Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resenha: Tricolor 2 x 1 Flamengo


Amigos, o juiz Marcelo até tentou atrapalhar o Fluminense, mas conseguiu apenas impedir uma goleada tricolor. O Flamengo, perdidíssimo, não entrou em campo para jogar futebol, mas sim para lutar com socos e pontapés. A superioridade do Fluminense foi tão colossal, tão impactante, que, certa hora, olhei para o campo e achei que estávamos enfrentando o Tabajara, não o Flamengo. Hoje, o árbitro poderia ser a própria Patrícia Amorim, que o Tricolor venceria mesmo assim.

No duelo das arquibancadas, a impressão era a mesma, tamanha era a surpreendente diferença numérica. Havia quatro tricolores para cada flamenguista presente. Onde estava a massa rubro-negra? Será a baixa presença reflexo da recente e traumática eliminação da Libertadores?

Agora deixemos de falar sobre o vencido, passemos a falar sobre o vencedor. Dentre os onze titulares, destaco Fred. Sem Fred, há um Fluminense. Com Fred, há outro Fluminense. O centroavante tricolor joga com e sem a bola, sempre com uma categoria de realeza. Deem a Fred uma coroa, e todos ao redor parecerão simples súditos tementes a seu Imperador. E este reino, devido aos corações distribuídos pelo Imperador Fred, teria o nome de Império do Amor. Acrescento: seria um império com belos ranchos, recheados de frondosas Laranjeiras imortais. Nenhuma rocinha, nenhuma.

Mas o Fluminense não vive só de Fred: há também Darío Conca, o argentino mais aguerrido do Brasil, um monstro no meio-de-campo. A jogada do primeiro gol foi toda dele: dois dribles desconcertantes, duas gambetas maradonianas, e um passe de cinema, uma assistência perfeita para Rodriguinho. Fluminense 1, Flamengo 0. O segundo gol foi do próprio Conca, um canhonaço de fora da área, após precisa assistência de Marquinho. Os 2 a 0 foram a sentença de morte do atordoado Flamengo.

Muricy Ramalho já conseguiu dar forma ao time do Fluminense. As duas últimas atuações - contra Corinthians e Flamengo - são de animar qualquer um. Já começo a sonhar com o tricampeonato.

PS: hoje ficou provado que gol de goleiro não vale.

23 comentários:

  1. AMIGO, HOJE JOGAMOS MUITO!!!

    E UM COMENTÁRIO: TEMOS LATERAL ESQUEEEERDO!!!! \o/ CARLINHOS MONSTRO!

    DESCULPE O CAPS, MAS ESTOU DEVERAS ANIMADA!!!

    OBS: MURICY FEZ MARQUINHOS JOGAR.

    ResponderExcluir
  2. Eu havia dito que o Flamengo estava em frangalhos, mas não imaginava que tinha chegado a esse ponto. Nesse ano, se Deus quiser, o Flamengo cai. Anotem aí.

    ResponderExcluir
  3. Se jogar sempre como jogou hoje, o Flamengo cai, sim.

    ResponderExcluir
  4. Que jogo! Muita Emoção! Confesso que tive um sinal divino hoje. Depois de 18 anos esperando eu hoje comprei mais uma camisa Tricolor. Tive muitas brancas e uma tricolor retro, mas igual a de jogo, desde a Penalty-Coca-Cola eu não tinha; E hoje chegou a camisa de nº 4 com meus sobrenomes.

    E estava escrito que ela iluminaria esse Fla-Flu!

    ResponderExcluir
  5. Carlinhos joga fácil.

    O MLH deixou de aplicar:
    4 amarelos pra mulambada nos 15 minutos iniciais, 2 ou 3 vermelhos pro Toró (terminou o jogo com um amarelo), um vermelho pro David (terminou com 1 amarelo).

    E roubou pouco. (comparado à sua normalidade)

    Hoje MLH não aplicou os 2 principais alicerces de sua estratégia: amarelar o sistema defensivo e inverter faltas. Alguma coisa aconteceu...

