domingo, 4 de abril de 2021

Branco, craque do Fluminense e da Seleção


Neste domingo 4, um dia após vencer a batalha contra o coronavírus e ter alta do hospital, o grande Branco comemora seu 57º aniversário.

Gaúcho, Cláudio Ibraim Vaz Leal nasceu em Bagé, no dia 4 de abril de 1964. Começou sua carreira no Grêmio Esportivo Bagé, e seu talento logo o levou para o Internacional de Porto Alegre, em 1981. Pouco depois, se transferiu para o Fluminense, clube em que se tornaria um ídolo.

Branco foi um lateral-esquerdo icônico, apontado como um dos melhores da história do Fluminense e da Seleção Brasileira na posição. Com suas venenosas cobranças de falta, era o terror dos goleiros adversários.


Com a camisa do Fluminense, Branco conquistou os Campeonatos Cariocas de 1983, 1984 e 1985, o Campeonato Brasileiro de 1984 e o Torneio de Seul de 1984. Totalizou 12 gols em 157 jogos pelo Tricolor, entre 1983 e 1986, em 1994 e em 1998.


Pela Seleção Brasileira, Branco marcou 9 gols em 72 jogos, tendo disputado três Copas do Mundo (1986, 1990 e 1994). Conquistou a Copa América de 1989 e a Copa do Mundo de 1994. No Mundial dos Estados Unidos, teve participação fundamental, marcando o gol da vitória contra a Holanda, nas quartas-de-final, em uma antológica cobrança de falta. Na disputa de pênaltis da decisão da Copa, contra a Itália, converteu sua cobrança.

Branco e a Copa do Mundo.

Além de Bagé, Internacional e Fluminense, Branco atuou também por Brescia (Itália), Porto (Portugal), Genoa (Itália), Grêmio, Corinthians, Flamengo, Middlesbrough (Inglaterra) e New York MetroStars (Estados Unidos).

Em 2006, Branco voltou ao Fluminense para trabalhar como coordenador técnico, função em que permaneceu até 2009, tendo participado da conquista da Copa do Brasil de 2007 e dos vice-campeonatos da Copa Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009. Ele trabalha há muitos anos como dirigente nas categorias de base da Seleção Brasileira.

Feliz aniversário e boa recuperação, Branco!

PCFilho

Um comentário:

  1. BRANCO UM DOS GRANDES LATERAIS A OCUPAR A ESQUERDA DA DEFESA TRICOLOR AO LONGO DA HISTÓRIA DA AGREMIAÇÃO SE VERIA RESPONSÁVEL PELA CONQUISTA DA COPA DO MUNDO DE 1994, QUANDO, DESFERIRA AQUELE PETARDO FULMINANTE ANTE OS HOLANDESES DUROS NA QUEDA E A LEVAR - NOS À ELIMINAÇÃO COM UM 2 X 2 ATÉ AQUELE INSTANTE. O TERCEIRO GOL ERA CONQUISTAR A DISPUTA FINAL CONRA UMA ITÁLIA SEMPRE SORRATEIRA. HOJE, QUASE ABRAÇADO PELA VELHA SENHORA, E, VEJAM, QUE, AQUI NÃO SE TRATA DA JUVENTUS DE TURIM E SIM DO CORONAVÍRUS DA COVID 19, ASSIM, SAFARA - SE E TAL QUAL O CARTOLA GENIAL MANGUEIRENSE, DEVERIA COM MUITA RAIVA PARA OS CÉUS OS BRAÇOS LEVANTAR E, ÓBVIO, DADO O INTENCIONALMENTE GENOCIDA TRATAMENTO APLICADO A COMBATER O VÍRUS E NÍTIDA MAIS UMA SABOTAGEM, QUE, UMA BUSCA A CONTER O CONTÁGIO E CERTAMENTE POR ISSO ENCARNARA MAIS UMA VÍTIMA DO CAPETÃO, EXCLAMANDO, AGORA, ALIVIADO E ASSIM DAR INÍCIO À REVIRAVOLTA A COMBATER O BOM COMBATE NA PRESSÃO AO DESGOVERNO DE INSANOS...USE SEU PRESTÍGIO PARA O BEM, FABULOSO BRANCO..

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.