Páginas
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Félix Eterno
Maracanã, 21 de abril de 1975: na meia-lua da grande área, Nilson Dias mata no peito e, de costas para o gol, chuta de bicicleta. A bola vai ao ângulo direito da baliza, é praticamente indefensável. Mas Félix voa e aninha a pelota em seus braços. As 110 mil testemunhas se espantam com o milagre. O Fluminense vence o Botafogo por 2 a 1, e classifica-se à decisão da Taça Guanabara. A defesa monumental de Félix o eleva à condição de mito.
Cinco anos antes, Félix já fizera história, na Copa do Mundo do México. Vocês certamente se lembram da cabeçada do inglês Francis Lee à queima-roupa. Félix operou o milagre da defesa, e depois, arrojado, ainda se atirou aos pés do inglês para evitar o rebote. E na semifinal contra o Uruguai? Aos 40 do segundo tempo, vencíamos por 2 a 1 quando Cortes cruzou e Cubilla cabeceou no canto esquerdo, à meia-altura. A tragédia já parecia consumada, mas Félix voou para espalmar. Foi "a defesa que valeu por um título". Dois minutos depois, o gol de Rivellino garantiria a Seleção na final.
Félix era um goleiro que preferia atuar sem luvas. E assim fez durante toda a campanha da Copa de 1970. Entretanto, para o jogo final contra a Itália, o Papel vestiu os acessórios. Seus companheiros, quando perceberam a situação no vestiário, tentaram convencê-lo a atuar sem elas. Ao que Félix respondeu: "serei campeão mundial com luvas, e ninguém vai me impedir". O que aconteceu a seguir todos sabemos: Félix fez 3 defesas de cinema, a Seleção de Ouro venceu os italianos por 4 a 1, e Carlos Alberto levantou a taça Jules Rimet.
Além da Copa do Mundo pela Seleção, Félix também conquistou muitos títulos pelo Fluminense, com destaque para o Campeonato Brasileiro de 1970 e os Cariocas de 1969, 1971, 1973, 1975 e 1976. Foram mais de 300 jogos com a camisa do Fluminense, onde Félix se consagrou como legítimo herdeiro da tradicional escola tricolor de goleiros, sucedendo Marcos Carneiro de Mendonça, Batatais, Castilho e Veludo.
Félix é eterno.
PC
Mais sobre Félix no post: Félix, o goleiro do tri.
Todo grande time começa com um grande goleiro, e o maior time que já existiu não poderia fugir à regra.
9 comentários:
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.
Goleiraço!
ResponderExcluirHonrou as 3 cores que traduzem tradição.
Merece todas as homenagens.
Não sei pq repetem apenas a defesa do Banks, na cabeçada do Pelé (realmente um lance fantástico), e esquecem a defesaça do Félix nesse mesmo jogo!
ResponderExcluirEnquanto aqui falta, lá em cima sobra goleiro para a Seleção!
Valeu, Papel!
ST
ResponderExcluirSou testemunha desta defesa, A MAIS LINDA DEFESA QUE PRESENCIEI UM GOLEIRO FAZER!
A de Banks na Copa de 1970 (cabeçada de Pelé)? Fichinha......
Que relembrem também a partidaça contra o Cruzeiro em BH pelo Brasileiro de 1975.....inacreditável....
Ganhamos mais um reforço no time do além!!!
ResponderExcluirComo disse Antero Greco, temos que ter não 1, mas 2 minutos de silêncio nos jogos desta rodada.
Enfim, descanse em paz!!!!
Eu também estava nesse jogo, feriado, segunda-feira, e nunca esqueci essa defesa!
ResponderExcluirGrande lembrança!
No segundo tempo o Bota fez de tudo para empatar, com Fischer, Marinho, Dirceuzinho, Nílson Dias... Mas Félix garantiu a vitória e o jogo extra com o América para decidir a Taça GB!
Também escrevo sobre o Papel em meu blog, quem quiser visitar:
http://opiniaododavid.wordpress.com/2012/08/25/fluminense-%E2%96%BA-obrigado-felix/
ST!!!
Sensacionais defesas e palavras que me deixam muito felizes e mais ainda orgulhosa, esse era meu pai, o maior e melhor goleiro do mundo da sua geração com certeza, não somente na minha opinião de fã número 1, mas a de uma maioria com certeza!! Amo muitooooo, sdssss eterna meu amado pai... <3
ResponderExcluirParabéns pelo pai, Pati.
ExcluirE obrigado por vir aqui prestigiar o meu texto sobre ele. :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRecompartilhado seu post na fanpage. Obrigada novamente! 😘
Excluir