Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Análise Tática do Tricolor de 2010

(postagem feita também no Pavilhão Tricolor)

Amigos, hoje analisarei como joga o Fluminense de Cuca nesse ano de 2010, detalhando o posicionamento e a movimentação de cada jogador do pó-de-arroz.

O embrião da atual equipe tricolor surgiu na reta final de 2009, quando o Fluminense conseguiu uma arrancada histórica, salvando-se de um rebaixamento praticamente inevitável, e conquistando o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Naquela ocasião, Cuca encontrou sua equipe ideal, escalando-a no 3-5-2, com Rafael; Digão, Dalton e Gum; Mariano, Diogo, Diguinho, Conca e Dieguinho; Maicon e Fred. Por causa de um problema na inscrição, o ala-esquerdo Dieguinho era substituído por Marquinho nos jogos da Copa Sul-Americana. Posteriormente, Digão e Maicon lesionaram-se, dando lugar a Cássio e Alan.

Após conquistar um aproveitamento excepcional, beirando os 90%, o time de guerreiros foi todo mantido para a temporada de 2010. A eles somaram-se os reforços do lateral-esquerdo Júlio César, do zagueiro Leandro Euzébio, do meia Everton e do atacante André Lima. Como era de se esperar, o treinador Cuca manteve o esquema bem sucedido: o 3-5-2, que detalho nos parágrafos abaixo.

Na defesa, têm jogado o trio Gum, Cássio e Leandro Euzébio. Cabe ressaltar que Dalton e Digão têm sofrido problemas de lesões. Em 2009, o zagueiro que ficava na sobra (chamado de líbero por alguns) era Dalton. Hoje, quem tem feito o papel é Leandro Euzébio. Cássio e Gum têm tido alguma liberdade para subir ao ataque, aparecendo bem como homens-surpresa. Quando um dos zagueiros sobe, Diguinho e Everton fazem sua proteção.

Tenho visto algumas críticas ao sistema defensivo, que não considero justas. À exceção do desastroso segundo tempo contra o Flamengo (5 a 3, quatro gols sofridos após a entrada de Vinícius Pacheco), a defesa tem ido muito bem. Alguns citarão também o último jogo contra o Vasco (3 a 0), mas convenhamos que os dois últimos gols foram sofridos já no apagar das luzes, quando o Tricolor tentava empatar, e jogava com um a menos.

O meio-campo tricolor tem sido formado pelo triângulo Diguinho-Everton-Conca, com os alas Mariano pela direita e Júlio César pela esquerda. Cabe dizer: o 3-5-2 de Cuca é muito diferente do 3-5-2 usualmente adotado no Brasil, recheado de cabeças-de-área, com alas muito recuados. No Tricolor, o triângulo conta com dois volantes, mas ambos sabem sair jogando, e o fazem com frequência. Além disso, os alas atuam espetados, no ataque, na mesma linha do armador Conca.

O ala-direito Mariano anda em grande fase, buscando sempre a linha de fundo e as tabelas com Conca e com os atacantes. Já o ala-esquerdo Júlio César tem sido burocrático. Afunila todas as jogadas, ainda não pisou na linha de fundo em 2010. Júlio César é muito técnico, mas precisa aproveitar melhor seu potencial. Passes para o lado são muito pouco para um ala-esquerdo titular do Fluminense.

No ataque, a dupla Maicon-Fred era naturalmente a melhor opção. Com Fred centralizado, eventualmente recuando para o avanço dos outros homens de frente. E com Maicon voando pela ponta-direita, aproveitando sua velocidade de papa-léguas de desenho animado. A dupla se completa maravilhosamente, nasceram um para o outro. Além disso, Maicon auxiliava muito os avanços de Mariano, com tabelas venenosas pela direita. Eram essas tabelinhas as principais jogadas do Fluminense. Até que a diretoria tricolor entrou em campo, vendendo Maicon aos russos. De imprevisível, o ataque pó-de-arroz passou a ser facilmente marcado.

