sexta-feira, 30 de março de 2018

Efemérides tricolores - 30 de março


1919: o Fluminense foi o vice-campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado no campo do Flamengo, na rua Paysandu. Na primeira rodada, o Tricolor venceu o Bangu por 1 a 0, gol de Welfare; na semifinal, empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão, ganhando nos escanteios por 3 a 1; na decisão, perdeu por 3 a 2 para o Carioca (os dois gols tricolores foram de Zezé). O treinador do Fluminense neste Torneio Início foi Mário Aleixo (estes foram os únicos jogos dele no comando técnico tricolor).

1941: em amistoso disputado na cidade de Lorena, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Esporte Clube Hepacaré, gols de Luis María Rongo, Juan Carlos, Adílson, Tim e Vicente Cussati.

1957: em partida amistosa, na rua Javari, em São Paulo, o Fluminense venceu o Juventus da Mooca por 4 a 0, gols de Waldo (dois), Pinheiro (de falta) e Léo Briglia.

1963: o Fluminense encerrou sua participação no Torneio Rio-São Paulo ganhando por 2 a 1 do São Paulo, de virada, no Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram de Manoel e Ubiraci. A campanha do Fluminense na competição teve 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 13 gols-pró e 12 gols-contra. O Tricolor terminou na terceira posição, atrás do campeão Santos (o timaço de Pelé, derrotado pelo Flu em 23 de março) e do vice Corinthians.

1975: em sua sétima partida no Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, diante de 56.749 pagantes no Maracanã. Roberto Dinamite e Renê marcaram para os vascaínos, e Kléber descontou para o Fluminense. Foi o primeiro revés da Máquina Tricolor, que agora tinha cinco vitórias, um empate e uma derrota, e seguia na liderança da competição - o Fluminense terminaria campeão, num triangular contra o próprio Vasco e o Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1983: em jogo disputado em São Januário, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Rio Negro, do Amazonas. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Jason (dois) e Duílio.

1986: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, gol do centroavante Washington, aos 23 minutos do primeiro tempo.

2000: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Madureira. Os gols do triunfo tricolor foram de Agnaldo (dois) e Donizete Amorim.

2002: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 2 a 0, gols de Régis e Magno Alves.

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Boavista, em Moça Bonita, graças aos gols de Jean (de falta) e Rafael Sobis.

2014: como acontece em praticamente todos os anos desde 1986, o Fluminense foi garfado pela arbitragem, e acabou eliminado do Campeonato Carioca. O Vasco venceu o segundo jogo da semifinal por 1 a 0, em partida na qual o árbitro Marcelo de Lima Henrique anulou gol legal do centroavante tricolor Fred, alegando impedimento inexistente. Curiosamente, o Fluminense, que era disparado o maior campeão do Rio de Janeiro até 1985, passou a ganhar pouquíssimos Campeonatos Cariocas, justamente a partir da ascensão ao poder de um notório desafeto seu na Federação.

2016: em jogo disputado no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol do meia Gustavo Scarpa, aos 13 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariante do dia:

Eduardo Alexandre Baptista, o Eduardo Baptista (1972), treinador paulista, natural de Campinas, que esteve no comando técnico do time profissional do Fluminense entre 2015 e 2016. Dirigiu o time em 26 partidas, e foi um dos treinadores na campanha do título da Copa da Primeira Liga, em 2016.
Eduardo Baptista.

Elinton Sanchotene Andrade (1979), goleiro gaúcho, natural de Santa Maria, com curta passagem pelo elenco profissional do Fluminense, em 2004 (não chegou a entrar em campo numa partida oficial pelo Tricolor).

PCFilho

2 comentários:

  1. Curiosamente, o Fluminense, que era disparado o maior campeão do Rio de Janeiro até 1985, passou a ganhar pouquíssimos Campeonatos Cariocas, justamente a partir da ascensão ao poder de um notório desafeto seu na Federação.

    Perfeita colocação.

    Entre 1969 e 1985, o Fluminense ganhou 9 Campeonatos Cariocas em 17 anos.

    Entre 1986 e 2018, o Fluminense ganhou 4 Campeonatos Cariocas em 33 anos.

    Não pode ser pura coincidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não é coincidência.

      E vale ressalvar que o Fluminense não caiu tanto de rendimento em competições nacionais e internacionais. Muito pelo contrário: no período desde 1986, o Fluminense chegou entre os 4 melhores do Campeonato Brasileiro em 1988, 1991, 1995, 2001, 2002, 2007, 2010, 2011 e 2012. Foi finalista da Copa do Brasil em 1992, 2005 e 2007. Foi finalista da Copa Libertadores em 2008. Foi finalista da Copa Sul-Americana em 2009. O rendimento nessas competições foi similar ao do Vasco e superior aos de Flamengo e Botafogo.

      É só no Campeonato Carioca que, "misteriosamente", as coisas não funcionam bem para o Fluminense.

      Dizem que Deus está nas coincidências. Eu complemento: ou Deus, ou o diabo...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.