    Sem roubos, o resultado foi esperado, vitória fácil do Fluzão.

    ResponderExcluir
  6. finalmente atuaçoes que dao o minimo de esperança.

    que carlinhos,marquinho e conca continuem jogando o que jogaram hoje,lado esquerdo ta muito bem

    ResponderExcluir
  7. Parece que os 15 minutos de faixa fizeram bem ao MLH. E ele atendeu o pedido: Roubou com moderação. Toró deveria ter sido expulso, qdo NA FRENTE do juíz, deu 2 tapas na cara do Conca. Dois! E nem amarelo recebeu. A falta que resultou no gol do mau-caráter, NÃO EXISTIU! Mais um vez na CARA do juíz. Vágner Love foi deslizando contra o corpo de nosso defensor.
    Mas dessa vez nada foi capaz de ofuscar a IMENSA superioridade do TRICOLOR no campo. O Flu mandou e desmandou. Só um time jogou. Liderado por Conca, o argentino provou mais uma vez pq Muricy tanto aprecia seu futebol. A bela jogada no lance do 1o gol que termina com um passe em que Conca olha pro lado esquerdo e joga no pé do Rodriguinho no lado direito foi O QUE HÁ! Craque de bola! Sem falar no golaço no 2o tempo! Nota 10 pro nosso baixinho. Outro que merece destaque, Diguinho! Ninguém falou dele, mas na minha opinião ele foi muito bem! Até Marquinho!
    Um fla x FLU faz milagres!
    Obrigada Muricy! Tinha tempo q não sentia esse gostinho!
    TABU É O CARALH***! GANHAR FLA X FLU É NORMAL!
    ST

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Que sensação de alívio !!!
    Que maravilha sair do Maracanã e olhar debochadamente para os súditos do mal...
    NENNNNNNNNNSEEEEEEEEEEEEEE !!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou impressionado como Alvaro Chaves está fazendo bem a nosso comandante, o retranqueiro de outrora é o treinador de estilo ofensivo de hoje. O Fluminense tem jogado para frente e bonito, diferente dos dois últimos clubes que o Muricy treinou, acho que ficou provado que o velho estádio das Laranjeiras é um lugar inspirador.

    Obs: Não estou dizendo que não deveriamos ter um CT, só estou dizendo que treinar nas Laranjeiras de forma esporádica para o contato do time com sua fonte inspiradora é algo bem razoável.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem escrita a resenha. Ri bastante, apesar disso não significar nada depois de se ganhar um fra-FLU !! Rindo à toa!!

    ResponderExcluir
  12. Entendo e concordo, bigmontz.

    Há de se entender tbm que após a passagem por um enfraquecido Palmeiras, primeiro clube de tradição que ele treinou, é a primeira vez que Muricy comanda um time tradicional em boa (e sustentável) fase.

    Quando não se tem camisa (Inter e São Paulo), a retranca é o caminho natural, afinal time pequeno joga naturalmente sempre recuado.

    OBS.: antes que alguém venha falar, o Botafogo tem jogado recuado, mas sua história nem sempre (quase nunca na verdade, foi assim). É time de muita tradição. Tem que ser respeitado.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. TODOS DO NOSSO TIME JOGARAM BEM, E POR INCRIVEL QUE PAREÇA, RAFAEL ME IMPRESSIONOU, NAS DUAS BELAS DEFESAS QUE ELE FEZ.. TALVEZ, QUEM SABE, ELE NAO VOLTE A SER O QUE FOI ANO PASSADO, NE ? NADA E IMPOSSIVEL, O FLUMINENSE ESTÁ DE PARABENS..
    ST

    ResponderExcluir
  15. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quinta, 27 Maio 2010 00:53 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    Caraca… como é bom depenar o Urubú.

    Como é bom ter um lateral esquerdo que sabe jogar.

    Como é bom constatar novamente que acertamos ao contratar o Rodriguinho.