Alan e André Lima não são substitutos para o ponta Maicon, mas sim para o centroavante Fred. Maicon saiu e não havia um substituto para ele. Quando digo que Deus é tricolor, é por essas coisas: na hora certa, surgiu Wellington Silva, que alguns chamam de promessa, e para mim já é craque. Nos primeiros jogos com a camisa tricolor, o garoto foi o melhor em campo, mesmo com apenas 17 anos de idade. Wellington Silva faz um jogo vertical, inteligente, objetivo. Com ele em campo, a linha de frente do Fluminense volta a ser imprevisível, volta a contar com a surpresa. Cuca não demorará a enxergar isso.

Para encerrar a análise tática, pergunto: o 3-5-2 de Cuca é uma inovação? Respondo: sim, sem dúvidas. O 3-5-2 brasileiro sempre foi muito defensivo. Por exemplo, o de Felipão na Copa de 2002, que contava com apenas três homens no ataque: Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho. Ou por outra, o de Muricy no recente tricampeão brasileiro São Paulo, baseado na ligação direta dos zagueiros para os atacantes, praticamente sem meias de criação. Um 3-5-2 tão ofensivo é, com certeza, uma grande contribuição para o futebol tupiniquim.

Cabe lembrar que o 3-5-2 de Cuca não é bem uma invenção. Desmembrando o esquema em 3-2-3-2, vemos que se configura muito semelhante à formação MM do escrete húngaro, que revolucionou o futebol mundial na década de 50.

Fica a nossa torcida para que o Fluminense de Cuca também entre para a história. De preferência como campeão.

PC

16 comentários:

  1. Grande análise. Tudo foi dito.
    Quanto a Júlio Cesar, sei que não está no seus melhores dias, mas pelo menos tem técnica. Antes ele que João Paulo, não vamos reclamar de barriga cheia...e o cara ainda pode melhorar.

    Acho que o Flu deveria adotar a política barcelonista (herdada do grande Johann Cruijff) de só admitir jogadores técnicos. Um time técnico pode não ir bem sempre, mas jamais mergulha na lama.

    ResponderExcluir
  2. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quinta, 01 Abril 2010 22:53 Cesar
    Gostei muito da linha do comentário.
    Ressalto apenas que MW e não MM seria o esquema mais que ideal para este nosso time.
    3-2-2-3, com a mesma lógica para defesa, 2 na contenção e 2 na criação, e 3 ligando meio e frente, com o meio forte, resgatam-se os "pontas" e o Fred de pivô ou entrando de frente.
    Se dizem que o Cuca gosta de inventar, porque não, com o futebol tão mais rápido e vigoroso, reinventar?
    Vamos pra cima, Fluzão !


    2 Quinta, 01 Abril 2010 23:11 Eric Costa
    Excelente como sempre, caro PC. Aliás,PC escrevendo aqui torna o PavTri cada vez mais atraente para leitura hehe. É de um texto desse que precisávamos para se debater. É muito fácil sair xingando os jogadores e técnico, mas não se ter uma visão tática do que realmente ocorre.

    Esse texto preencheu uma lacuna e vai render debates hehe.


    3 Sexta, 02 Abril 2010 02:05 Bernardo DeBiase
    Podia creditar parte da análise ao Eduardo Cecconi. Basicamente é o que ele escreveu há um tempo atrás em seu Blog.

    Enfim, não tomar gol de Resende e Madureira não é mérito, é obrigação. A zaga sem Digão e principalmente Dalton, é ruim, tomamos sufoco do Confiança. Não se esqueçam disso.

    E Wellington Silva dos atacantes do Elenco, é o mais criativo e o que mais lembra o Maicon. Não tem a objetividade nem o jogo tático do Maicon, mas Alan não joga bem fora da área, e Bruno Veiga é verde demais(tal qual Wellington Silva, mas o Sub-17 é mais talentoso).

    Eu acho também que o Cuca deveria raciocinar duas variações táticas que me agradam. Um 4-4-2 com o Digão na lateral-esquerda. Não precisa prender o Mariano e ainda conta com dois meias para pressionar a defesa adversária. E a outra é um 3-5-2 com o Everton na Ala. Para mim ele tem mais perfil de Ala que volante, inclusive. É habilidoso, vertical, pega bem na bola, eficiente na marcação e no apoio. Um jogador completo, mas eu não gosto de um meio-campo com média de altura e potência física tão baixa.

    ResponderExcluir
  3. 4 Sexta, 02 Abril 2010 02:14 VINICIUS REZENDE TOLEDO
    Bom comentário!

