quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fluminense e Unimed encerram parceria mais longeva do futebol brasileiro

Foto: André Durão/Globoesporte.com.

Durou dezesseis anos o casamento entre o Fluminense e a Unimed: tratava-se da mais longeva e bem-sucedida parceria atual do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira 10, a relação chegou ao fim, ainda que a empresa prometa bancar os compromissos anteriormente assumidos para 2015.

A parceria foi boa para os dois lados. O Fluminense saiu da Série C em 1999 para voltar a ser um dos gigantes do futebol brasileiro, tendo levantado dois Campeonatos Brasileiros (2010 e 2012) e uma Copa do Brasil (2007), além dos três Campeonatos Cariocas (2002, 2005 e 2012) e dos vice-campeonatos na Copa Libertadores (2008) e na Copa Sul-Americana (2009). Já a Unimed, antes uma empresa média no cenário brasileiro, passou a ser a grande líder do mercado nacional de planos de saúde.

Ao torcedor invejoso de outro clube, que bradava contra a parceria Fluminense-Unimed, deixo uma pergunta: o seu próprio clube recebe ou recebeu patrocínio de empresas públicas? Se a resposta for positiva, por favor, pare de se preocupar com o Fluminense e olhe para o próprio umbigo - afinal, ser patrocinado por dinheiro público em um país com tantos problemas como o Brasil é nada menos que imoral.

Ao secador eufórico que decreta antecipadamente a morte do Fluminense, deixo outra pergunta: você não aprende com o passado, não? Em 1998, você disse que o Fluminense estava morto e acabado. Em 2009, você novamente disse que o Fluminense estava morto e acabado. Depois disso, já levantamos dois Campeonatos Brasileiros. Aprenda com o maior cronista esportivo que já existiu (e que, claro, era tricolor): "Se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado. A história do Tricolor traduz a sua predestinação para a glória".

A partir daqui, meu texto é direcionado ao torcedor do Fluminense. Primeiro, que não se desespere. É óbvio que o Fluminense, abarrotado de incompetência até a altura dos vitrais do salão nobre, só conseguiu disputar e conquistar os títulos recentes por causa da enxurrada de dinheiro da Unimed. É óbvio que o patrocínio fará falta, principalmente a partir de 2016. Mas também é óbvio que a parceria Fluminense-Unimed tinha muitos e sérios problemas, dentre os quais destaco três: a falta de Transparência nos contratos, a ingerência do patrocinador em decisões que deveriam caber ao clube, e as contratações de jogadores e treinadores segundo critérios pouco técnicos.

Agora, o Fluminense tem uma oportunidade de retomar o controle de si mesmo. OK, confesso, tenho medo da incompetência dos atuais dirigentes do Fluminense, cujos métodos critico veementemente aqui, pelo menos desde 2008. Mas nós, torcedores, podemos e devemos fazer a nossa parte, pressionando os cartolas a tomarem as decisões corretas. O Fluminense não é deles, o Fluminense é nosso, e nós temos o direito e o dever de cobrar profissionalismo, Transparência, redução real de gastos, fim das indicações políticas para cargos, dentre outras demandas.

Em campo, o baque não será tão grande quanto alguns imaginam. A Unimed ainda bancará, em 2015, a maior parte dos salários das grandes estrelas do elenco. E só de ter um Darío Conca e um Fred, amigos, o Fluminense já está à frente de pelo menos 12 times do Campeonato Brasileiro. Somando-se a isso o início animador do menino Marlon, as últimas boas partidas de Kenedy, e o potencial dos talentosos jovens Gérson e Robert, por exemplo, eu realmente não consigo ficar tão pessimista.

Minha preocupação, repito, está mais no extra-campo. É nos nossos ineptos dirigentes que reside o grande problema do Fluminense. É deles que temos que cobrar. E não é de hoje.

À Unimed e a Celso Barros, fica o meu agradecimento, por terem enxergado o verdadeiro tamanho do Fluminense, aquele que o eterno presidente Francisco Horta mostrou ao mundo.

Tudo pode passar. Só o Tricolor não passará, jamais.

PCFilho

9 comentários:

  1. Regras:
    I. os comentários devem se ater ao assunto da postagem;
    II. são proibidas ofensas e calúnias contra qualquer pessoa ou instituição;
    III. os comentários não devem ser escritos em CAIXA ALTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom repetir as regras, já que há os que insistem em burlá-las.

      Obrigado, Montanha.

      Excluir
  2. Todo casamento, cedo ou tarde, acaba de alguma maneira.
    A parceria foi boa para ambos, principalmente para projetar a Unimed no cenário nacional. Pena que rendeu menos do que potencialmente poderia, seja pelas ingerências do CB no que o texto destacou, seja pela pouca competência dos administradores do clube,

    Bola pra frente e é agora que os dirigentes terão que mostrar sua competência, porque se contando com o "cofre do Tio Patinhas", ainda assim, o time enfrentou brigas contra o rebaixamento, imagina sem ele...

    Realmente, como tem cara de pau soltando rojão! Pior que esses mesmos que tanto criticavam, são os mesmos que dizem para buscar a Unimed como patrocinador... Como se a empresa não estivesse terrivelmente mal das pernas financeiramente.

    E falar de patrocínio de empresas públicas é até covardia. É bizarro isso acontecer no futebol brasileiro.
    Se quer patrocinar, que o faça para aquelas modalidades que contam com pouca ou nenhuma visibilidade, para não acontecer que nem com o Artur Zanetti, medalhista de ouro em Londres e campeão mundial outras tantas vezes, que estava cogitando trocar de país porque não havia patrocínio. É até piada!
    Quantos atletas do tipo seriam patrocinados com o montante que é pago ao Corinthians?! Mas fazer o quê, tinham de agradar o ex-presidente pinguço...

    ResponderExcluir
  3. Sou rubronegro, mas torço para que o Flu consiga se reestruturar sem a Unimed. Afinal, já basta o Botafogo ter caido, o Vasco ter recém subido e o Flamengo ainda tentando se arrumar adequadamente. O futebol carioca precisa dos 4 grandes bem, e na primeira divisão.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, Cesar. É bom saber que existe luz no lado rubro-negro do espectro. :)

    ResponderExcluir
  5. Aprenda com o maior cronista esportivo que já existiu (e que, claro, era tricolor): "Se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado. A história do Tricolor traduz a sua predestinação para a glória".

    Perfeito, PC!

    ST

    ResponderExcluir
  6. Não entendi o "mais longeva do futebol brasileiro". O Flamengo ficou 25 anos com a Petrobrás, de 1984 até 2009. Seria 16 > 25?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      Leia com atenção: tratava-se da mais longeva e bem-sucedida parceria atual do futebol brasileiro.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.