Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Xerém fabrica...


Amigos, hoje recebemos a notícia: o atacante Alan está mesmo deixando o Fluminense, para assinar com o Red Bull Salzburg, da Áustria. O príncipe pó-de-arroz é mais um exemplo de jovem que deixa precocemente o Tricolor, antes de terminar sua formação, antes de ganhar campeonatos, e sem gerar o lucro esperado.

A última década ficou de fato marcada pelas transferências precoces dos jovens revelados por Xerém. Em 2000, o "maradoninha" Roger Galera Flores iniciou o êxodo, partindo para o Benfica, de Portugal. Três anos depois, foi a vez de o meia Carlos Alberto ir para terras lusitanas, assinar com o Porto.

Em 2004, o talentoso zagueiro Rodolfo se mandou para o Dinamo de Kiev, da Ucrânia. Em 2005, saíram vários. O lateral-esquerdo Júnior César foi negociado para o Santos Laguna, do México. O defensor Antônio Carlos foi vendido para o Ajaccio, da França. Toró se transferiu para o Flamengo após o fim de seu contrato. O meia Diego Souza foi para o Benfica, para logo em seguida voltar emprestado para o Flamengo.

Em 2006, mais uma grande revelação foi negociada: o lateral-esquerdo Marcelo. Aqui cabe lembrar que a diretoria fez de tudo para vendê-lo já na primeira proposta, para um time da Rússia. Foi Marcelo que bateu o pé e não quis ir. Melhor para ele, porque meses depois chegou uma proposta do poderoso Real Madrid. Até hoje, Marcelo reina absoluto no flanco esquerdo do clube da capital espanhola.

Em 2007, o atacante Lenny foi emprestado ao Sporting Braga, de Portugal, e depois vendido ao Palmeiras. Já 2008 teve as três transferências mais bizarras. O atacante Maurício Alves saiu para o Villarreal, da Espanha, sem sequer ter estreado pela equipe profissional do Fluminense. Também antes da estreia, saíram os laterais gêmeos Fábio e Rafael, para o Manchester United, da Inglaterra.

O êxodo não é interrompido, nunca. Em 2009, saiu Arouca, em fim de contrato, para o São Paulo. O meia Marinho, após pouquíssimas aparições entre os profissionais, foi para o Internacional.

Este ano, já se foram três atletas formados pelo clube. O promissor zagueiro Dalton foi aliciado pelo Internacional. O veloz atacante Maicon foi negociado para o Lokomotiv, da Rússia. E hoje Alan fechou com o Red Bull Salzburg, da Áustria.

Até o futuro já está comprometido: Wellington Silva, que nem pode dirigir ainda, já tem pré-contrato com o Arsenal, da Inglaterra. Sairá em 2011.

Os amigos contaram? Citei dezoito nomes, dezoito jovens fabricados por Xerém, e vendidos pelo Fluminense, desde 2000. Era de se esperar que o Tricolor pelo menos estivesse com as finanças saudáveis, não?

Não, porque o Fluminense vende barato, é refém de empresários, e não investe os recursos de forma apropriada. Até quando?

PC

17 comentários:

  1. PC, os empresários já aliciam os garotos muito cedo. Quando não vão direto a eles, cercam a família, normalmente de pessoas simples, que se deixam iludir. Culpa do clube, que não cuida do seus atletas. E quando consegue segurar algum, vende para pagar salários atrasados, não sabe valorizá-los. É pena, temos que fazer um curso com o Cruzeiro, Internacional ou São Paulo. Socorro, São Muricy!

    ResponderExcluir
  2. Muricy reprovou a saída (oooohhh) e quer outro atacante. Entender de futebol é isso.

    ResponderExcluir
  3. Cruzeiro não vende tão bem assim, na verdade ele compra muito bem.

    Vejamos, não são os outros times que vendem bem, tirando alguns os casos de alguns jogadores, e sim o Fluminense que vende mal, sempre vende mal.

    Entretanto, acho que isso meio que reflete o que a gente, como torcida, fazia anos atrás cobrando reforços de nome e esquecendo que temos uma boa divisão de base, assim ao invés de passar um ou dois anos sem investimentos altos no time para colher um bom time formado pela base, o que fazíamos, e continuamos fazendo, era vender os moleques para contratar e pagar salários de ditos medalhões, que na verdade na maioria nem eram tão medalhões assim.

    Acho que tem que mudar o pensamento geral dos cornetas que já cornetaram o Alan no passado, que perseguiram o bravo João Paulo (moleque que vinha arrebentando na base), etc.

    Os culpados somos todos, da diretoria ao torcedor.

