terça-feira, 12 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 12 de setembro



1943: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo. No primeiro tempo, o centroavante argentino Pablo Invernizzi abriu o placar para o Fluminense, Perácio empatou para o Flamengo, e Carreiro assinalou 2 a 1 para o Tricolor. O Flamengo voltou a empatar, novamente com Perácio, no último lance do jogo. Mesmo em casa, os rubro-negros festejaram o empate com o Fluminense como se fosse uma vitória.

1953: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu, de virada. O Bangu abriu o placar com Miguel, e o Fluminense virou através dos gols de cabeça de Marinho e Telê, o último aos 41 minutos do segundo tempo.

1965: na partida de estreia no Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 0, gols de Denílson, Amoroso e Samarone, todos no segundo tempo do jogo.

1970: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Campo Grande, de virada. Alves abriu o placar para o Campo Grande aos 26 minutos da etapa inicial. Os dois gols da virada tricolor foram marcados no segundo tempo, pelo centroavante Flávio, aos 18 e aos 43, o primeiro de cabeça, e o segundo em cobrança de pênalti. Antes desta partida, foi respeitado um minuto de silêncio em memória de Paulo Braga, roupeiro do Fluminense. Com o resultado, o Fluminense se manteve na vice-liderança, com chances de conquistar o bi, que não se confirmaria nas duas rodadas finais. A glória daquele time viria somente em dezembro - o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos.
Flávio (de branco) cabeceia e vence o goleiro Sanches (de preto): 1 a 1.
Foto: Jornal dos Sports.

1973: em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Guarani por 3 a 0, gols de Dionísio (2) e Lula (de pênalti), todos no segundo tempo da partida.

1976: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bahia, diante de 36.670 pagantes na Fonte Nova, em Salvador. Com dois empates e uma derrota, a Máquina Tricolor ainda não havia vencido na competição nacional - problema que seria resolvido em breve (confiram aqui nas efemérides dos próximos dias!).

1978: em partida amistosa, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Grêmio Brasiliense, gol do centroavante Nunes.

1992: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, gol de Wagner, aos 36 minutos do segundo tempo, de cabeça.

2002: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal, o Fluminense derrotou o Gama por 2 a 1, de virada. Dimba abriu o placar para o Gama, e o Fluminense virou com gols de César e Magno Alves.

2004: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, perante 35.464 presentes (29.658 pagantes) no Maracanã. O Tricolor abriu o placar com o meia Roger Flores, aos 26 minutos do segundo tempo, e o zagueiro Henrique empatou, de cabeça, aos 37. Mas o Fluminense tinha Edmundo, que driblou o goleiro Diego e decidiu o clássico, aos 39.

2012: em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Canindé, o Fluminense derrotou a Portuguesa de Desportos por 2 a 0, gols de Jean e Wellington Nem, respectivamente aos 28 e aos 30 do segundo tempo. Com o resultado, o Fluminense alcançou os 53 pontos na tabela de classificação, acumulando 15 vitórias, 8 empates e somente 1 derrota - até então, a maior pontuação já alcançada na 24ª rodada na era dos pontos corridos (marca igualada pelo Cruzeiro de 2013). O Tricolor estava no caminho para conquistar o quarto Brasileirão da sua história.

2016: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Giulite Coutinho, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Atlético Mineiro. Os gols tricolores foram de Douglas, Marquinho, Gustavo Scarpa (de falta) e Maranhão.

****

Aniversariantes do dia:

Walter Goulart da Silveira, o Santo Cristo (1922), ponta-direita com 31 gols marcados em 86 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1948 e 1951. Após iniciar sua carreira no São Cristóvão, Santo Cristo jogou em Vasco, Botafogo e São Paulo, antes de chegar ao Fluminense. Ele estava no primeiro time do Fluminense a atuar no Maracanã, no Torneio Início de 1950. Após a passagem no Fluminense, atuou em diversos outros clubes, e ainda foi treinador do Olaria e de clubes colombianos. O apelido "Santo Cristo" se deve ao bairro carioca onde ele nasceu e passou sua infância. Uma curiosidade sobre o atleta: ele escapou da morte em 27 de agosto de 1943, quando cedeu seu lugar, num voo de São Paulo para o Rio de Janeiro, ao arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva - aquele avião Junkers JU 52 da VASP cairia na Baía de Guanabara, matando 18 das 21 pessoas a bordo, dentre elas o próprio arcebispo, o engenheiro e urbanista Attilio Corrêa Lima e o jornalista Cásper Líbero. Dois dias depois, Santo Cristo já estaria em campo, marcando um dos gols do São Cristóvão na derrota para o Bangu por 5 a 3.

Sérgio Araújo de Melo (1963), ponta-direita com 2 gols marcados em 13 atuações pelo Fluminense na temporada de 1990.

Guilherme Cruz de Mattis (1990), zagueiro com 13 atuações pelo Fluminense entre os anos de 2014 e 2015.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.