Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Resenha: Tricolor 1 x 1 Huachipato


No início do jogo da Copa Libertadores no Engenhão, o onze tricolor foi avassalador. Era um duelo do ataque do Fluminense contra a defesa do Huachipato. O Fluminense mostrando por que é o campeão brasileiro, encurralando e acuando o adversário. No entanto, faltava capricho nas finalizações, e o gol não acontecia. Após diversas chances perdidas, veio a maior de todas: em um lance de circo, os defensores chilenos acabaram cometendo pênalti. Fred converteu a cobrança com a habitual precisão, Fluminense 1 a 0. Já faz tempo que Fred não perde um pênalti. Se minha memória estiver boa, a última vez foi naquela disputa que eliminou a Seleção da Copa América de 2011.

Após o gol, entretanto, o Fluminense cometeu um equívoco gravíssimo: pisou no freio. Parou de jogar, começando a esperar pelo fim da partida. Cedo demais, ainda estávamos no primeiro tempo, e o placar de 1 a 0 é traiçoeiro, todos sabemos. Sim, ele traz os mesmos três pontos que uma patológica goleada de 10 a 0, mas ao mesmo tempo não permite erros: quem ganha por um gol está sempre a um milímetro da catástrofe do empate. Aconteceu, lá pelos vinte e muitos minutos da segunda etapa: falta perigosa na entrada da área, chute, bate, rebate, bote, rebote, e Núñez mandou para a rede, silenciando o Engenhão. Nos minutos derradeiros, na base do abafa, o Fluminense ainda tentou o gol salvador, em vão. Em um contra-ataque, os chilenos poderiam até ter virado a partida, mas Diego Cavalieri salvou. De qualquer forma, foi um empate com gosto de derrota.

Apesar do tropeço, a situação do Fluminense no grupo ainda é tranquila: o Tricolor lidera com 7 pontos em 4 jogos, seguido por Grêmio (6 em 3), Huachipato (4 em 4) e Caracas (3 em 3). Muito provavelmente, uma vitória nos dois jogos restantes será suficiente para a classificação (que, convenhamos, é obrigatória, para um clube com o tamanho, a história e o orçamento do Fluminense). Abel terá um mês para consertar o que está errado: o Tricolor só volta a campo pela Copa Libertadores no dia 10 de abril, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Uma semana depois, na última rodada, enfrentará o Caracas no Engenhão.

PC

56 comentários:

  1. "Abel terá um mês para consertar o que está errado: o Tricolor só volta a campo pela Copa Libertadores no dia 10 de abril, contra o Grêmio, em Porto Alegre"

    Se é que ele sobrevive a esse empate...dizem as más línguas que C.Barros já pediu sua cabeça e que Renight estaria de prontidão para assumir no caso de abelão realmente rodar.Vejamos...

    ResponderExcluir
  2. O nosso 'onze', rs não tirou tanto o pé assim, PC. Não era dia, bombardeamos o adversário, mas o gol não saiu. Mérito do goleiro deles. E, que bom, o São Cava também voltou!

    ST (com Abel)

    ResponderExcluir
  3. O FluminenC é um clube sem alma internacional...

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  4. @ayrton_tinho: Não sei se é o pessimismo ou a raiva, mas este ano o #FLU jogará os torneios apenas para cumprir tabela. (Tomara que seja apenas raiva)

    ResponderExcluir
  5. "O Fluminense é um clube sem alma internacional"

    Escreveu um torcedor do BOTAFOGO. (rsrsrsrs!).

    ResponderExcluir
  6. PC, o Botafogo tem títulos internacionais e foi eleito pela FIFA um dos grandes clubes do século. O FluminenC não.

    E sejamos justos, quem disse que o Flu não tem alma internacional foi o Milton Neves. Eu apenas repercuti.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  7. Ah, tá, foi o Milton Neves, jornalista muito sério e torcedor do grande Atlético Mineiro, outra potência internacional.

    Pablo, você é uma piada...

    ResponderExcluir
  8. PC, você se considera mais "sério" do que o Milton Neves?

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  9. Ah, o Atlético Mineiro tem título internacional. O FluminenC não.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  10. Pablo, sem dúvida nenhuma, sou mais sério que o Milton Neves. Você nunca vai me ver dando declarações tão imbecis como as que o citado jornalista escreveu em 2009 (se quiser, veja aqui).

