Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A penúltima rodada

Eletrizante. Amigos, esse é o melhor adjetivo para caracterizar a penúltima jornada do nosso longo campeonato. Escreverei um pouco sobre cada um dos jogos dos times cariocas.

O Botafogo fez o que se esperava dele: perdeu, mesmo jogando em casa. O alvinegro tem sido tão apático, tão displicente, que não se pode esperar outro resultado da equipe, que não a derrota. É deprimente e melancólico o fim de ano botafoguense.

O Flamengo foi beneficiado pelos tropeços de Cruzeiro e Palmeiras, na briga por uma vaga na Libertadores. Uma vitória sobre o Goiás, no Maracanã, colocaria o rubro-negro com grandes chances de conquistar a cobiçada vaga. E o que fez o quadro da Gávea, amigos? Fez 1 a 0, com Obina, e logo depois fez 2 a 0, com Juan. Não satisfeito, meteu logo o terceiro, com Obina de novo. Que início avassalador! Porém, para tristeza da massa flamenguista, o mais querido entregou o ouro. Deixou que os goianos fizessem 3 a 1, depois 3 a 2, e depois 3 a 3. Inacreditável! Agora, ficou improvável a classificação ao principal torneio do ano que vem...

O Vasco da Gama, desesperado na difícil luta contra o rebaixamento, fez a parte dele. Foi a Curitiba, venceu o Coritiba por 2 a 0, e voltou do Couto Pereira com os três pontos. Porém, todos os outros resultados foram desfavoráveis, e só um milagre salva o Gigante da Colina da Segundona. Justamente no ano em que botou Eurico Miranda para fora, o centenário clube da cruz-de-malta não merecia tamanho castigo. À torcida, resta acreditar no improvável. Futebol só acaba quando termina, já diz o ditado.

O Fluminense fez sua parte. Praticamente livre de qualquer ameaça, foi ao Morumbi apenas para defender sua honra. O Tricolor jamais entrará em campo com outro objetivo que não a vitória. E foi o que fez ontem, com brilhantismo. O São Paulo estava com tudo pronto para a festa do tri - ou do hexa, como queiram. Mas o Pó-de-arroz estragou tudo. Com grande atuação de Thiago Silva - o craque deste campeonato - o Flu merecia vencer, mas acabou saindo do Cícero Pompeu de Toledo com um empate. Como bem disse o treinador René Simões, o jogo foi a prova de que o Fluminense é um dos melhores times do campeonato, e deveria estar na briga pelo caneco. Infelizmente, a priorização da Libertadores impediu que isso acontecesse.

A última rodada promete fortes emoções. O Vasco pode cair, o Flamengo pode ir à Libertadores... Mas, para mim - Tricolor nato, hereditário e confesso - o mais importante acontecerá no sábado. Fluminense x Ipatinga marcará a despedida de Thiago Silva - o melhor jogador que eu vi envergar o glorioso manto Tricolor.

PC

2 comentários:

  1. 2008 não foi um bom ano para o futebol carioca...
    O Fluminense escreveu belas páginas na história do futebol com o melhor time do mundo, mas não foi agraciado com a merecida conquista da Libertadores, graças a um argentino ladrão e a um regulamento pobre e contraditório.

    O Vasco parecia se esconder no decorrer do ano, mas eis que apareceu, com a histórica saída de Eurico Miranda do clube. E continuou a ser manchete com uma forte queda de rendimento seguida da ameaça de rebaixamento. Agora depende de outros para não cair.

    O Flamengo colecionou vexames no Maracanã. Primeiro o 3 a 0 do América do México, uma eliminação impossível. Depois a ridícula derrota por 3 a 0 para o Galo, que à época era o pior time do campeonato. E agora mais um resultado patético deixando o Goiás empatar um placar de 3 a 0 que praticamente garantiria a vaga na Libertadores. A meu ver o Flamengo não merece e não tem condições de representar o Brasil na competição continental. O que tornou o ano rubronegro menos ruim foi a conquista do controverso bi em cima do Botafogo.

    O Botafogo a meu ver é o time em situação mais melancólica. Sim, acho que a longo prazo a situação do Vasco é melhor que a do Bota!!! Primeiramente o ridículo episódio do "chororô" após a perda da Taça Guanabara. Depois de conquistar a Taça Rio e merecer o título estadual, teve duas atuações apagadíssimas na decisão do carioca e foi, com justiça, derrotado pelo Flamengo. Destaco também sua pequena torcida, que se enche de um pessimismo mais forte que tudo, e que parece se empolgar mais em "ter" um estádio do que em disputar títulos.
    O Botafogo chegou a ensaiar uma briga pela Libertadores, garantiu a permanência na série A, e hoje se encontra em situação deplorável, com jogadores em debandada, salários atrasados, um time cada vez mais apático...
    Me arrisco a dizer que se o campeonato tivesse mais um turno, o Fogo seria a única "barbada" pra Segundona. Se continuar do jeito que está, os próximos anos serão negros para o alvinegro...

    ResponderExcluir
  2. Ramón, acho que você merece uma vaga de colunista aqui. Tá escrevendo mais e melhor que eu e Rafael.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.