    E para os que não gostam do Conca: Como é bom quando ele deixa bem claro o porquê da maioria discordar de vocês.

    Depenamos o urubú. Que venha o galo.

    []s e ST!

    2 Quinta, 27 Maio 2010 01:13 Bruno Leonardo
    Conca você não calou a minha boca ontem.

    Apenas colocou um sorriso nela.

    Continue sendo decisivo assim!

    Habemus lateral esquerdo! Habemus treinador!

    Paulo Cézar, vc levou a faixa pro estádio? Em que setor a exibiu?

    Começou a Era de Aquário. Afinal, Marcelo de Lima Henrique não roubou, Marquinho jogou um futebol decente, Conca foi decisivo em um clássico, acabamos com a maldição da lateral esquerda e a nossa torcida ainda conseguiu ser maioria em um Fla-Flu!!!

    3 Quinta, 27 Maio 2010 01:24 Tomé
    O time foi bem e mereceu vencer por um placar até mais elástico (2x0 seria mais justo), mas acho que mostramos algumas vulnerabilidades que podem ser corrigidas se/quando contratarmos alguns jogadores de melhor qualidade.

    Achei também que o time cometeu um erro tático bobo ao recuar após abrir o placar. Ainda que justifique-se a impossibilidade de manter o time no ritmo alucinante do começo durante todo o jogo, dada a supremacia daquele momento, acredito que a postura deveria ser mantida por mais tempo.

    Quanto aos jogadores, destaco os laterais e o Conca. O argentino finalmente foi decisivo ao dar uma assistência e fazer um gol. É isso que esperamos dele com mais frequência, ou seja, que seja decisivo. Mariano e Carlinhos foram muito bem. Rafael foi bem e dizer que ele falhou no gol do Bruno, como já li e ouvi alhures, não passa de militância pró-FH. Fred foi muito bem sem a bola conseguindo sempre prender marcadores, mas estava muito mal fisicamente. De qualquer forma, temos um time com o Fred e outro, muito mais frágil sem ele. Entre os zagueiros, o cara de lagarto foi melhor que o Gum. Mas muita calma nessa hora! Elogiar pereba é sempre um risco. No meio-campo, Diogo foi bem taticamente (bom posicionamento) e fraco tecnicamente (errou passes demais e cometeu faltas bobas). É jogador para banco, mas a simples presença de um CINCÃO de ofício melhora bastante a marcação e o posicionamento do time. Tem que ser titular até chegar outro melhor. Diguinho e Marquinho tiveram atuações regulares, embora possam ter enganado muita gente como o comentarista Bob Faria que, cegamente, os mencionou como destaques. Ambos enganam por motivos diferentes. Diguinho por ter alguma qualidade com a bola no pé, embora se posicione mal, aja com preguiça e seja muito ruim na marcação. E Marquinho por correr de vez em quando (até mesmo para fazer aquela besteira de salvar um lateral com carrinho e entregar a bola no pé do adversário) e alterar tais corridinhas com lances bizarros. Já o Rodriguinho teve uma boa movimentação, mas é cedo para fazer prognósticos definitivos sobre ele.

    O importante é que o time evoluiu e é preciso cofirmar essa evolução com um bom resultado diante do Atletico/MG. Um empate, a priori, é benvindo. E que não nos enganemos a ponto de achar que tal evolução pode justificar uma desaceleração na busca de reforços.

    ResponderExcluir
  16. 4 Quinta, 27 Maio 2010 01:27 Marcelo de Freitas
    Tb não gosto do Xará, mas hj não o vi tão parcial.

    => Conca foi o destaque do jogo: 1 gol + 1 assistência.

    Mantendo tal padrão será elevado à catê FLUZILADOR!, (assistente & artilheiro).

    *

    Exagero ou vi mesmo Muriça aplicar um 4+3+3 defensivo?!, usando 2 boas duplas prá sufocar os escapes deles (Carlos e Marcos sobre Léo & Mariano e Rodriguinho sobre Juan).

