Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Futebol de seleções - Crise em Portugal

(o técnico Carlos Queirós e o atacante Cristiano Ronaldo)

Por: Marcos Chaves.

Amigos, a Seleção Portuguesa de Futebol vive momentos críticos nas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010, a ser disputada na África do Sul. A equipe, que na última Copa alcançou a 4ª posição geral, vem tendo um desempenho irrisório na competição; comandados por Carlos Queirós (cujo último trabalho foi o de treinador adjunto de Alex Ferguson, no Manchester United), os portugueses se encontram em um simplório terceiro lugar no Grupo 1, com apenas seis pontos em quinze disputados. Se você acha que a terceira posição é confortável, a Suécia, que se encontra em quarto lugar no mesmo grupo, possui o mesmo número de pontos e um jogo a menos. A Albânia, quinta colocada, também tem seis pontos, mas dois jogos a mais.

As duas seleções que ocupam a ponta da tabela são a Dinamarca e a Hungria. Tanto os dinamarqueses quanto os húngaros possuem 13 pontos, mas os escandinavos possuem um jogo a menos. Os sete pontos que separam Portugal da Copa do Mundo (ou, no minímo, da repescagem) não parecem tão simples de serem conquistados, tendo em vista a tabela da seleção portuguesa e o futebol apresentado.

O próximo jogo dos lusitanos é contra a Albânia, fora de casa, no dia 6 de junho; até aí tudo bem, mas o problema mora nos jogos de 5 e 9 setembro, quando eles enfrentarão Dinamarca e Hungria em suas respectivas casas, sem a miníma chance de pensar em perder. Fechando a tabela de seu grupo, eles enfrentam novamente a Hungria no dia 10 de outubro e, posteriormente, Malta (última colocada do Grupo 1, com apenas um ponto conquistado) - ambos os jogos em casa.

A grande questão é: como a seleção de jogadores como Deco e o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, poderia não marcar presença no Mundial da África do Sul? Os insucessos de Portugal devem, sim, ser atribuídos ao técnico Carlos Queirós, mais pelo fato de o treinador aparentar desconhecer a profundidade de seu plantel do que por questões táticas. Afinal, partindo do ponto de vista técnico, parece até impossível que os nomes acima citados, que apresentaram um futebol tão vistoso na última Eurocopa (comandados por Felipão), possam ter caído diante de seleções como a Albânia (empate em 0x0 dentro de casa) ou Suécia (0x0 fora de casa).

Essa relação insossa de Queirós para com seu plantel ficou evidente na partida contra a Suécia, em que ele entrou em campo praticamente sem atacantes, preferindo escalar o meio-campo Danny solitário na frente, trombando com os dois armários da zaga sueca, tudo para satisfazer o seu 4-3-2-1.

Enquanto isso, mais atrás, o técnico português inventou de deslocar o desajeitado zagueiro Pepe para a cabeça-de-área, sem considerar que, apesar de ser um bom zagueiro, o brasileiro naturalizado português não possui competência para armar jogadas de maneira eficiente, o que comprometeu a criação de jogadas partindo do meio-campo, completado pelo também volante Raul Meireles e por Tiago.

Nem mesmo Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa, que caíam pelas pontas do ataque português, puderam concretizar um mísero tento a favor de sua seleção, que pecou bastante nas finalizações. Mesmo que Deco tenha dado mais "molejo" ao time, quando substituiu Tiago, os portugueses não conseguiram marcar um único gol, para ao menos garantir os três pontos, culpa do ataque mal-formado pelo técnico Queirós, que precisa colocar em sua cabeça que necessita, sim, de um atacante de ofício.

Caso contrário, adeus África do Sul.

4 comentários:

  1. não conseguir classificar Portugal pra copa,num grupo que o único time razoavelmente bom é o da Dinamarca é brincadeira,os portugueses devem estar fazendo promessas pro Felipão voltar

    ResponderExcluir
  2. dinamarca e suécia*

    ou eu estou por fora e esse time da hungria é muito bom,ou portugal e suécia estao dando mole

    ResponderExcluir
  3. Será que temos um novo escrete húngaro?

    ResponderExcluir
  4. A incompetência dos treinadores beira o ridículo, esse é só mais um exemplo...enquanto os cartolas continuarem a só contratar para a posição pessoas "ligadas"(qualquer zé ruela, ex-jogador, preparador físico, apadrinhado...) ao futebol essa palhaçada vai continuar!!!
    Coitados de nós torcedores!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.