Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

Golaço do dia #94 - Geoff Hurst


Atleta: "Sir" Geoffrey Charles Hurst.
Nascimento: 08/12/1941, em Ashton-under-Lyne, Lancashire, Inglaterra.
Jogo: Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental, após 2 x 2 no tempo normal. (Final da Copa do Mundo de 1966).
Local: Wembley Stadium, Londres, Inglaterra.
Data: 30/07/1966.

Após empate em 2 a 2 no tempo normal, Inglaterra e Alemanha Ocidental partiram para a prorrogação na decisão da Copa do Mundo.

Aos 11 minutos do tempo extra, Alan Ball cruzou, Geoff Hurst girou e chutou. A bola bateu no travessão, quicou no chão (sobre a linha, ou perto disso), e um zagueiro alemão afastou.

O árbitro suíço Gottfried Dienst teve dúvida se a bola havia entrado ou não. Consultou então seu assistente, o soviético Tofik Bakhramov, que tomou a mais difícil decisão que um bandeirinha jamais teve que tomar. Como juiz e bandeirinha não possuíam um idioma falado em comum, se comunicaram por gestos. E o tento foi validado.

Os alemães duvidam da imparcialidade do bandeirinha, uma vez que a União Soviética havia sido eliminada pela Alemanha Ocidental na semifinal. Bakhramov jurou, até o fim da vida, que tinha certeza absoluta de que a bola havia entrado.

Reza a lenda que, no seu leito de morte, o perguntaram de onde vinha tanta certeza. Sua resposta teria sido "Stalingrado". Seria uma referência à Batalha de Stalingrado, que ocorreu durante a II Guerra Mundial (entre 17/07/1942 e 02/02/1943). A batalha é conhecida como a mais sangrenta da história da humanidade, com um número de mortes estimado em dois milhões. O sexto exército da Alemanha Nazista acabou derrotado pelas forças soviéticas. Foi a primeira grande derrota das forças de Adolf Hitler.

Em 1996, em um estudo do Departamento de Engenharia da Universidade de Oxford, chegou-se à conclusão de que a bola não entrou por completo, conforme determinam as regras do jogo. Teriam faltado seis centímetros para isso.

Hurst, que já marcara um gol no tempo normal, ainda fez mais um, no último minuto da prorrogação. E a Inglaterra sagrou-se campeã mundial de futebol, pela primeira vez (e única até hoje). Geoff Hurst é até hoje o único jogador a marcar três gols numa final de Copa do Mundo.

O gol mais polêmico da história do futebol não poderia ficar de fora da nossa lista. A bola entrou ou não entrou? Deixe sua opinião nos comentários!

PC

Um comentário:

  1. Não foi gol...
    Escalar esse soviético é equivalente (menos pior) a escalar o Baldassi na final da Libertadores de 2008. Exemplo clássico de falta de bom senso.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.