    Não sei como um sujeito com esse tipo de escrita consegue se manter em evidência. É a estupidez do povo brasileiro, só pode ser. Dar audiência para um sujeito assim.

    ResponderExcluir
  11. Sobre títulos internacionais, você pode acreditar no que quiser.

    Mas o Fluminense ganhou a Copa Rio em 1952, que é um torneio internacional infinitamente mais relevante que a piada chamada Copa Conmebol, em cuja final o Botafogo levou míseros 15 mil pagantes ao Maracanã (que multidão!!!).

    ResponderExcluir
  12. Escalação do Peñarol que o Fluminense derrotou na Copa Rio de 1952:
    Nattero; Davoine e Colturi; Rodríguez Andrade, Nardeli e Romero; Ghiggia, Hohberg, Romay (Míguez), Schiaffino (Abadie) e Vidal. Técnico: Juan Lopez.

    Praticamente a Seleção Uruguaia campeã do mundo em 1950.

    Fim da discussão. ;)

    ResponderExcluir
  13. Uma correção: a "multidão" de botafoguenses na final da Copa Conmebol não foi de 15 mil, mas sim de 26 mil pagantes no Maracanã. Esse é o grande título internacional do Botafogo? Conquistado em um jogo com menos de 20% do estádio ocupado? rsrs!

    ResponderExcluir
  14. PC, torneios como esse de 1952 o Botafogo tem uma dúzia. Inclusive ganhando do Real Madrid, Barcelona, Milan, etc...em decisões históricas.

    Entre esses está o Mundialito da FIFA que foi disputado em Caracas durante um período.

    A Conmebol (atual Sulamericana) é um título importante que o FluminenC perdeu para a LDU.

    O FluminenC é o virgem das américas.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  15. Pablo, não me faça rir.

    Os "títulos internacionais" do Botafogo não tiveram, nem de longe, a relevância histórica da Copa Rio. Esse torneio da Venezuela que você citou, então, menos ainda. (Mundialito da FIFA? De onde você tirou isso? kkkkkkkkkk!)

    Sobre a comparação entre Copa Conmebol e Copa Sul-Americana, não é válida. A Copa Conmebol era apenas o terceiro torneio mais importante da confederação. Tanto que a Recopa era disputada entre o campeão da Libertadores e o campeão da Supercopa. A Copa Conmebol sempre foi um fracasso retumbante, tanto que acabou extinta. O São Paulo venceu esse torneio com seu time juvenil, para dar uma ideia do nível da competição. Em 1999, o Talleres da Argentina sagrou-se campeão numa final contra o CSA (sim, o CSA, de Alagoas).

    A atual Copa Sul-Americana é muito mais relevante. E os públicos atestam isso: em 2009, mesmo o Fluminense tendo perdido o primeiro jogo da final por 5 a 1, SETENTA MIL pessoas foram ao Maracanã ver a decisão. SETENTA MIL. Quantos foram ver o Botafogo na final da Conmebol de 1993 mesmo? 26 mil, né?

    Ao vangloriar essa conquista "bacaninha", os botafoguenses estão apenas diminuindo ainda mais a história do próprio clube. O Botafogo é grande demais para ficar se vangloriando de Copa Conmebol.

    Vocês têm que celebrar, sim, as conquistas de fato relevantes do Botafogo, como os Cariocas da época do Garrincha, o Estadual de 1989, e o Brasileiro de 1995. Tentar alçar a Copa Conmebol a um status que ela nunca teve só é motivo para o Botafogo ser (ainda mais) ridicularizado.

    ResponderExcluir
  16. PS: entendo o desespero de vocês botafoguenses. Com o Fluminense ganhando taça atrás de taça, tá ficando difícil equiparar as histórias dos dois clubes (isso na verdade nunca foi possível, haja vista o histórico do Campeonato Carioca).

    Já to até vendo, o Fluminense campeão da Libertadores, e vocês inventando novas ginásticas mentais para tentar afirmar que a Copa Conmebol na verdade valia tanto quanto ou mais que a Copa Libertadores... hehehehe!

    ResponderExcluir
  17. De novo o bostafoguense aqui? Ele é o único que aparece sempre.

