora botafoguense não conseguia conter as amargas lágrimas que escorriam por seu bonito rosto. Ela percebia que, após a derrota para o Fluminense, o rebaixamento do Botafogo é uma certeza quase inevitável. De fato, analisando a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, nem mesmo o mais otimista dos alvinegros consegue encontrar um caminho para a salvação.

O Botafogo, convenhamos, fez o possível e o impossível para terminar o ano dessa forma: atrasou os salários de seus jogadores, dispensou quatro titulares durante o torneio, até vendeu mandos de campo para adversários. Em suma: os dirigentes alvinegros não souberam honrar a tradição do clube de General Severiano. Trataram o Botafogo como um time de segunda divisão, e o rebaixamento será a consequência irremediável disso.

Já repararam que o Botafogo não tem nem casa nesse Campeonato Brasileiro? Só que eu me lembre, o Alvinegro já mandou jogos no Maracanã, no Mané Garrincha, na Arena da Amazônia, no Raulino de Oliveira e no Moacyrzão. O próximo, dizem, será em São Januário, e eu não duvido nada que depois o Botafogo ainda vá mandar um jogo em Buenos Aires ou Montevideo.

Quando o cronômetro marcava 28 minutos do segundo tempo no Maracanã, Wagner cruzou da intermediária e Edson cabeceou para o gol. O Fluminense dominava o jogo e merecia a vitória, diante de um Botafogo apático, um Botafogo preguiçoso, um Botafogo sonolento, um time que não consegue ser nem a sombra do verdadeiro Botafogo.

O torcedor alvinegro é quem mais sofre, inutilmente praguejando contra o time, contra o treinador Vagner Mancini e contra os dirigentes incompetentes. Amigos, a torcida é o maior patrimônio de qualquer clube. Se tenho certeza de que o Botafogo um dia voltará a ser o Botafogo, é porque ainda existem os que choram por ele.

As lágrimas daquela jovem na arquibancada do Maracanã são o maior troféu do Botafogo.

PCFilho



NOTAS DO ONZE:
Diego Cavalieri: Teve pouco trabalho. 7,0
Jean: Bem na defesa e no ataque. 6,5
Marlon: Atuação segura. 6,5
Guilherme Mattis: Ótimo novamente. 7,5
Chiquinho: Tímido no ataque. 6,0
Valencia: Peça importante defensivamente. 6,5
Edson: Firme na marcação, e ótima opção na frente. Marcou o gol da vitória. 9,0
Wagner: Deu o cruzamento para o gol. 7,0
Darío Conca: Incomoda o adversário o tempo todo. 7,0
Fred: Foi neutralizado pela defesa do Botafogo. 4,5
Rafael Sobis: Produziu muito pouco. 4,0
(Walter): Entrou muito bem, levando a defesa adversária à loucura em alguns lances. 8,0
T. Cristóvão Borges: Demorou um pouco para mexer no time. 6,5
Árbitro Péricles Bassols: Não comprometeu. 5,0

11 comentários:

  1. Realmente amigo PC, estão acabando com o "Grande" Botafogo, mais de coração eu torço para que esse clube se afunde mais e mais, não esqueçerei jamais do que nós passamos injustamentes com esses imundos tanto da mídia, como na rua e etc, a verdade é que eu não esqueço o (19x1) portanto, que o Botafogo afunde cada vez mais ... ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, nunca fui de aceitar o mal de algo, alguem... Mas depois do q os tricolores passaram ano passado, com criança sendo xingada na rua só por estar com camisa do fluminense, qualquer coisa q aconteça com os clubes desses torcedores sem respeito eu nao sinto pena, nem tristeza, é apenas um "bem feito"

      Excluir
  2. Belo texto PC, como sempre...expôs em poucas linhas com muita maestria o ano botafoguense...

    Mas tal como Renan de Almeida, e embora não tenha vivido pessoalmente, senti de longe... e fiquei tão revoltado com os ataques covardes, sem qualquer argumento válido ao nosso clube e aos nossos torcedores como qualquer tricolor de qualquer lugar do planeta...

