sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 15 de setembro


1918: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do America, com gols de Zezé (2) e Machado (2). Com a campanha de dez vitórias, um empate e uma derrota, o Tricolor seguia firme rumo ao bicampeonato do Rio de Janeiro. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Moscatel de Setúbal.

1940: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 0, no campo da avenida Teixeira de Castro, com gols de Milani e Hércules. Com 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota, o Fluminense seguia em ótima campanha, que terminaria com a conquista do título.

1946: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense derrotou o Canto do Rio por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Ademir Menezes e Rodrigues Tatu (de pênalti). Em onze partidas na competição, o Fluminense acumulava oito vitórias e três derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor e levantaria a taça.

1957: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense obteve mais uma vitória: 2 a 0 sobre o Bangu, no Maracanã, graças aos gols de Pinheiro (de falta) e Jair Francisco.

1963: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 50.424 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, de virada. Bianchini abriu o placar para o adversário, mas o Tricolor virou com dois gols do ponta Escurinho.

1976: o Fluminense venceu seu xará de Feira de Santana por 3 a 2, perante 14.615 pagantes no Estádio Jóia da Princesa, na cidade baiana, em jogo dramático, válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da Máquina Tricolor foram de França (contra), Erivelto e Dirceu, o último aos 45 minutos do segundo tempo. Foi a primeira vitória do Fluminense na competição.

1979: em partida do Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, graças ao gol de Zezé, de cabeça, aos 28 minutos do primeiro tempo.

1985: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira. Os gols tricolores foram de Romerito (de falta) e Renê. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do tricampeonato, em dezembro.

1990: o Fluminense goleou o Santos por 5 a 2, em São Januário, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Rinaldo (2), Edemílson (2) e Luciano marcaram os gols do Fluminense no jogo.

2001: o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Ponte Preta, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores na partida foram de Agnaldo e Roger Flores.

2007: o Fluminense venceu o América de Natal por 2 a 0, no Maracanã, em partida do Campeonato Brasileiro. Alex Dias e Thiago Neves assinalaram os gols da vitória tricolor.

2010: em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o Corinthians por 2 a 1, diante de 23.126 presentes (20.728 pagantes) no Engenhão. Os gols do jogo foram de Jucilei e Iarley para o Corinthians, e Washington para o Fluminense. O Tricolor somava 41 pontos em 22 jogos (12 vitórias, 5 empates e 5 derrotas), na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

2012: em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o Atlético Goianiense por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Diego Giaretta e Reniê marcaram os gols dos visitantes, e Michael descontou para o Tricolor. O Fluminense acumulava 53 pontos na tabela de classificação, com 15 vitórias, 8 empates e 2 derrotas. O Tricolor estava no caminho para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Nilo Geraldo Nicolai (1930), centro-médio que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1950 e 1953.

José Henrique da Silva Dourado, o Henrique Dourado (1989), centroavante que integra o atual elenco do Fluminense. O "Ceifador" tem, até hoje, 29 gols marcados em 58 partidas disputadas com a camisa tricolor, desde 2016. Ele possui o melhor aproveitamento em cobranças de pênalti na história do clube, com 10 convertidas em 10 tentativas. No momento, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017, com 13 gols marcados. Provavelmente, será o artilheiro do Fluminense na temporada de 2017.


PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.