    Quando ganharmos a Libertadores, será que ele virá aqui passar recibo?

    ResponderExcluir
  18. Rê,

    quando ganharmos a Libertadores, ele vai sumir...

    ResponderExcluir
  19. PC, não se trata de "vangloriar-se de uma conquista bacaninha".

    Estou apenas mostrando que o Botafogo tem um título oficial internacional e o FluminenC não tem. O Galo tem 2.

    Não há como "ridicularizar" um dos clubes do século da FIFA. Mas há como "ridicularizar" um clube que abre champagne para festejar falcatruas.

    Mesmo com todo o dinheiro do mecenas da Unimed o FluminenC nunca atingirá o patamar do Botafogo.

    E quando o esquema acabar o Flu volta pra Série C em duas temporadas. Discorda?

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  20. Pablo, a Copa Rio foi uma competição internacional oficial, pois foi organizada pela CBD, com aval e acompanhamento da FIFA. Logo, o Fluminense também tem um título internacional oficial. É antigo, mas é infinitamente mais relevante que as Copas Conmebol conquistadas por Botafogo e Atlético Mineiro (e Talleres e Expressinho do São Paulo).

    ResponderExcluir
  21. Pablo, sobre o Fluminense nunca atingir o patamar do Botafogo, concordo plenamente com você.

    O Fluminense jamais atingirá o nível de mediocridade a que o Botafogo chegou. O Fluminense pode até ser rebaixado para a décima-segunda divisão, e ainda assim será muito maior que o Botafogo.

    O Fluminense nunca comemorará uma simples vitória sobre o Flamengo como se esta fosse a conquista de um título, da maneira como os botafoguenses fizeram essa semana.

    O Fluminense nunca aumentará artificialmente o status de suas conquistas, porque o Fluminense não precisa disso para ser grande.

    Se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado: a história tricolor traduz a predestinação para a glória.

    O Botafogo nasceu apanhando de 8 a 0 do Fluminense, cresceu chorando um título que nunca foi dele por direito (1907) e vai continuar envelhecendo à sombra das glórias dos rivais.

    Está no DNA do botafoguense que ele nasceu para sofrer.

    ResponderExcluir
  22. Por fim, sobre o Fluminense voltar à Série C em duas temporadas, sonhar não custa nada, então aproveita e sonha bastante.

    Sonhe com o declínio imaginário de seu rival, enquanto nós tricolores vivemos os triunfos reais de nosso próprio time. ;)

    ResponderExcluir
  23. Uma última observação: não foi só o Fluminense que "festejou falcatruas" na década de 90, não.

    Um certo time perdeu uma partida por 6 a 1 (seis a um) em campo, foi rebaixado, e apelou para os tribunais para ganhar os pontos do massacre. Time pequeno é fogo. E bota fogo nisso!

    ResponderExcluir
  24. Copa Rio de novo PC? Peraí. Se esse torneio tivesse algum valor a FIFA não teria ignorado o FluminenC na lista dos principais clubes do século. Concorda? O FluminenC não aparece nem entre os 200 clubes da lista...

    Quanto à história do FluminenC ela traduz decadência. Na década de 30 e 40 o Flu tinha 8 vezes mais torcida que o Botafogo e mais torcedores do que todos os rivais juntos.

    Hoje, é a quarta torcida do Rio e segue minguando.

    Isso se deve também ao fato de o Flu jamais ter tido um ídolo de verdade. Rivelino, coadjuvante em 70, prefere ser reconhecido como ídolo do Corinthians.

    Ídolos, tradição, respeito, são coisas que o mecenas não pode comprar...

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  25. Pablo,

    Eu deveria excluir seus comentários, porque você não se dá ao respeito. Mas não faço isso, sabe por quê? Porque me divirto lendo suas pérolas.

    Você se baseia numa LISTA DA FIFA pra dizer que o Botafogo é o 12° maior clube do mundo (risos, não sei nem se é o 12° maior do Brasil). Eu me baseio em títulos para fazer uma comparação entre Fluminense e Botafogo:
    MUNDIAIS: Fluminense 1 x 0.
    CONTINENTAIS: Botafogo 1 x 0 (é a ridícula Copa Comebola, mas beleza, pode contar).
    BRASILEIROS: Fluminense 4 x 1.
    COPA DO BRASIL/TAÇA BRASIL: 1 x 1.
    CARIOCAS: Fluminense 31 x 19.