    Acho que a venda do Maicon foi um beijo da morte para o Fluminense! Arrisco-me a dizer que no futebol mundial atual, não há jogador com a característica dele (digo isso sem fanatismo algum), os dois últimos que vi que atuavam dessa forma: Euller e Overmars (pelo menos são os que me lembro).

    Wellington Silva necessita de liberdade maior, não ficar preso somente em uma faixa de campo, o garoto é muito criativo.

    Na minha opinião, não há mistério, ou seja, CUca tem que bancar a base do time de 2009 com:

    Rafael

    Gum - Digão - Dalton

    Mariano - Diguinho - Ewerton - Conca - Dieguinho

    Wellington Silva - Fred

    Julio César está muito mal, merece banco!

    Alan prova que é no máximo um 12º jogador, apesar de achar que ele sempre é sacrificado, pois joga sempre fora da área, quando na verdade ele sempre foi jogador de área, oportunista e matador, desde os juniores.

    Acho que o esquema sempre terá que ser o 3-5-2, pois:

    1 - Não temos nenhum grande zagueiro individualmente falando, entretanto, é mais do que visível que quando 3 deles são escalados, independentemente dos escolhidos, a zaga sempre joga de forma aplicada taticamente e organizada, isso é fato, a zaga possui conjunto forte.

    2 - Os nossos laterais só rendem nesse esquema, outro fato a ser destacado. Já está mais do que provado. Mariano cresceu e se destacou nesse esquema e JC no Goiás, fez dois senhores Brasileirões nos dois últimos anos, atuando dessa forma. Ambos não tem vocação defensiva alguma, ou seja, colocá-los no 4-4-2, poderá trazer sérios problemas ao Flu.

    3 - No meio, necessita somente de uma melhor organização, acho que Diguinho tem que ficar mais fixo e Ewerton sim, sair mais para o jogo, aparecer mais ao ataque, pois ele tem bom infiltração e bom chute, além de uma habilidade maior, ou seja, é mais envolvente e perigoso que o Diguinho que marca muito mais que o Ewerton.

    4 - No ataque, WS é a melhor opção para atuar ao lado Fred, isso é fato. Fora WS, não vejo outra grande opção. Já pensei no Equi Gonzalez entrando mais avançado eo Flu ganhando mais um homem de meio campo e os alas ganhando ainda mais liberdade e o jogo ficar centralizado no Fred o qu etambém poderia gerar mais espaços para boas infiltrações dos alas, sendo que a bola chegaria ainda melhor com Conca e Equi distribuindo o jogo.

    É só o Cuca parar de inventar!

    ST!!!

    5 Sexta, 02 Abril 2010 02:14 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Cesar e Eric, obrigado pelos elogios.

    Bernardo, de fato minha análise está semelhante à do Eduardo Cecconi (que é um cara muito bom, diga-se).

    Quem quiser ler a análise do Cecconi, está nesse link:
    http://wp.clicrbs.com.br/prelecao/2010/03/08/fluminense-se-aproxima-do-mm-no-3-5-2/?topo=77,1,1

    ResponderExcluir
  4. lembrando que o Maicon, até o fim do primeiro semestre de 2009, jogava com pouca objetividade e explorava mal sua velocidade. até que percebeu que era só 'dar o tapa' pra cima dos zagueiros, que acabava em gol.

    O WS tem MUITO potencial. Até o fim do ano pode evoluir muito e se entrosar mais com Fred e André Lima, e acredito que nosso ataque possa encaixar tão bem quanto foi no fim do ano passado.

    ST, ótima análise PC !

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Que tal uma análise tática do Botafogo de Joel?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos elogios, Ramón, Iam e Minoru! :)

    ResponderExcluir
  7. 6 Sexta, 02 Abril 2010 11:46 Marco Aquino
    Muito boa análise, PC.

    É assim mesmo que o Fluminense joga.

    Contra grandes e pequenos. Engessado como ele só.

    E as jogadas de ataque passam necessariamente pelos pés do Conca e do Mariaso, somente.

    Contra times pequenos funciona, pela diferença técnica.

    Contra times grande fica bem mais complicado, porque só precisam marcar mais forte dois jogadores.

    E o Conca não tem a rapidez para se livrar de uma marcação colada.