    Partidão tb de 2 malditos pela nossa torcida: DIOGO sólido na porradaria protetora & MARQUINHO duplando show com Carlinhos.

    => Imaginem pensou ARAÚJO triplando com F9 e Rodriguinho?!

    5 Quinta, 27 Maio 2010 01:32 marcelo garcia
    Agora temos um bom lateral esquerdo,ha muito tempo nao via o flu marcando saida de bola do time adversario.Continue assim la em bh

    6 Quinta, 27 Maio 2010 01:53 Tomé
    Meu caro Luiz Fernando,

    Falo sobre o Conca, mas antes um adendo. Ainda que a maioria discorde de algo, isso não significa que ela esteja do lado de verdade. A virtude nem sempre se expressa através da vontade da maioria e, com muita freqüência, acontece exatamente o contrário.

    Dito isto, discordo de que a maioria "não goste do Conca". Acho que a maioria (embora, repito, isso não seja sinônimo de virtude) gosta sim dele, mas uma boa parcela dessa maioria, na qual me incluo, acha que ele não é um craque, mas "apenas" um bom jogador. Para ser mais que um bom jogador, ele teria que jogar partidas como a de ontem com mais freqüência. Como já é um jogador com alguma experiência (vai fazer ou já está com 27 anos) e está no meio de sua terceira temporada no clube já temos uma boa base para fazer afirmações a respeito de seu status como jogador.

    E o que significa na prática ele ser "apenas" um bom jogador e não um craque? Que precisamos, para aspirar coisas grandes, cercá-lo com companheiros de melhor nível, de modo que a marcação sobre ele diminua e ele possa render como bom jogador que é. Não podemos JAMAIS achar que ele pode carregar um time mediano nas costas ou confiar que nele para decidir muitas partidas. "Ah, mas nem o Fred carrega um time nas costas". Ok, mas o fato é que o Fred está em outro patamar e, por isso mesmo, é capaz de decidir partidas a nosso favor com mais freqüência que o Conca, estejamos nós com um time mediano ou um time bom.

    O Conca já se tornou um ídolo da torcida. É um bom jogador, se contunde muito pouco, treina sempre e não reclama de nada. É um ótimo atleta para se ter no elenco e um meia confiável para um time titular azeitado e com chances de ser campeão, mas a análise que fiz acima diz respeito ao que ele produz dentro do campo como regra e não pode ser vista como sinônimo de desaprovação.

    Para encerrar, nem sempre o ídolo da torcida é o craque do time. E que fique claro: O conceito do que é ser craque se limita à expectativa que o torcedor tem sobre o clube, a análise e a competição em pauta. O Clodoaldo era o craque e ídolo no Fortaleza, assim como o Brasão é o craque e ídolo do Santa Cruz. No caso a respeito do Conca, falamos de um clube da primeira divisão do futebol brasileira e sobre a expectativa diante da conquista do maior torneio nacional. Dentro deste parâmetro, o Conca é bom jogador, não craque.

    ResponderExcluir
  17. 7 Quinta, 27 Maio 2010 03:39 Tomé
    Ô, flutebol. Na sua linguagem peculiar, não é CARLOS E MARCOS, e sim CarlO e MarcO. Tem um "s" a mais nos dois. Ou algo mais inusitado, como Karl e Mark. Ah, e o Rodriguinho tem que ser Diguin já que vc já chama o Diguinho de Digo.

    De qq forma, te parafraseando, o importante é bola na rede dos putos.

    8 Quinta, 27 Maio 2010 08:11 Julio Cesar
    Temos um Lateral esquerdo.

    9 Quinta, 27 Maio 2010 08:53 Gustavo Alves Pinto
    O Juiz ontem não atrapalhou o flu nem um pouco.

    Injusto o comentário.

    De toda forma vale meter o pau nele pelos jogos passados. kkkk.