    Sobre tamanho de torcida: você acredita mesmo que a torcida do Botafogo é maior que a do Fluminense? Risos. Baseado em quê? Nas pesquisas do botafoguense Montenegro? Ah, bom... Uma sugestão: vá olhar os números da Timemania 2012, pra ver quem tem mais apostas... Muito mais confiável que o Montenegro... ;)

    Em tempo: eu trouxe o assunto Copa Rio à tona porque VOCÊ escreveu a mentira de que o Fluminense não possui títulos internacionais... Aqui era pra gente estar discutindo o jogo de ontem, mas vocês botafoguenses adoram desviar o assunto quando começam a perder discussões e argumentações...

    ResponderExcluir
  26. PC, estamos chegando lá, mas ainda vejo devaneios. Vaoms lá:

    MUNDIAIS: Fluminense 1 x 0. (você deve estar de brincadeira, não levarei a sério...)

    CONTINENTAIS: Botafogo 1 x 0 (é a ridícula Copa Comebola, mas beleza, pode contar). (até que enfim admitiu. Inclusive o Botafogo jogou a Recopa no Japão em função desse título).


    BRASILEIROS: Fluminense 4 x 1. (não faça isso. Você não é framengueiro para roubar o Botafogo. Os títulos foram unificados como brasileiros)

    COPA DO BRASIL/TAÇA BRASIL: 1 x 1. (não inventa...)

    CARIOCAS: Fluminense 31 x 19 (parabéns)

    Sobre torcidas, veja Datafolha também. Aliás, pelo último Datafolha a torcida do Flu já está igual a da Portuguesa. É mentira?

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  27. Sobre "o Fluminense não ter ídolos", vocês torcedores arco-íris repetem essa ladainha achando que um dia vai virar verdade.

    Acontece que o Fluminense pode montar umas 5 escalações completas só com ídolos, enquanto certos times têm uns 3 ou 4 ídolos em toda a história, que ganharam menos títulos que nossos atuais guerreiros...

    "Time A" de ídolos tricolores:
    Castilho; Carlos Alberto, Edinho, Ricardo Gomes e Altair; Didi, Telê e Romerito; Assis, Romeu Pelliciari e Waldo.

    Quer mais?
    Félix; Oliveira, Pinheiro, Thiago Silva e Branco; Delei, Hércules e Rivellino; Flávio, Washington e Renato.

    Mais um?
    Paulo Victor; Aldo, Galhardo, Píndaro e Marco Antônio; Marcão, Orlando Pingo de Ouro e Darío Conca; Paulo Cezar Caju, Fred e Doval.

    É, "o Fluminense não tem ídolos"...

    ResponderExcluir
  28. Sobre tamanho de torcida, segundo o Datafolha a torcida do Fluminense é muito maior que a da Portuguesa:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/12/com-dados-exatos-fla-bate-timao-e-flu-supera-facil-lusa-em-pesquisa.html

    Vai continuar escrevendo mentiras para eu desmascarar aqui?

    ResponderExcluir
  29. A SUDERJ INFORMA, PLACAR DE TÍTULOS NACIONAIS:

    RICARDO BERNA TRÊS,
    BOTAFOGO DOIS.

    ResponderExcluir
  30. PC, essa de "dados exatos" só colou para os mais inocentes né?

    Mas ainda assim não foi suficiente para superar o Botafogo.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  31. Sobre a equiparação de Taça Brasil com Campeonato Brasileiro:

    Todo mundo sabe que foi uma medida política. Basta olhar as tabelas dos torneios para saber que foram dois torneios distintos.

    Portanto, para quem é honesto, o placar é Fluminense 4 (1970, 1984, 2010, 2012), Botafogo 1 (1995).

    ResponderExcluir
  32. Ouvi de um botafoguense no domingo: "Libertadores do Botafogo é ganhar do Flamengo."

    Acabou a discussão.

    --

    Quanto ao jogo, eu concordo com o Leandro, o time foi bem, voltou um pouco menos ligado pro segundo tempo, mas no primeiro tempo jogou muito com muitas variações táticas. Já no segundo tempo o time se movimentou menos, alguns jogadores parecem ainda não estar em plena forma, a torcida já estava impaciente com o time criando no segundo tempo quando ainda estava 1 a 0, quando os os caras empataram a torcida entrou em parafuso, jogou contra e time ficou muito nervoso em campo.

