Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Os árbitros erram para todos os times?

Jogadores do Fluminense reclamam com o árbitro do Fla-Flu

Os trechos abaixo são partes das crônicas do portal Globoesporte.com, sobre partidas recentes do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2011.

24/09/2011 - Flamengo 2 x 1 América-MG - "gol de cabeça de Thiago Neves aos 43 foi irregular. Deivid estava impedido".

09/10/2011 - Flamengo 3 x 2 Fluminense - "não houve falta de Lanzini no lance que originou o gol de empate rubro-negro".

12/10/2011 - Flamengo 1 x 1 Palmeiras - "Jael ... estava em impedimento na área ... e a bola entrou direto".


15/10/2011 - Ceará 0 x 1 Flamengo - "a bola bateu na palma da mão do Pirulito, dentro da área".

Só nesses 4 jogos recentes, o Flamengo conseguiu 8 pontos graças a erros de arbitragem (2 contra o América, 3 contra o Fluminense, 1 contra o Palmeiras e 2 contra o Ceará).

Ceará mesmo que os árbitros erram para todos os times?

PC

29 comentários:

  1. O mais cretino é que se você reclama algo, o Flamenguista padrão diz que é chororô.

    ResponderExcluir
  2. O "argumento" de que é chororô é mesmo de um cinismo inigualável.

    ResponderExcluir
  3. Amigo PC,
    Se você acredita em conspirações, compra de juízes, esquemas, ligação com CBF, porque ainda torce por futebol? Por que investe tempo, dinheiro e saúde num esporte que tem manipulações de resultados?

    Eu, sinceramente não acredito nessas coisas. Flamengo, São Paulo, Corinthians, historicamente são favorecidos pela arbitragem pelo peso que possuem. Torcida, dirigentes influentes, títulos, etc, tornam clubes mais fortes que outros.
    E na hora de decidir sobre um lance polêmico (e o juiz tem décimos de segundo para apitar ou não, enquanto temos a vida inteira para discutir), consciente ou inconscientemente este cidadão opta por beneficiar os clubes "maiores", por medo, pressão, ou simplesmente "para não se complicar".
    Apesar de ter 90 minutos, partidas de futebol são decididas em alguns lances. E se esses lances capitais são influenciados pelos homens de preto, então a culpa recai sobre eles.
    Mais uma coisa: não existe verdade absoluta no ato de julgar. Regras são interpretadas pelos julgadores. O pênalti claro para você é lance de jogo para outra pessoa.

    O que fazer contra isso? Tornar nosso clube mais forte, dentro e fora de campo. Assim, a pressão sobre o árbitro, no décimo de segundo que ele tem pra decidir sobre um lance, se torna maior.

    Abraços e ST,
    Thiago Risi

    ResponderExcluir
  4. Thiago,

    Eu acredito nisso tudo que você falou, mas ainda assim gosto de futebol. Não vejo contradição nisso, pelo contrário: acho que temos sempre que lutar contra o que achamos que está errado.

    Não posso agir assim: "o Brasil está uma merda, então vou embora do Brasil". Na minha visão, não é assim que a banda toca.

    Sobre fortalecer o clube, concordo com você, é importante. E você sabe que eu luto muito para isso, no Pavilhão Tricolor e até mesmo em posts como este aqui.

    Me desculpe, não posso assistir calado a essas manipulações, que considero verdadeiros crimes contra o povo brasileiro. Ano passado, o escolhido era o Corinthians, que por pouco não sai campeão no lugar do nosso Fluminense. Esse ano, tá parecendo que os homens elegeram o Flamengo. Não posso ficar calado.

    Abraços, ST,
    PC

    ResponderExcluir
  5. Thiago, mal ou bem, mesmo com as mutretas, às vezes papamos nossos títulos. Não há contradição alguma em torcer e criticar a evidente manipulação de resultados.

    As pessoas têm mania de falar nesse papo de lance de interpretação. Isso não existe. O que pode ser difícil de ver é o que aconteceu em dado lance. Uma que se sabe o que aconteceu (exemplo: a mão do Pirulito), é só aplicar a regra (bola bate na mão, com braço descolado do corpo, dentro da área, é pênalti).

    ResponderExcluir
  6. O que me deixa mais puto é que existe todo um jogo de cena junto com a mídia que fala de erros quando estes beneficiam Fluminense, Botafogo, outros, para na hora em que o bote seja dado e os pontos levados a mídia possa dizer que os juízes erram pros dois lados.

    Agora, existe uma pressão de jornalistas para a volta do mata-mata...pq? Simples, no mata-mata é só classificar o "escolhido" entre os 8/16/4 e depois começar a operação.

    ST.

    ResponderExcluir
  7. Montanha, isso mesmo: no mata-mata, a operação é muito facilitada. Não é preciso "roubar" em 6, 7, 8 jogos. Basta um erro no jogo certo, e tá resolvido.