    []'s

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. daqui a pouco vamos os dirigentes vão inventar um banco de sêmem para exportação aos clubes estrangeiros e também aos empresários¨¨gente boa¨¨k sempre estão a disposição para lhes emprestar dindin em troca de algum garoto bom de bola entende?espero que o flu mude de mentalidade e nas próximas eleições a coisa vire...o curso que o leandro se refere é uma boa!!!saudações tricolores,flumaior.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim o único clube que sabe vender é o São Paulo.

    O Cruzeiro sabe chegar à Libertadores como poucos.

    E o Inter sabe como ir passando de fase sem jogar p%&%$&$* nenhuma.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caro PC,

    Em que pese a escrescência que é a Lei Pelé, no Fluminense a coisa ficou pior com a chegada da Traffic, empresa de "empresários espertos", que estão no mercado para encher os bolsos em detrimento do futebol brasileiro. Dê uma olhada no artigo do blog do Tricolor Verdadeiro e diga se concorda com sua linha de racioncínio.

    http://blogdotricolorverdadeiro.blogspot.com

    Forte abraço, saudações tricolores e FORA TRAFFIC.

    ResponderExcluir
  9. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Terça, 10 Agosto 2010 08:19 Marcelo.rj
    Pessoal, o Deco se apresentou... ninguém comenta nada.
    Vcs exageram nas cornetadas.


    2 Terça, 10 Agosto 2010 08:48 Alexandre N.
    PC,

    Não esqueçamos do seguinte: Lenny só foi "vendido" ao Palmeiras em 2008 como forma de pagamento pra evitar que o "ídolo" Thiago Neves fosse para lá, devido a um pré-contrato que o mesmo havia a assinado com o clube paulista no ano anterior, durante o decorrer do campeonato brasileiro.


    3 Terça, 10 Agosto 2010 09:55 Leo_20
    Preciosa matéria, PC.

    Sabe a resposta?

    Qual entrevista gera maior marketing? Deco ou Alan, Fred ou Wellington Silva, Washington ou Maicon... ??? Os olhos de raposa dos q comandam nosso clube querem agir rápido... e retorno idem.

    Inter e São Paulo ficaram anos sem títulos, visando se estruturar, construiram estádio, geraram receitas... suas torcidas dispararam. E o nosso Flu, o que plantou nos anos sem títulos ???

    Somos refém de empresários e do patrocinador. E se formos campeões então... ?!?!?!

    Qdo o Deco soube q o Muricy poderia sair, ele ligou pra quem (para confirmar o acerto)? Tio Celso....

    Assim caminha o Fluminense!!!

    Eu sou é Tricolor !!!

    ResponderExcluir
  10. 4 Terça, 10 Agosto 2010 10:09 Oda
    Troca-se uma promessa de Xerém por 3 mariolas e 1 pé-de- moleque....


    5 Terça, 10 Agosto 2010 10:17 Marcos André
    Até sempre.

    AInda vão ter muitos roger's, carlos alberto's, fabios e rafaéis, alan's, maicon's, marcelo's...

    Diretoria de merda, vai ser sempre assim.

    Muito bom post PC.


    6 Terça, 10 Agosto 2010 11:00 Marco Aquino
    A tristeza é grande, vendo esses jogadores saírem e pouco rendendo para o clube, em campo ou em $$$.

    Sou do tempo de Edinho, Pintinho, Cleber, Ricardo Gomes, formados nas divisões de base e dando grandes alegrias em campo por muito tempo.

    E cada vez mais teremos Xerém pagando salários atrasados, sendo vendidos por ninharia e a dívida aumentando de forma estratosférica.

    A culpa é do Dalton, da Traffic, ou dos empresários?

    Acho que não.

    A culpa é do modelo de gestão (se houver algum) que permite os Daltons , Traffics e empresários a ganharem $$$ enquanto o Fluminense se deteriora como instituição.

    Se vier o Brasileiro tapa-se o sol com a peneira, mas não resolve nada.

    Até quando?

    ResponderExcluir
  11. 7 Terça, 10 Agosto 2010 11:01 Rodrigo Palmito
    Concordo com todos quando reclamam que nossas jóias de xerem são vendidas prematuramente.
    Mas no caso do Lenny.... me desculpem, mas não sinto falta nenhuma. Pra mim ele foi vendido na hora certa, não vinha jogando nada e continua assim até hoje.


    8 Terça, 10 Agosto 2010 11:35 Marcelo Carvalho
    Sem nenhum esforço de memória acrescento à lista Jancarlos e Rodrigo Tiuí, que mesmo sendo jogadores que fiquei aliviado de ver longe do Flu, devem ter gerado algum valor que entrou ou deveria ter entrado nos caixas do Flu.

    Seria interessante levantar quanto foi arrecadado com a venda dos jogadores e qual foi a evolução da dívida do Fluminense no período. Lembro de cabeça que o Marcelo foi por 6 milhões de euros, Roger por US$ 6 milhões e Welington Silva por R$ 10 milhões.