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  33. Pablo, você acredita que a torcida do Fluminense é do tamanho da da Portuguesa, e eu é que sou inocente? rsrs!

    ResponderExcluir
  34. Ouvi de um botafoguense no domingo: "Libertadores do Botafogo é ganhar do Flamengo."

    Acabou a discussão. [2]

    ResponderExcluir
  35. Digamos que a torcida do Fluminense seja menor do que a da Lusa...então, essa torcida menor que a da Lusa seria a mais fanática do Brasil vide os jogos com casa cheia no Maracanã...rs.

    ResponderExcluir
  36. O cara diz que o Botafogo tem "títulos internacionais" hahahahahahahaha

    E ainda é leitor de Milton Neves...

    É um completo boçal.

    A "oficialidade" é o principal argumento dos imbecis. Eles não são capazes de julgar o mérito desportivo de uma competição. Se a FIFA ou algum órgão não fizerem isso pra eles, o tico e o teco morrem.

    Algo tão simples como "Tem critério técnico de seleção, tem valor." Mas o tico e o teco não pegam. Nem no tranco. Então repetem à exaustão o mesmo discurso. É uma tristeza tamanha debilidade mental...

    ResponderExcluir
  37. Eu fico imaginando como ficariam os botafoguenses se o time deles ganhasse um brasileiro com 77 pontos com direito a duas vitórias sobre o Flamengo e com uma pegada de pênalti como a do Cavão contra o Botinelli.

    Ganham uma peladinha da guanabarinha e ficam iguais a criancinhas na manhã de Natal...

    Corrigindo os erros do meu irmão (que deve estar com sono). Aquela taça brasil de 68, mas que acabou em fins de 69(ano sugestivo pra aquela zona), não é copa do brasil (muito menos brasileiro). E o Bota não tem dezenove cariocas nem aqui nem na Coréia do Sul:

    Mundiais

    - Flu 1 x 0 Botafogo

    Continentais

    - Flu 0 x 0 Botafogo

    Brasileiros

    - Flu 4 x 1 Botafogo

    Copas do Brasil

    - Flu 1 x 0 Botafogo

    Cariocas

    - Flu 31 x 14 Botafogo (liga amadora não conta)

    O Botafogo está muito mais perto do América e do Bangu do que dos três grandes do Rio.

    ResponderExcluir
  38. De fato, fui bastante benevolente com o Botafogo na comparação dos títulos.

    Afinal, nos 19 Cariocas estão várias "pérolas", como o de 1907 (na verdade vencido pelo Fluminense), o de 1912 (disputado contra times de comerciantes e associações de moradores), e alguns na década de 30 disputados por times amadores (o Botafogo foi o último grande carioca a se render ao profissionalismo no futebol).

    Sobre a Taça Brasil, eu geralmente a equiparo com a atual Copa do Brasil (porque os critérios de escolha dos participantes são muito parecidos, e o formato do torneio também). Mas especificamente a de 1968 foi uma bagunça completa, contando com abandonos de diversos clubes, e só terminando em outubro do ano seguinte.

    (AHHH, e importante: na final da Taça Brasil de 1968, o Botafogo jogou no Maracanã vazio, com menos de 30 mil pagantes. Torneio importantíssimo, né? Qualquer semelhança com a Copa Conmebol é mera coincidência, rsrs!)

    ResponderExcluir
  39. 04/10/1969 - Maracanã (Rio de Janeiro) - Botafogo 4 (Roberto, Ferretti 2 e Afonsinho), Fortaleza 0

    Público pagante: 13.588.

    Uma final "de Campeonato Brasileiro" com MENOS DE QUINZE MIL PAGANTES NO MARACANÃ?

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, é ou não é a prova definitiva de que essa Taça Brasil não era Campeonato Brasileiro?

    ResponderExcluir
  40. E que não era nem uma Copa do Brasil, talvez abaixo da Copa dos Campeões.

    ResponderExcluir
  41. Bigmontz, a torcida da Portuguesa não costuma frequentar estádios. Lembre-se de que São Paulo é muito mais populosa do que o Rio. Na frieza dos números as duas torcidas se equivalem.