    Simplesmente o que importava a todos os não-tricolores era que o nosso clube "mais uma vez" saiu "impune" graças ao tapetão, quando na verdade apenas cumpriu o regulamento...enquanto que os outros, a pobrezinha lusa e a mulambada seriam as "vítimas" do "rei do tapetão", e exigiam "justiça"...

    Essa justiça se fôr aplicada, será apenas aos dirigentes (pessoa física), que com a sua corrupção usada não para benefíco próprio, mas para ajudar o clube onde trabalha(va)m e são cadastrados na CBF e na FIFA a não descer de divisão devido a uma cagada sem precedentes de escalar o jogador André Santos irregularmente...

    Só no Brasil é que é possível uma coisa dessas!!!
    O clube não tem culpa, os dirigentes sim...o clube é beneficiado através de corrupção de seus dirigentes, mas se houver punição, será apenas aos dirigentes...

    E assim sendo, não é culpa de ninguém que André Santos e Heverton tenham entrado em campo...e nem era preciso entrar em campo, bastava constar na súmula do jogo, segundo o regulamento do CB 2013 que os 4 pontos já estariam perdidos...

    E assim sendo, para verificar com exatidão se houve corrupção ou foi "simples coincidencia" 2 jogadores irregulares numa última rodada (caso inédito no mundo), deveriam procurar nas datas as seguintes questões e respostas:

    1)André Santos não poderia constar da lista de jogadores que a mulambada enviou pra CBF, mas constava, tanto que entrou em campo...FATO!

    2)o que falta saber é se Heverton fazia (ou não) parte da lista de jogadores para o jogo com o Grêmio ANTES OU DEPOIS do jogo da mulambada do sábado...

    3)quando foi mandada essa "lista de convocados" para o jogo com o Gremio da Lusa para a CBF...

    4)se Heverton foi "convocado" às pressas logo após os 90 minutos do jogo do André Santos...
    OS QUESITOS 2, 3 E 4 SÃO FACEIS DE RESOLVER:
    a lista de convocados da lusa para a última rodada TEM QUE ESTAR, EM PAPEL, NOS ARQUIVOS DO CB 2013, NA SEDE DA CBF...e por sua vez, a CBF TEM POR OBRIGAÇÃO MOSTRAR a quem estiver interessado na VERDADE...

    Voltando ao assunto, belo post PC, mas não esqueço as covardes agressões ao nosso clube no final do CB 2013...POR ISSO, QUEM FOR REBAIXADO, VAI COM DEUS E AS PULGAS:-) TENHO PENA NÃO:-)

    ResponderExcluir
  3. Lembrei do Alexandre no gol do Edson, PC. Rs... O jogo foi tão fraquinho que você se dedicou mais (e bem) ao rebaixamento do foguinho. A nota do Waltinho foi exagerada.

    Ontem, ao meu ver, o foguinho decretou o seu rebaixamento (que começou com a 'demissão' dos quatro jogadores pelo presidente) e só a bela torcedora se salvou. Se não se reforçar muito para o ano que vem, vai ser difícil retornar à primeira.

    É vencer a Chapecoense e vamos ver o que vai dar.

    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, eu também me lembrei do nosso querido Alexandre Magno quando vi seu "afilhado" Edson marcar o gol da vitória. :)

      Excluir
    2. Eu só não comentei nada, pois não quero me gabar (he-he-he...)!

      Excluir
    3. Nem precisa, Alexandre. Hahaha... nosso olheiro!

      Excluir
    4. Quando se trata de futebol, se Alexandre aprovar, eu também aprovo. :)

      Excluir
  4. Ótimo texto e realista também . o futebol carioca é que perde com esses dirigentes mercenários e corruptos. O Fluminense tem sorte de ter a Unimed, essa é a verdade. Clubes cariocas estão falidos, sem estádio, ver em são Paulo, TODOS tem seus estádios e CT. E aqui? É essa frescura de.: Ah eu nunca cai pra segunda divisão! Eu tenho a torcida maior do mundo. Ah eu tenho estadio! Ah eu tenho a Unimed! Ah eu revelei o Garrincha. Palhaçada. O futebol carioca ta falido! O campeonato carioca me desculpe mas é um lixo nos últimos anos. Estádios vazios. Triste realidade do futebol carioca.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.