    Seria interessante também estimar quanto o Flu deixou de arrecadar por absoluta incompetência dos seus dirigentes (casos de Arouca, Dalton, acho que do Marinho e deve haver outros).

    Maltidos 12 anos de David Fischel e Roberto Horcades.


    9 Terça, 10 Agosto 2010 13:08 Edu Manfredo
    Na minha opinião, Wellington Silva foi muito bem vendido! Se tivessem esperado ele estrear no profissional, hoje estaria valendo muito menos pois não passa de um jogador comum.

    ResponderExcluir
  12. 10 Terça, 10 Agosto 2010 18:00 Felipe Brito
    Com o fim do passe, criaram uma coisa chamada "direito econômico", que a rigor nem existe na famigerada Lei Pelé - o que a lei prescreve é tão-somente o direito de federalizar o atleta que assina um contrato de trabalho com um clube de futebol). Como surgiu o tal "direito econômico"? É só prestar atenção nos casos Maicon e Allan, que tudo fica muito claro. O Flu devia salários a jogadores não agraciados com os "direitos de imagem" da Unimed. Além do mais, devia salários a funcionários do clube. Qual foi a medida adotada? Pegar uma grana com a Traffic (um famigerado grupo de "investimentos futebolístico"), em troca da concessão contratual de porcentagens em toda e qualqer transação envolvendo certo jogador. Assim, para pagar salário atrasado, o Fluminense comprometeu "muitos por cento", em toda e qualquer transação envolvendo Maicon e Allan. Só de curiosidade, o apresentador sensacionalista Ratinho detém cerca de 15% dos "direitos econômicos" do Maicon - é tragicômico, não!?
    No caso específico do Allan, de fato teve a grana para a permanência do Conca. Mas, teve, em boa medida, grana para pagar salários atrasados... É lamentável!
    Ficar batendo apenas em Horcades é "chutar cachorro morto"... Devemos ter coragem de proclamar que a parceria Flu-Unimed, nos atuais termos, só aprofunda esse modelo de dependência do nosso clube perante a própria Unimed e outros grupos de "investimentos futebolísticos", como a Traffic. Mas, quando a candidatura de "oposição" é a candidatura do imperador da Unimed, aí fica tudo de pernas pro ar, e ninguém entende mais nada...
    ATENÇÃ, ATENÇÃO, ATENÇÃO: DECISÃO NO BASQUETE - http://www.fluminense.com.br/fluolimpico/integra.asp?idn=11154


    11 Terça, 10 Agosto 2010 19:17 Paulo Vitor
    Tenho a impressão de que o êxodo é muito maior e esses aí são apenas os que de algum modo ou brilharam no Flu ou foram contratados por grandes clubes... e os Brunos, Tiagos, Sandros etc. que só vemos jogar nas divisões de base e logo trocam o Flu por outros times do Brasil mesmo sem participar de um único jogo pelo time principal. Para isso serviriam os amistosos: bota um time misto com estrelas e garotos que não terão a mesma oportunidade no time profissional e faz um DVD. Seriam mais valorizados do que simplesmente liberá-los para Coritiba, Paraná, Ceará etc...
    O problema não vender jogadores para grandes clubes e depois termos que contratar jogadores cascudos caros: o problema é vender poucos que fizeram um mínimo de nome, vender barato e não repor. Podem pegar metade dos jogadores de Xerém e vender por bons preços no mercado internacional que não vai fazer falta ao clube. A questão é fazer um marketing para que sejam valorizados e segurar os principais para compor elenco...

    ResponderExcluir
  13. 12 Quarta, 11 Agosto 2010 09:39 Marco Aquino
    Felipe Brito,

    Irretocável o seu comentário


    13 Quarta, 11 Agosto 2010 11:35 Marcelo Teixeira
    Bom dia amigos.

    OFF TOPIC.

    Sugiro que os amigos do Pavilhão escrevam algo pra proteger nossa torcida da imprensa maldita.

    Ontem vi uma foto do Fred no Lance insinuando que o cara estava nas noitadas. Ainda bem que testemunhei.

    O cara sai sim, mas é muito profissional pelo que tenho visto.

    No dia seguinte a nossa vitória contra o Santos encontrei-o no Outback do Leblon. Super Educado e solícito o cara. Tirei uma foto dele com minha filha. Parabenizei-o. O que ele fazia? Tomava um choppinho lá com um amigo.Na sua folga..