    Temos a grande deficiência na lateral esquerda, onde o Júlio César só demonstrou ser um João Paulo com grife, e nos volantes, que nenhum apóia com qualidade.

    Pode ganhar o carioca? Claro que pode. É tudo farinha do mesmo saco.

    Copa do Brasil? Somente porque é um torneio mata-mata.

    Brasileiro? Sem chances, somos previsíveis e isso é mortal em um campeonato.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a análise! Fico preocupado com alguns críticos que são contra o Cuca. Convenhamos, temos tido uma sequencia de jogos muito boa, um ou outro tropeço, mas não dá pra reclamar. Estamos no começo da temporada, o time mostrou que é bom no ano passado e foi mérito do Cuca ter enxergado os melhores jogadores para cada posição, deixando de lado os "medalhões(?)". Os reforços encaixarfam bem, temos o Equi Gonzalez que promete muito ainda e certamente seremos reforçados para o Brasileiro. A pergunta é: esse time pode ganhar a Copa do Brasil? Talvez sim, talvez não. Mas se a vontade for a mesma do fim do ano passado, e a galera apoiar incondicionalmente como na arrancada histórica, acho que temos chances.

    ResponderExcluir
  9. 7 Sábado, 03 Abril 2010 12:36 (Antonio Henrique)
    Marco Aquino,

    O São Paulo tricampeão era previsível e isso não fez diferença pois o time ganhava mesmo assim.

    Quanto a formação do Flu.

    Acho que podemos jogar desta forma e também num 4-4-2 falso com Diogo (ou o Diguinho, com a entrada de Equi no meio para armar com o Conca) fazendo um papel de terceiro zagueiro/volante, isso é uma opção para mudar pouco caso precisemos melhorar a saida de bola, ocupação do meio campo ou se tivermos problema de desfalques.

    Também acho que precisamos de um jogador com as características do Maicon, o Wellington Silva é uma opção valida, mas isto é pouco pois assim o time fica sem reserva para uma posição importante.

    Também acho que o Julio Cesar devia passar mais pela ponta, ele tem sido muito burocrático e isso vem atrapalhando o desempenho do time.

    []'s

    ResponderExcluir
  10. 8 Sábado, 03 Abril 2010 19:10 Denilson --- DDTricolor
    PC Filho,

    A sua análise tática está correta, temos visto isso que você descreveu.

    Mas se taticamente você está correto, não dá pra dizer que eseteja tão certo com relação a alguns jogadores. Por exemplo, LEANDRO EUZÉBIO está muito abaixo de todos os demais zagueiros do FLU, e LEANDRO EUZÉBIO não sabe atuar como líbero, não sabe jogar na sobra. DALTON, na verdade, é o único que sabe fazê-lo e muitíssimo bem.

    DALTON foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da defesa Tricolor no final de 2009, juntamente com a presença de DIOGO á frente da zaga, protegendo os zagueiros. Digo que DALTON é o melhor zagueiro do FLU.

    O que me incomoda é que CUCA -- que é um bom treinador --, sabe disso, mas insiste em escalar o pior dos nossos zagueiros que é o LEANDRO EUZÉBIO. Fico com uma enorme de uma pulga atrás da orelha por conta disso.


    Concordo plenamente que a saída de MAICON e a contusão de FRED deletaram o nosso ataque que jamais funcionará com o inconstante ALAN e o fraquíssimo ANDRÉ LIMA. Tenho, como você, fortes espaeranças de que WELL SILVA e FRED resolvam a parada.

    No meio já estou preferindo DIOGO e EVERTON, pois DIGUINHO caiu muito de produção, não tem marcado bem e está com péssima saída de bola.

    Quanto ao JÚLIO CESAR, cuja contratação aprovei, não está correspondendo, ainda. Então, banco nele e que MARQUINHO assuma, pelo menos até que JULIO CESAR se recupere. Mas confesso que sou um dos poucos que aposta em MARQUINHO na lateral esquerda.

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  11. 9 Sábado, 03 Abril 2010 23:34 Tricolor Padrão
    Parabéns PC, vc está sempre produzindo excelentes textos.

    Não quero que o Cuca sai do Fluminense agora. Vamos deixar ele trabalhar. Ele sabe montar times como poucos no Brasil. O time do SPFC campeão mundial em 2005 foi montado por ele. O esquema era dele. O Paulo Autuori somente deu sequencia no esquema de 3-5-2.

