sexta-feira, 21 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 21 de julho


1902: em reunião na residência de Horácio da Costa Santos, à Rua Marquês de Abrantes, número 51 (atual 197), foi fundado o Fluminense Football Club, por dissidentes do Paysandu Cricket Club, que desejavam dar mais atenção ao futebol. Eis os nomes dos vinte gênios, na ordem das assinaturas: Horácio da Costa Santos, Mário Rocha, Walter Schuback, Félix Frias, Mário Frias, Heráclito de Vasconcellos, Oscar Alfredo Cox, João Carlos de Mello, Domingos Moitinho, Louis da Nóbrega Júnior, Arthur Gibbons, Virgílio Leite, Manoel Rios, Américo da Silva Couto, Eurico de Moraes, Victor Etchegaray, A. C. Mascarenhas, Álvaro Drolhe da Costa, Júlio de Moraes e A. H. Roberts. Nascia ali, dos esforços do jovem Oscar Alfredo Cox, o Fluminense Football Club, o pioneiro da prática do futebol no Rio de Janeiro, a mais gloriosa instituição esportiva do Brasil, e a maior paixão de toda a Terra.
Imagem do convite para a reunião de fundação do Fluminense Football Club.
Será que aqueles jovens tinham a mínima noção do que iniciavam naquela noite?

1912: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Mangueira, com gols de Behrmann, Ernesto Paranhos e Edward Calvert.

1914: como parte dos festejos do seu 12º aniversário, o Fluminense reuniu os melhores jogadores do Brasil para uma partida contra o Exeter City, da Inglaterra, em seu campo, na rua Guanabara, em Laranjeiras. Nascia ali a Seleção Brasileira de Futebol, que atuou com a seguinte formação: Marcos Carneiro de Mendonça (Fluminense); Píndaro de Carvalho (Flamengo) e Emmanuel Augusto Nery (Flamengo); Sylvio Lagreca (AA São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Rolando de Lamare (Botafogo); Abelardo de Lamare (Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Arthur Friedenreich (Ypiranga), Osman Medeiros (America) e Xavier "Formiga" (Ypiranga). A Seleção venceu por 2 a 0, com o primeiro gol sendo marcado pelo tricolor Oswaldo Gomes, e o segundo por Osman Medeiros. Começava ali a trajetória da seleção nacional mais vitoriosa da história do esporte.
Anúncio das exibições do Exeter City no campo do Fluminense.

A primeira foto posada da Seleção Brasileira de Futebol.
Em pé: Píndaro, Marcos Carneiro de Mendonça e Nery.
Ajoelhados: Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando.
Sentados: Oswaldo Gomes, Abelardo, Friedenreich, Osman e Formiga.

1918: em jogo do returno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense venceu o Bangu por 4 a 2. Os gols tricolores foram dos atacantes ingleses Welfare (3) e Archibald French (o segundo do Fluminense na partida), com Patrick e Frederico marcando para o Bangu. Com 9 vitórias e 1 empate em 10 jogos, o Tricolor seguia firme rumo ao bicampeonato da cidade.

1929: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Andarahy, no campo do adversário, com gols de Alfredinho, Lagarto e Preguinho.

1935: no Estádio de Laranjeiras, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fla-Flu terminou empatado em 2 a 2. O ex-tricolor Alfredinho abriu o placar para o Flamengo; Hércules empatou para o Fluminense; Jarbas voltou a colocar o Flamengo em vantagem; e Orozimbo empatou novamente para o Fluminense, completando um escanteio de cabeça. O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti cobrado por . Este jogo foi o último da carreira do lendário Arthur Friedenreich, que, apesar de ser um adversário, foi muito aplaudido pelos torcedores tricolores.

1946: pela terceira rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 1, em São Januário. Os gols tricolores foram assinalados por Simões (2) e Ademir Menezes. Foi a terceira vitória da campanha do Fluminense, que terminaria com a conquista do título no Supercampeonato, em dezembro.

1957: na rodada inaugural do Campeonato Carioca, perante 57.527 pagantes no Maracanã, o Fluminense goleou o Vasco por 5 a 2. Os gols da grande vitória tricolor foram marcados por Telê (1 a 0, com passe de Robson), Escurinho (2 a 1), Léo Briglia (3 a 1, com passe de Waldo), Waldo (4 a 2, com passe de Telê) e Léo Briglia (5 a 2, com passe de Waldo). Telê foi o melhor em campo, recebendo a nota 10 de alguns jornalistas. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Cidade do Rio de Janeiro.
O time do Fluminense que goleou o Vasco no dia do 55º aniversário do clube.
Em pé: Clóvis, Castilho, Ivan, Paulo, Cacá e Pinheiro.
Agachados: Telê, Waldo, Robson, Léo Briglia e Escurinho.
(Foto publicada no Jornal do Commercio do dia seguinte.)

1973: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, gols de Lula e Manfrini. O Tricolor seguia na campanha que culminaria na conquista do título da competição, semanas depois.

1975: em amistoso internacional no Maracanã, o Fluminense derrotou o Olympique de Marseille por 2 a 0, gols de Rivellino (de falta, aos 24 minutos do segundo tempo) e Gil (de pênalti, aos 30 do segundo tempo).

1989: na sequência de amistosos na Alemanha Ocidental, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Augsburg, gol de Hélio, aos 19 minutos do primeiro tempo.

1991: no segundo amistoso da excursão pela Europa, o Fluminense derrotou o Sporting de Portugal por 2 a 1, no Stade Gerland, em Lyon, na França. Os gols tricolores foram de Ézio e Bobô, com Balakov marcando o gol da equipe de Lisboa. Pela vitória, o Fluminense recebeu o troféu "Imigrantes Portugueses".

2002: no dia do centenário do Fluminense, a torcida tricolor compareceu em peso à sede de Laranjeiras, para festejar a data. O momento mais emocionante foi a chegada do ídolo Telê Santana, devidamente aplaudido pela multidão, exatos 45 anos após aquela atuação histórica contra o Vasco, na estreia do Carioca de 1957. No mesmo dia, o Fluminense jogou contra o Palmeiras, e perdeu por 1 a 0, no Albertão, em Teresina, pela Copa dos Campeões, torneio que reunia os vencedores das competições do primeiro semestre de 2002. Três dias depois, o Tricolor poderia finalmente festejar o 100º aniversário no Maracanã, em amistoso contra o Toluca, do México (confiram aqui, nas efemérides do dia 24).

****

Aniversariante do dia:

Argeu Affonso (1931), jornalista, torcedor e sócio-benemérito do Fluminense. Foi diretor de futebol entre 1999 e 2002 e diretor de marketing entre 2008 e 2010, e é uma espécie de "memória viva" do clube. No vídeo, o ótimo bate-papo de Argeu Affonso com Valterson Botelho, percorrendo diversos pontos da história do Fluminense. Vale a pena assistir, nesta data especial:

PCFilho

Um comentário:

  1. “O Fluminense não nasceu para ser unanimidade nem massa de manobra do interesse demagógico das elites opressoras. O Fluminense nasceu para atravessar a harmonia do bloco dos contentes. Nasceu para incomodar o senso comum. Essa é a nossa sina". (Autor desconhecido)
    Parabéns ao FLUMINENSE FOOTBALL CLUB pelos seus 115 anos. Deus abençoe este clube pioneiro, orgulho do esporte nacional.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.