domingo, 19 de fevereiro de 2017

Um relato emocionante de Preguinho

Foto: Preguinho, o árbitro Anibal Tejada e o capitão iugoslavo Milutin Ivkovic.
O árbitro uruguaio vestia uma camisa do Fluminense, presente de Preguinho.

"Nós, os componentes da Seleção Brasileira, estávamos agrupados junto à escada que nos conduziria ao campo, onde iríamos estrear no Mundial de 30, em Montevideo, contra a Iugoslávia. Nisso, se achegou a mim um garoto, indagando se eu era o capitão da equipe brasileira. Disse-lhe que sim. Então, ele pediu para apertar minha mão, porque queria cumprimentar o capitão do Brasil, um país que ele muito admirava. Vi, logo, que se tratava de "sermão encomendado" pelo esquema de atenção aos visitantes. Mas ajeitei como pude a palma de flores que eu iria entregar ao capitão da Iugoslávia, e estendi-lhe a mão, que ele apertou, dizendo ser uma honra e ter a impressão de que era ao próprio Brasil que ele saudava. Eu sorri com a encenação e, logo, subíamos ao gramado para a volta olímpica de apresentação.

Quando o jogo terminou, com a nossa derrota por 2 a 1, eu ia entrando no vestiário e fui puxado, pela camisa, pelo garoto: "Que pena, que grande pena, senhor! Que tristeza, senhor!". E de seus olhos escorriam lágrimas. "Creia, senhor, estou muito sentido com essa derrota. Creia, senhor, eu considero o Brasil a minha segunda Pátria". Parei, surpreso: "Mas você, menino, não foi ensinado para ser gentil conosco?". A resposta veio rápida, quase gritada. "Não, senhor! De maneira alguma! Eu, para entrar, tive que pular o muro. Quis apertar sua mão porque gosto, sinceramente, do Brasil. É isso, senhor! Eu lhe juro!".

Aí, a emoção tomou conta de mim. Abaixei-me. Apertei o garoto contra o peito, no abraço mais comovido, mais sincero, de toda a minha vida. E já não ficou sendo só o garotinho quem chorava. Choramos os dois."

(João Coelho Netto, o Preguinho, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930)

****

Ficha Técnica
14/07/1930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia - Parque Central (Montevideo, Uruguai) 
Motivo: Copa do Mundo 1930, 1ª fase.
Árbitro: Anibal Tejada (Uruguai).
Auxiliares: Ricardo Vallarino (Uruguai) e Thomas Balway (França).
Brasil: Joel; Brilhante e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando Giudicelli; Poly, Nilo, Araken, Preguinho (C) e Teóphilo. Técnico: Píndaro de Carvalho.
Iugoslávia: Milovan Jaksic; Milutin Ivkovic (C) e Dragan Mihajlovic; Milorad Arsenijevic, Ljubisa Stefanovic e Momcilo Djokic; Aleksandar Tirnanic, Blagoje Marjanovic, Ivica Bek, Djordje Vujadinovic e Branislav Sekulic. Técnico: Bosko Simonovic.
Gols:
0-1: Aleksandar Tirnanic, aos 21 do 1º tempo;
0-2: Ivica Bek, aos 30 do 1º tempo;
1-2: Preguinho, aos 17 do 2º tempo.

PCFilho

7 comentários:

  1. Eu também tenho a minha história com Preguinho: quando eu tinha uns 14 anos, ele ficou admirado pelo fato de eu me interessar pelo futuro do Fluminense, próximo às eleições do clube, para o qual fui convidado como membro da Flunitor, me tratando com muito carinho. Estive na casa dele e ele me mostrou muitas lembranças, ainda me oferecendo um lanche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, Alexandre!

      Só posso dizer que você, mais do que ninguém, fez por merecer ao longo da vida a atenção recebida do nosso lendário Preguinho.

      Você se lembra do dia em que nos conhecemos pessoalmente, lá no Fluminense, em 2010? Algum funcionário tinha te trancado do lado de dentro da sala de troféus do Fluminense. Sua sorte é que eu apareci bem na hora e pude chamar o "socorro". rsrs.

      Obrigado pelo relato, Alexandre!

      Excluir
    2. Rio até hoje deste dia maravilhoso!

      Excluir
  2. O de jaleco do Fluminense era o árbitro uruguaio.
    Terá sido este o primeiro fluruguayo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor Tejada deve ter adorado o presente do Preguinho. Certamente a camisa mais bonita que ele vestiu na vida. :)

      Excluir
    2. Certamente! Foi presente do Preguinho? Creio ter lido uma vez que ele teria conseguido ao apitar um jogo em Laranjeiras. Pode ser confusão minha, naturalmente.

      Excluir
    3. Agora fiquei na dúvida. Creio ter lido que foi um presente do Preguinho lá em Montevideo mesmo. Mas não me lembro onde li. Rsrs.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.