    Quanto ao Flu: Como é bom ter treinador.

    10 Quinta, 27 Maio 2010 10:53 Marcus Vinicius Caldeira
    Ontem, sem dúvida vimos o dedo do Muricy no time. Quem foi ao Maraca, viu o itme marcando forte e quando estava sem a bola via-se duas linhas de quatro atrás da bola preenchendo todos os espaços. Era difícil entrar pelo meio.

    O Flamengo só se criava em contra-ataques gerados por erros nossos. Fomos soberanos.

    O engraçado é que nos gols do Tricolor até eles comemoravam. Pelo menos, a cada gol nosso eles tremulavam as bandeiras. Parecia aquele corno que chama o amante da esposa para jantar em casa. A torcida deles é de fato rídicula!

    Carlinhos jogou muito, assim como Conca. Fred, mesmo mal, é importantíssimo. Destaque negativo para a nossa zaga. Precisamos de zagueiros, urgente!

    Que venha a galinha!

    ResponderExcluir
  18. 11 Quinta, 27 Maio 2010 12:19 Julio Cesar
    Desculpe a maldade... Novo ataque do Flamengo: O poste do amor.

    12 Quinta, 27 Maio 2010 12:50 Carlos Clark
    Com a Gávea banhada em gasolina, "Los de Muricy" (como gostam de falar os castelhanos) acenderam ontem o fósforo. Vitória duplamente santa.

    13 Quinta, 27 Maio 2010 13:35 Marcelo de Freitas
    Caro Tomé,

    O latéra tem S, mas o meia realnense não tem, não.

    *

    Oportuna da HORA!

    www.lancenet.com.br/noticias/10-05-26/760639.stm?sem-receber-ilsinho-entra-em-litigio-com-o-shakhtar

    Excel opção prá duplar com Mariano, espetado lá na ponta-direita.

    Claro!, sua posição original é latéra, mas tem catê e velô prá jogar adiantado.

    14 Quinta, 27 Maio 2010 14:26 Adib Murad
    Conca ontem fez o gol que eu sempre quis vê-lo fazer, aquela patada de fora da área, com a bola vindo da defesa. Também faço parte dessa maioria que é fã do argentino.

    ResponderExcluir
  19. 15 Quinta, 27 Maio 2010 15:07 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    Tomé,

    Creio ter havido algumas falhas na sua compreensão daquilo que escrevi. Tudo o que postei é a minha opinião e, como tal, não é verdade absoluta e sim aquilo que acredito como torcedor, como frequentador do Maracanã e como apaixonado pelo Fluminense.

    O Conca é querido pela maioria da torcida do Fluminense e o é justamente por incorporar o espírito que muitos (eu inclusive) querem ver em cada jogador do Fluminense. É um cara que joga com vontade, que tem visão de jogo, que incorpora o espírito coletivo, que é guerreiro, que não sabe o que é ser chinelinho, que sabe tocar a bola, que sabe concluir ao gol e que enche de orgulho a maioria dos tricolores por carregar no peito o nosso escudo.

    Você leu em algum trecho do meu texto que ele é um craque? Peço que você tenha um pouco de cuidado ao concluir a opinião dos outros. Principalmente quando ela não é dita ou escrita. O Conca é ídolo da torcida pela sua atitude em campo, pelo seu brio e sim, pelo seu futebol. É um ótimo jogador, cobrado em demasia por gente que (também na minha opinião) espera dele um futebol de Maradona. Alto lá, ele nunca se vendeu como tal tampouco o clube quando o contratou o vendeu assim.

    O Darío Conca é um dos melhores meias em atividade no país. Essa não apenas a minha opinião é a opinião de muitos treinadores, de comentaristas esportivos e de muita gente que frequenta (como creio que o fazem eu e você) os estádios de futebol.

    Ele é (também na minha opinião) injustiçado por uma parcela pequena da torcida que por não ver nele um monstro do meio campo opta (também na minha opinião) pelo caminho fácil de fazer críticas pesadas ao futebol do nosso bravo argentino.

