terça-feira, 11 de maio de 2021

O padre Romualdo e o Fluminense


Trecho da coluna de Mário Filho, no Jornal dos Sports de 3 de junho de 1960:

"O padre Romualdo, como bom tricolor, pediu licença ao Papa para entrar no Fluminense. Mandou para Roma um relatório minucioso, o que era o Fluminense, por que o escolhera, a vontade que tinha de ser sócio dele. A resposta custou a vir mas veio com a licença. O padre Romualdo encheu a proposta, entregou-a ao Fluminense, foi admitido, deu para aparecer em Álvaro Chaves. Não faltava a um jogo, a um treino. Aos treinos ia de máquina fotográfica para bater chapa dos jogadores. A princípio não gostaram dele. Houve quem espalhasse que o bom homem de Deus dava azar. O Fluminense há muito não era campeão da cidade. Passou doze anos em brancas nuvens. E lá aparecia o padre Romualdo, todo de preto, a batina cobrindo-lhe o corpo magro, encurvado. Como, com aquela ave de mau agouro, o Fluminense podia ser campeão?

De repente, porém, chegou um título, depois outro e mais outro. Os tricolores descobriram que o padre Romualdo dava era sorte. Chamaram-no para a tribuna de honra, onde ele passava descomposturas no juiz, rogava pragas aos jogadores do outro team, sem desconfiar de nada que o estavam ouvindo, pois era surdo. Morreu nos braços de Romeu Pelliciari, sorrindo, feliz, como um passarinho."

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.