    Na última sexta estive no teatro do shopping Barra Square pra assistir a apresentação do Sergio Malandro. Muito boa por sinal. Aliás ele cita no meio dela q jogou nas categorias de base do Flu. Acho q era pegadinha...rs

    A Questão é que o Fred estava exatamente na minha frente com Um amigo, uma amiga e com as gêmeas do Nado Sincronizado e com a Dani Bananinha. o Cara é tão tranquilo e discreto, que no final da peça o Sergio Malandro citou as gemeas....a Dani Bananinha e nem falou o nome dele com certeza a pedido dele.

    Mais tarde, ( A peça acabou por volta de 1 da manhã)um amigo viu o mesmo no balada mix. POrra, apesar do nome, é um lugarzinho light. De sucos. Mal chega a ser um barzinho. Então pelo amor. Quando temos q criticar, criticamos. Mas não vamos cair nessa da Imprensa maldita.

    Desculpem usar aqui pro desabafo.

    Estamos tendo um segundo semestre maravilhoso. Cara de título. Domingo vamos com tudo.

    Grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  14. 14 Quarta, 11 Agosto 2010 17:46 Julio Cesar
    rs... Já melou...

    Thiago Neves, fim do sonho.

    http://globoesporte.globo.com/platb/primeiramao/2010/08/11/thiago-neves-fim-do-sonho/


    15 Quarta, 11 Agosto 2010 21:40 Cesar Augusto de Lima Brandao Guimaraes
    Acho essa análise um pouco exagerada. Alguns desses atletas citados foram muito bem vendidos, caso de Roger, Diego Souza, Marcelo e Welington Silva (esse realmente excelente!!!).

    Temos que ter em mente que não há como comparecer esses atletas com os do Santos, por exemplo, que foram e serão vendidos por muito mais, até porque também a qualidade é outra.

    Já Alan e Maicon foram negociados para temos o Conca. Para mim, valeu muito a pena, até porque não teriamos 3 milhoes para pagar ao River.


    16 Quinta, 12 Agosto 2010 01:38 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Cesar, quase todas as vendas foram por valores abaixo da multa rescisória. Claro que não dá pra comparar com os valores do Neymar, mas daí a vender por menos que a multa...

    ResponderExcluir
  15. 17 Quinta, 12 Agosto 2010 05:40 Marco Aquino
    Cesar,

    O que eu vejo de importante nesta discussão, não é a venda individual, se jogador A foi bem vendido e B foi mal vendido.

    O que é ruim é o modelo.

    Se vendemos Alan e Maicon para comprar o Conca, é o cobertor curto e que dá a oportunidade para a Traffic determinar quando o jogador sai do clube.

    Comprar com os jogadores do Santos não é somente um questão de discutir a qualidade.

    É entender que o Santos vende quando mais interessa ao clube e, no caso do Fluminense, vende para pagar salários atrasados.

    E temos vários exemplos assim. São Paulo com o Hernandes, Inter com o Pato e por aí vai.

    O modelo do Fluminense é ruim e, consequentemente, as vendas serão ruins para o clube.


    18 Quinta, 12 Agosto 2010 08:59 Edu Manfredo
    Eu acho o seguinte:

    Não há como lutar contra assédio de times como Real Madrid, Milan etc. Se o Real Madrid vier hoje e quiser levar um jogador do Flu, irá levar e ponto final. O poder financeiro é incomparável.

    Agora, o que dó é vender jogadores a preço de banana para Rússia, Ucrânica, Austria, Austrália, Congo, Nigéria, Togo, Suécia entre outros mercados ridículos do futebol mundial.

    Mas tem a questão que o clube está com o pires na mão a mercê de vários gangsters...

    ResponderExcluir
  16. 19 Quinta, 12 Agosto 2010 14:02 Bruno Leonardo
    Acho essa história da transação do Conca muito mal contada.

    O Conca custou, que eu me lembre, 3 milhões de dólares ao Flu. O Maicon, com seus direitos totalmente pertencentes ao Flu, e vendido por um bom preço, não seria suficiente pra comprar o Conca? Nunca vi necessidade de 'doar' os direitos de metade de Xerém pra ter o argentino. Alguém da diretoria levou um por fora e não foi pouco não.


    20 Sexta, 13 Agosto 2010 15:18 Tomé
    Príncipe pó-de-arroz???????

    ResponderExcluir
  17. 21 Domingo, 15 Agosto 2010 11:42 Ian
    Cesar Augusto de Lima Brandao Guimaraes,

    Não vejo o Marcelo (Real Madrid) como jogador de qualidade inferior ao Wesley (Santos).

    E com isso, concordo com a crítica feita à diretoria. Vendemos craques a preço de banana, enquanto que jogadores medianos saem por fortunas quando negociados por outras equipes.

    O Wesley sairá do Santos por R$ 17 milhões. Por essa quantia, qualquer time faz a feira no Flu.

    Mas também concordo que nem toda transação é ruim.

    S.T.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.