    O Conca é ídolo da torcida tricolor pelo espírito que mantém em campo. Esse espírito eu e grande parte da torcida respeita, se identifica e deseja ver sempre no Fluminense.

    Espero que esse último post tenha tornado mais claro para você a minha opinião e, creio eu, a de muita gente que canta com vontade e a plenos pulmões nas arquibancadas o "Olê, olê, olê olá, Concaaaaa, Concaaaaaa".

    []s e ST!

    16 Quinta, 27 Maio 2010 15:16 Paulo Caratori
    Conca é craque. CRAQUE. Isso não se discute. Falar o contrário é não reconhecer o estilo sofisticado, refinado e esteticamente perfeito dele jogar bola.
    Se disser que ele é um bom jogador, tem que dizer que alguns não deveriam nem jogar futebol, como Marquinho.

    Ave Conca! Seu lugar está guardado em nossos corações, guerreiro argentino.

    17 Quinta, 27 Maio 2010 19:30 Tricolor Padrão
    Eu ainda não estou convencido que temos lateral esquerdo agora. Estou com um pé atrás com este Carlnhos. Não nego que ele ontem fez uma ótima partida. Que continue assim e me convença que estamos bem servidos na esquerda.

    ResponderExcluir
  20. 18 Quinta, 27 Maio 2010 20:12 Tomé
    Luiz Fernando,

    Na minha mensagem anterior reparei que me expressei mal na primeira sentença do segundo parágrafo. Você havia dito o seguinte: "E para os que não gostam do Conca: Como é bom quando ele deixa bem claro o porquê da maioria discordar de vocês". No que eu respondi, meio sem nexo "discordar de que a maioria não gosta do Conca". Realmente você não afirmou nunca que a maioria não gostava dele, portanto a minha discórdia não tinha razão de ser e ficou fora do lugar.

    De resto, aí sou eu que digo jamais ter afirmado que partiu de você ou de alguém especificamente a afirmação de que o Conca é craque. Assim, não preciso ter cuidado com uma afirmação que não fiz. A avaliação (sobre ser craque ou bom jogador) está apenas dentro de uma escala que imaginei representar diferentes categorias de atletas e que, na minha opinião, não se pode enquadrar o Conca na mais alta delas de acordo com os objetivos de um clube como o Fluminense que queremos. Tentei usar o exemplo apenas para diferenciar um bom jogador (Conca) de um craque (Fred). Tentei mostrar também que existe diferença entre ídolo e craque. A sua mensagem serviu apenas de estímulo, pois da mesma forma que não me agrada alguém malhar o Conca querendo-o fora de um elenco que tem Willians e Equi como opções, também acho exagero um desabafo como o seu a respeito um jogador que, mesmo ídolo, andava devendo. Aliás, para mim, ainda deve. Enfatizo aqui que cobrar e criticar é diferente de querer que o jogador saia.

    Repetindo o teor da minha mensagem, sem que eu me refira a algum comentário específico anterior: Não se trata de desmerecer o Conca (muito pelo contrário), mas sim de pôr as coisas em seus devidos lugares. O Conca é um bom jogador e por mim teria seu contrato renovado já por agora, mais de um ano e meio antes de seu término. Ele é um ídolo da torcida e possui vários intangíveis como atleta que são muito importantes como não se machucar, jogar sempre, ser um cara de grupo, não reclamar, não sentir a ausência de estrutura etc. Porém, COMO JOGADOR, DENTRO DE CAMPO, respeito quem pense o contrário, mas não é craque. Esse Fla-Flu de ontem foi o primeiro clássico que ele decidiu em três temporadas de clube. Só a título de comparação com um exemplo de fácil visualização, o Thiago Neves, que também não é craque, foi sempre um jogador muito mais letal que o Conca. Lembro aqui que os dois, embora sejam da mesma posição, têm estilos diferentes.