    Por essas e outras devemos sempre fazer coro pela continuidade dos pontos corridos.

    ResponderExcluir
  8. A questão da pressão pelo mata-mata foi muito bem resumida pelo Montanha.

    Ano passado, por exemplo, o campeão no mata-mata seria o Corinthians.
    Um campeonato de mata-mata é muito mais fácil e barato de se manipular.

    É o sonho de consumo da Globo.

    ResponderExcluir
  9. O Carioca é melhor exemplo disso, só comparar o desempenho do time de vermelho e preto da lagoa neste campeonato com o desempenho do mesmo time em outros campeonatos nos últimos 11 anos.

    ResponderExcluir
  10. PC, essa é uma discussão que geralmente não há denominador comum, cada um com seu histórico e opinião vê de uma forma.
    Eu particularmente não acredito em teorias das conspirações. Mas se acreditasse com certeza essa seria para beneficiar pelo menos os 12 maiores clubes do país.
    Partindo pelo tal pensamento em um ponto o Thiago está certo, os grandes sempre são beneficiados. Em estaduais, em brasileiros e tudo mais....
    São viradas de mesas, é campeonato inventado, regulamento mudado para salvar times da segundona, penalts não marcados em minutos finais e ou inventados, mando de campo invertido e por ai vai... e vos digo, não há um clube sequer entre os 12 maiores que não se beneficiam de tais fatos. Episódios existem aos montes.
    Não sou de ficar citando erros, você sabe disso, mas lhe garanto, quando o erro é a favor do mengo todos cobram os rigores da lei, mas você acreditando ou não também existem erros contra, ai poucos são os que realmente comentan os fatos. O tricolor, por exemplo, também teve seus pontinhos com erros de árbitragem, (Atléticos(GO e PR)América-MG(acho)...)
    É assim, hoje ganhamos, hoje perdemos, e isso é uma regra para todos.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O que mais me revolta é a atuação covarde da imprensa.

    Todo mundo sabe na ponta da língua os jogos em que o Flu foi beneficiado. Agora, e os jogos em que fomos prejudicados? Desses, muito mais numerosos, ninguém lembra.

    Contra Vasco, Flamengo (2 vezes), Santos, São Paulo, etc fomos prejudicados. Mas ninguém lembra.

    ResponderExcluir
  12. Quando reclamo de arbitragem, vem logo um indivíduo me falar no gol do He-Man contra o Goianiense.

    E o pênalti no Dagoberto no Morumbi?

    E a expulsão do Digão contra o Santos?

    E os lances do último Fla-Flu?

    E a agressão de Airton em Soiuza no Fla-Flu do primeiro turno?

    E o jogo com o Vasco no primeiro turno?

    ResponderExcluir
  13. E o penalti inexistente marcado no Wagner Diniz na Arena da Baixada?

    ResponderExcluir
  14. O Flu é novamente um dos times mais prejudicados do campeonato. Mas tá com fama de beneficiado por causa do gol do He-Man.

    O Fla é disparado o mais beneficiado desse campeonato. E tá com fama de prejudicado porque não teve nenhum pênalti marcado a favor.

    E assim a imprensa vai manipulando a massa. Quem vê é louco. Quem fecha os olhos é lúcido.

    ResponderExcluir
  15. Cleber,

    O único jogo em que o Fluminense foi beneficiado pela arbitragem neste Campeonato foi a virada contra o Atlético Goianiense, pois no terceiro gol o He-Man estava centímetros impedido.

    Contra o Atlético PR, não houve benefício algum ao Fluminense. Contra o América MG, perdemos de 3 a 0, e houve um erro gravíssimo contra o Flu (invenção de pênalti com expulsão do zagueiro, quando o jogo ainda estava indefinido).

    Todo ano, o Flu é um dos mais prejudicados (levantamentos diversos comprovam), e o Fla é um dos mais beneficiados, junto com o Corinthians.

    Não consigo acreditar nessa de que "todos os grandes são favorecidos", simplesmente porque não vejo isso acontecer com alguns dos grandes (Fluminense e Botafogo, por exemplo).

    ResponderExcluir
  16. O Botafogo então, coitado, este ai só leva nas costas.

    ResponderExcluir
  17. O Sr. Juiz tirou R10 e TN7 para o próximo jogo com o Santos. Você ainda vem falar de arbitragem ?? Tricolor chorão, acharam que iam ganhar o jogo. Não se conformam com uma virada sensacional onde esse goleirinho não segurou 2 canudos do Botinelli... Isso é o fato! Reclamem do goleiro, da defesa. Mas fica mais fácil reclamar de uma falta na intermediária... Mais uma vez, Fluzinho é o PIOR DO RIO !!!

    ResponderExcluir
  18. Os "argumentos" de sempre.

    Patético.

