sábado, 29 de agosto de 2020

Quem tem Fred não morre pagão

Foto: André Durão.

Amigos, quando Fred voltou ao Fluminense, muitos torceram o nariz. "Já está acabado para o futebol", disseram. "É um ex-jogador em atividade", gritaram. Nem mesmo ao vencer de bicicleta os 450 quilômetros de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, o centroavante convenceu os críticos de que ainda está em forma. "Pura jogada de marketing", vociferaram.

E nas primeiras atuações, o camisa nove de fato esteve apagado. Não parecia o mesmo Fred, aquele bom e velho artilheiro do Fluminense e da Seleção Brasileira. A bola chegava, mas batia em suas canelas e escapava, tal qual a batata quente das brincadeiras do jardim de infância.

Neste sábado 29, o Fluminense vencia o Vasco por 1 a 0, graças a um golaço de Dodi no início do primeiro tempo. O cronômetro chegava aos trinta minutos da etapa final, quando Odair Hellmann chamou Fred no banco de reservas. Ele entrou e, como sempre, só tinha um pensamento: marcar um gol e definir o clássico. O artilheiro é assim: obcecado com o gol. Ele dorme pensando no gol, sonha com o gol e acorda querendo fazer o gol.

Fred só estava em campo havia cinco minutos. Sua camisa tricolor sequer estava molhada. Contra-ataque do Fluminense, Wellington Silva aciona Ganso, que toca para Fred. Ele ainda está longe do gol, mas vê o caminho aberto e não hesita: chuta forte da entrada da área. O bom goleiro do Vasco salta, se estica todo, até encosta na bola com as pontas dos dedos, mas não consegue evitar o gol de Fred.

O golaço de Fred. O 173° gol de Fred com a camisa tricolor. Ele agora está a onze de igualar o lendário Orlando Pingo de Ouro, segundo maior goleador da história do Fluminense (lá do paraíso, o mito pernambucano torce para ser superado, acreditem).

O Vasco ainda descontou nos minutos finais - o que serviu para aumentar a importância do gol de Fred. Afinal, o Fluminense venceu por 2 a 1 no Maracanã, e foi dele o gol da vitória.

Um gol que faz a torcida tricolor voltar a pensar alto. Não sabemos ainda o quão longe este time pode ir, mas já nos permitimos sonhar novamente.

Porque, como diz meu amigo Montanha, quem tem Fred não morre pagão. Pode até, quem sabe, ser campeão.

PCFilho

3 comentários:

  1. NÓS, NÃO. MINHA CARA, DESDE QUE MINHA GERAÇÃO VISSE NO VASCO, SEMPRE, UM FREGUÊS DE CADERNO AO MENOS ATÉ 1985 E DAÍ UMA SUCESSÃO DE PÉSSIMAS ADMINISTRAÇÕES HAJAM PERMITIDO COM QUE SE INVERTESSE A ESTATÍSTICA, E NOSSO GRAVATINHA PRESENTE E ATENTO SEM ODAIR MAIONESE E NO TRILAR DO APITO LIMIAR DO CLÁSSICO AOS 2.42 NA BOLA ROLADA PELO EGÍDIO E ADVINDA NO REBOTE N'UMA TRIVELA DO DODI A NEM MANGA DEFENDER, PROSSEGUIRÍAMOS A VER O EVANÍLSON GOL VAZIO, O NENÊ, PRESEPEIRO, NA DEMASIA, ATÉ QUE O FRED SE IMPUSESSE NO ARREMATE FULMINANTE NA VITÓRIA SANTA DE MAIS 3 PONTOS DECISIVOS...AMPLIAM - SE NOSSAS CHANCES A SUPERAR O GOIANIENSE ATLÉTICO NA QUARTA JÁ CONHECENDO O ADVERSÁRIO DAQUELA GRANA DA COPA DO BRASIL..CONFINADO O SOBRENATURAL DE ALMEIDA, JAZ...

    ResponderExcluir
  2. Ídolo!
    No comentário acima,péssimas administrações + apitos tenebrosos contra nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.