    Mas é fato também que ele não precisa ser craque para estar entre os melhores meias do país no atualidade. Para ser bem sincero, todos os times grandes têm pelo menos um meia-de-ligação de qualidade, alguns melhores e outros piores que o Conca. Há ainda vários que já foram melhores e viraram o fio.

    Pedro,

    Exato. O Marquinho nunca deveria jogar futebol num clube que aspira conquistas maiores. Talvez se jogasse no Duque de Caxias seria craque. É uma questão de expectativa do clube e do que o atleta é capaz de fazer individualmente para ajudar a preencher essa expectativa.

    ResponderExcluir
  21. 19 Quinta, 27 Maio 2010 23:11 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    Tomé,

    Eu percebi que você havia cometido esse equívoco por falta de atenção. Acontece com todo mundo.

    De qualquer forma, ao endereçar sua mensagem a mim me deu toda a margem do mundo para entender que a crítica realizada tinha como objetivo contestar alguma coisa que eu havia escrito. Se não foi, ok. Se fosse, Ok também. Se todos pensassem da mesma forma seria muito chato.

    Não concordo com um tratamento do futebol do Conca quase como mediano (você não escreveu isso mas o tratou como apenas um bom jogador). Eu o acho um ótimo jogador, muito acima da média. Acho esse papo de que ele não é decisivo um rótulo boboca e incompatível com a realidade, entretanto, entendo que você tenha todo o direito de pensar diferente e fico feliz que concordemos que o seu contrato deveria ser renovado com antecedência.

    Tendo a concordar com você, ao citar o Thiago Neves, que o nosso ex camisa 10 não seja um craque. Discordo que ele SEMPRE tenha sido um jogador mais letal que o Conca. Sempre é uma palavra difícil e perigosa de usar nesses casos. Para mim isso é balela. O TN da Libertadores de 2008 foi o melhor camisa 10 que muita gente nova viu jogar pelo Flu. No ano passado o futebol do TN ficou tímido e ele sequer foi a sombra do jogador que vimos esbanjar talento nos gramados da América em 2008 e no final de 2007 no Brasileirão. É um grande talento mas muito da subida da sua produção em 2008 se deu por ter um parceiros como o Conca ao seu lado.

    Repito: O Conca é ídolo da torcida tricolor pelo espírito que mantém em campo. Esse espírito eu e grande parte da torcida respeita, se identifica e deseja ver sempre no Fluminense. É um cara que pensa rápido, que joga com vontade, que tem visão de jogo, que incorpora o espírito coletivo, que é guerreiro, que não sabe o que é ser chinelinho, que sabe tocar a bola e que sabe concluir ao gol. Tem gente que acha isso pouco (não digo que esse é o seu caso) eu acho que isso faz dele um jogador diferenciado.

    []s e ST!

    ResponderExcluir
  22. 20 Quinta, 27 Maio 2010 23:12 Ivo
    Caros tricolores Tomé e Luiz Fernando, ambos pensam que Conca não é um craque. Discordam em detalhes.Suponho que ambos estejam errados, pois Conca é um craque. Ambos pensam que o craque carrega um time nas costas, isto é um erro. Hoje, muitos dizem e escrevem Rivelino foi um craque. Pois bem, consultem as revistas e jornais de futebol da época em que ele jogava no limitado time do Corínthias e vocês verão milhares de opiniões sustentando o que vocês dizem sobre o Conca, é apenas um bom jogador, mas não decide. Nas horas decisivas, diziam, ele some. O ponto máximo desta idéia foi a final do estadual de 74. Bastou o Riva jogar ao lado de PC, Pintinho, Manfrini e outros que ninguém mais teve dúvidas de que ele era um craque e capaz de decidir. Hoje o craque apenas idealmente carrega o time nas costas. Enfim, vejam o Conca jogando e percebam como passa e lança com perfeição. Esperem o Deco chegar e vocês verão. Esta história de que craque joga em qualquer time é balela. Em meio a jogadores limitados, o craque apenas se destaca, em meio a outros bons jogadores ele se sobressai e em meio a craques, ele é craque.