    ResponderExcluir
  19. O Ronaldinho deu uma bica no adversário por trás e propositalmente, tinha que ser expulso mesmo.

    Já vou lá reclamar da minha defesa ter tomar gols em lances que nunca deviam ter existido por terem sido criados por erros de arbitragem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Que injustiça expulsar o Ronaldinho só porque ele deu um bico no adversário!

    ResponderExcluir
  21. A arbitragem erra pros dois lados!!! Deu amarelo pro Thiago Neves e não marcou pênalti na mãozona do Pirulito!

    TUDO IGUAL, SEUS CHORÕES!

    ResponderExcluir
  22. Ramón, eles adoram "igualar" lances de importância totalmente diferentes.

    Por exemplo, no Fla-Flu alguns disseram que o segundo gol tricolor se originou de um lateral invertido (!). (detalhe que fui ver o lance, e o gol só saiu um minuto depois do lateral)

    Tentam igualar um lateral invertido a uma falta frontal inventada. Bizarro é pouco.

    ResponderExcluir
  23. Lamentável o comentário do rubro negro padrão...por isso que com flamengista não se discute, eles não têm neurônios pra isso.

    ResponderExcluir
  24. Reclamam do cartão amarelo no TNeves. Cera é antijogo, antijogo deve ser punido com cartão. Qual o erro?

    Reclamam do lateral invertido (não foi!) e o lance do 3º gol deles saiu no contra-ataque onde não foi marcado o penalti no MRosário. Seria o NOSSO 3º.

    Não vejo um esquema de manipulação. Vejo uma tendência a ser benevolente ou condescendente com Corinthians e a Mulambada. Tendência. Nem sempre vai acontecer. Porém, muitas vezes vai decidir o jogo, conforme as tantas vezes já citadas aqui.

    Falei disso em um blog:
    http://www.jornaltricolor.com/2011/10/falta-de-ousadia-e-apito-amigo.html

    Só vejo esse mesmo apito amigo em nosso favor em jogos do Carioca ou Copa do Brasil, contra pequenos. E mesmo assim, há alguns anos vimos coisas horrorosas contra e a favor.
    Já pra eles...

    E tem mais, esses últimos Cariocas deles vem sendo conquistados basicamente por decisões por pênaltis, baseado em jogos onde o empate é segurado em prol de um time onde há um goleiro - até fraco, por exemplo, deficiente em bolas aéreas - mas que é pegador de pênalti.

    Nossa decisão por pênaltis foi assim: erros e paralizações absurdas diversas que ajudaram a esfriar o jogo conduzir aos pênaltis.

    Em relação à falta de pênalti deles no Brasileiro, a probabilidade diminui muito em um time com só 1 atacante dentro da área que mal consegue dominá-la. Agora, as faltas, onde existem especialistas, são marcadas aos montes.

    ST.

    ResponderExcluir
  25. Sobre o formato do campeonato eu ja acho que é muito facil roubar nos pontos corridos. Se vc rouba num jogo decisivo de mata-mata isso vai ser comentado anos a fio dependendo a importancia do jogo, já nos pontos corridos são 38 rodadas, o arbitro vai e rouba na quinta, rouba na oitava, rouba na decima quarta e quando chegar no final do campeonato quantos vão lembrar desses roubos? Ainda mais se a partida nao for televisionada. E muito facil roubar nos pontos corridos tb e mais facil ainda de camuflar o roubo.

    ResponderExcluir
  26. Futebol é um vício! Já tentei deixar, mas é muito difícil! O que não impede de nos queixarmos de incompetência de juiz, roubos descarados e outras mazelas, frequentes em todos os meios, em nosso país então...

    Concordo com o PC, vamos reclamar, sim, sempre que houver time beneficiado por arbitragens tendenciosas. Só não vamos fazer disso uma bandeira, até pq não é de nosso feitio, ficar choramingando derrotas. Vamos à luta! Jogar e vencer! Contra tudo e contra todos!

    Sobre ontem, foi pênalti descarado, do pirulito (mão na bola), não marcado. Mas finalmente apareceu um juiz com peito de expulsar o R10! Ele vem dando botinada faz tempos, mas o máximo que recebe é amarelo (já são 9!). Contra o Ceará, finalmente alguém expulsou o cara, que deu um chute no Heleno, tb expulso. O TN talvez não merecesse o amarelo, não vi o lance, mas dizer que o juiz tirou dois jogadores? O R10 mereceu ser expulso e já deveria ter sido expulso em outros jogos!!!

    Chororô é o luxa dizer pro juiz que ele 'tirou' dois jogadores do time dele. Quando o time ganha, ele ri; quando perde, sai dando porrada. Esse é o cara que chamam de 'professor'. Acorda, Brasil!

    ST

    ResponderExcluir
  27. "O "profexô"!"

    hahahahahahahahahaha

    Roubado de novo mas vamo que vamo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.