    O meu time preferido é esse, enquanto não chega os reforços para o Brasileiro/2010:

    Rafael

    Gum - Digão - Dalton

    Mariano - Diguinho - Ewerton - Conca - Julio Cesar

    Wellington Silva - Fred


    10 Domingo, 04 Abril 2010 00:47 Bernardo DeBiase
    Antônio Henrique, o São Paulo de 2006-7-8 era previsível, mas era uma retranca desgraçada, uma zaga segura, um meio-campo de brucutus e tudo. Nem todos bons jogadores, mas o time era de jogadores privilegiados fisicamente. Acho que a média de altura do time devia ser algo em torno dos 1,80m-1,85m e todos muito fortes.


    11 Domingo, 04 Abril 2010 02:35 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Obrigado a todos pelos comentários.

    Tricolor Padrão, meu time preferido é exatamente esse que você escreveu.

    Sobre o São Paulo tricampeão, o time era forte fisicamente sim, o Bernardo tem razão. Mas também era previsível. O time jogava na base do "balão", sem um "camisa 10" (o Hernanes era o único com alguma criatividade no meio-campo).

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  12. 12 Domingo, 04 Abril 2010 12:06 Ian88
    Galera passo aqui para convencê-los que precisamos fazer uma campanha fervorosa para Conca na seleção argentina.
    O cérebro da equipe tricolor e craquíssimo merece o reconhecimento de vestir a camisa de seu país. Precisamos fazer camapanhas na internet, bandeiras e músicas pedindo Conca na seleção e na copa, chamar a atenção dos argentinos e de Maradona.
    Precisamos fazer uma campanha nunca vista para um jogador. Claramente Conca se chateia muito quando perguntado sobre seleção argentina. E nada mais correto do que ajudá-lo a ser convocado.

    Valeu

    ResponderExcluir
  13. perfeita análise, PC. alguns chamam esse zagueiro da sobra de líbero. mas isso não corresponde à verdade. o líbero clássico avança o seu posicionamento, ficando à frente da linha de zagueiros. era o que beckenbauer fazia. no Brasil eu não conheço ninguém q exerça essa função. quanto ao Julio Cesar, eu concordo com vc. alas devem jogar verticalizados, pelos lados, buscando a linha de fundo. mas alguns técnicos pedem q um deles faça jogadas em diagonal justamente pra ocupar o meio de campo, já q, com 3 zagueiros e alas, vc acaba ficando com um a menos no meio de campo. geralmente isso acontece qdo o time joga com pontas.

    ResponderExcluir
  14. 13 Segunda, 05 Abril 2010 13:29 Leo_20
    Caríssimos, continuo achando que nosso lateral esquerdo está sem companhia. Não adianta que ele avance pela linha de fundo sem que alguém apareça para apoiá-lo. Ou de repente é pedido do Cuca, para q ele fique um pouco mais, facilitando a saída pela direita, com Mariano.

    Estou com o Aquino. Acho o esquema engessado e só funciona contra os pequenos.

    Não me entra na cabeça enfrentar Macaé, Madureira, Resende, etc com 3 zagueiros e 2 volantes. Não dá!


    Contra um grande, colam alguém no Conca, jogam outros nas costas dos laterais, forçando a saída dos nossos zagueiros para os lados do campo, abrindo nossa defesa.

    Esperança sempre, mas tá tudo igual. Afinal, o famigerado Botafogo ganhou a Taça GB...

    ResponderExcluir
  15. Acho que vc deu uma simplificada no esquema do Cuca. Rola muitas trocas de posição entre os jogadores, principalmente entre os alas e os atacantes. Por isso, muitas vezes o esquema de cuca é chamado de 3-6-1 ou 3-4-3. Com a dupla alan e fred na frente, se configura um 3-5-2 mais clássico, mas com o Maicon em campo, na maioria das vezes ele fazia o papel de ala, marcando o lateral adversário, e o mariano caia pela meia direita. Diversas vezes vemos o júlio césar atuando também como um legítimo meia, caindo inclusive pelo lado direito, sendo coberto por Everton. E essas variações tornam o time ainda mais ofensivo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.