    21 Sexta, 28 Maio 2010 09:26 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    Ivo,

    Eu acho o Conca um ótimo jogador. Diferenciado mesmo. Fiquei feliz pelo partidaço que ele fez contra o Flamengo e por mais uma vez mostrar o porquê de eu e a maioria da torcida do Flu o ter em tão alta conta. Não sei se você leu todas as minhas mensagens, nelas você verá que defendo alguns dos pontos que você escreveu.

    Quanto a ser craque eu respeito a sua opinião mas é tudo o que eu posso fazer. Exceto em casos óbvios (Maradona p. ex.) tal discussão se perde em seu caráter subjetivo. Eu tendo a rotular poucos jogadores como craques (mas isso é uma postura minha que ninguém é obrigado a concordar - a mim parece que o Tomé segue a mesma linha). Para te dar um exemplo eu acho que o Reinaldo (que jogou no Galo) foi craque, tem gente que discorda - e tá tudo certo.

    Conca é ídolo tricolor e um exemplo de jogador que quero ver no Fluminense. É um dos melhores meias do país e tem todas as virtudes que escrevi em mensagens anteriores (minha opinião).

    Torço muito que com o Deco ao seu lado aconteça o que você escreveu. Adorarei morder a minha língua.

    []s e ST!

    ResponderExcluir
  23. 22 Sexta, 28 Maio 2010 15:24 Tomé
    Sabem por que eu não acho o Conca um craque? Simples. Porque o que ele produz em campo, via de regra, não é a produção de um craque. Quando usei o Thiago Neves como comparação foi por se tratar de um exemplo de fácil observação. Mesmo pior que o TN de 2007/2008, o do começo de 2009 foi responsável direto por 15 gols (entre assistências e gols próprios) naquele time cheio de defeitos montado pelo Renê Simões. É isso que eu chamo de ser decisivo, coisa que falta ao Conca. Ser decisivo para um meia-ofensivo é dar assistências e/ou fazer gols.

    A bola parada (escanteios, faltas diretas e cruzadas) do Conca é fraca, ele não faz muitos gols e tem um passe apenas razoável. Já o TN tinha uma bola parada excelente, fazia muitos gols e tinha um passe ligeiramente inferior ao do Conca.

    O que o Conca tem de muito bom são aquelas coisas que já dissemos. Ele joga sempre, não se contunde, não reclama de nada, é um jogador de grupo, não sente falta de infra-estrutura, se entrega nos jogos etc. E esses aspectos o fazem ser ídolo mais do que a sua produção efetiva. Não que a produção do Conca seja ruim, mas é menor do que a idolatria que a torcida tem por ele sugere.

    23 Domingo, 30 Maio 2010 13:12 Ivo
    Caros tricolores Luiz Fernando e Tomé,

    De fato usar a palavra craque envolve um grau muito grande de subjetividade. Muitas vezes o craque não tem o mesmo número de títulos de que um jogador apenas acima da média. Rivelino por circunstãncias fortuitas nunca ganhou um Brasileiro. Entretanto, considero que un jogador que passa e chuta em gol com a precisão de um Conca está acima da média e se não é um craque à altura de um Rivelino, está próximo de ser um craque. Mas quais os jogadores que estiveram ou estão à altura de um Riva, poucos.

    Sabem como eu penso um craque? É a frequência com a qual ele realiza grandes jogadas, não importa a sua posição.
    Observe a assistência que o Conca deu ao Rodriginho no último Fla-Flu, ou a do Campeonato brasileiro passado no segundo jogo contra o Atlético Paranaense. Ou a frequência com a qual ele abre uma defesa com dribles num pequeno espaço. Ocasionalmente, um bom jogador pode realizar um grande lance, como estes, o Conca o faz com frequência. Isto o torna um craque.

    Saudações tricolores

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.