    Essa decadência do Flu se deve ao jejum de títulos e seguidos rebaixamentos. Os dois últimos brasileiros todos sabemos que foram arranjados. O primeiro entrega-entrega, o segundo para barrar o Galo do R10.

    A própria torcida do Flu admite isso. Tanto é que o time foi saudado com o grito de "sem vergonha" na quarta ao deixar o estádio do Botafogo. O que os "guerreiros" fizeram nos dois últimos brasileiros não conta.

    E a torcida continua minguando...

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Na boa PC, manda esse Pablo chupar prego e bloqueie os comentários dele. Esse deveria ser um espaço apenas para comentários e análises dos jogos e não para provocações clubísticas. Para isso, já existem vários fóruns e comunidades cheias de debiloides como esse sujeito.

    ResponderExcluir
  44. A torcida do Flu tá minguando.

    Nas turmas de colégio a torcida do Flu já suplantou a do Vasco e, em algumas instituições, rivaliza com a do Flamengo. Isso é reflexo das equipes vencedoras que vêm sendo montadas desde 2007: que já chegaram a duas decisões continentais e ganharam 2 Brasileiros, uma Copa do Brasil e um carioquinha. Ou seja, a equipe atual já tem mais glórias que o Botafogo.

    Esses mesmos jogadores que não venceram o Huachipato são mais vencedores do que o Botafogo em seus mais de cem anos de derrotas.

    Brasileiros:

    Diguinho 2 x 1 Botafogo

    Finais continentais:

    Diguinho 1 x 0 Botafogo

    Libertadores jogadas nos últimos dezessete anos:

    Diguinho 3 x 0 Botafogo

    "Saí do Botafogo para conquistar títulos."

    ResponderExcluir
  45. O sujeito de fato acredita que a torcida do Fluminense está minguando, com os resultados excelentes dos últimos anos (Copa do Brasil 2007, vice na Libertadores 2008, vice na Sul-Americana 2009, Brasileirão 2010, Carioca 2012 e Brasileirão 2012).

    Realmente, a torcida do Botafogo é que deve estar crescendo muito com as conquistas dos últimos anos (tricampeão do Troféu Chorão, vencedor da Taça Bandeirinha Gostosa Me Roubou, campeão da Copa Cavalo Paraguaio, e detentor do troféu Tenho Estádio).

    Continue acreditando mesmo nisso, Pablo. Mas depois não reclame se aparecerem na sua porta uns enfermeiros com ordens de te levar para o Instituto Pinel (olhe pelo lado bom: pelo menos você vai morar perto de General Severiano!).

    ResponderExcluir
  46. Diguinho wins. Brutality!

    Brasileiros:

    Diguinho 2 x 1 Botafogo

    Finais continentais:

    Diguinho 1 x 0 Botafogo

    Libertadores jogadas nos últimos dezessete anos:

    Diguinho 3 x 0 Botafogo

    "Saí do Botafogo para conquistar títulos."

    ResponderExcluir
  47. Realmente, agora percebo a imensidão de títulos do Botafogo! E olha que o troféu "O Marcio Rezende me deu meu único brasileiro" foi omitido...

    ResponderExcluir
  48. Aguardo as respostas para as questões que levantei, e que o Pablo simplesmente ignorou.

    1) por que havia apenas 26 mil pessoas no Maracanã para assistir ao Botafogo ser campeão da Copa Conmebol, importantíssimo torneio internacional?

    2) por que havia apenas 13 mil pessoas no Maracanã para assistir ao Botafogo ser "campeão brasileiro" de 1968 em outubro de 1969?

    3) por que você insiste em dizer que a torcida da Portuguesa é numericamente igual à do Fluminense, quando a pesquisa que você mesmo citou demonstra que, na verdade, a torcida do Fluminense é 3 vezes maior que a da Portuguesa, e praticamente do mesmo tamanho que a do Botafogo?

    Por fim, reforço a sugestão do Ramón: vá a alguma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro e faça uma enquete sobre os times dos alunos. Terás uma bela "surpresa", garanto. ;)

    ResponderExcluir
  49. Essa discussão rendeu, hein? rs

    Pra todo mundo que fala que a torcida do Flu é pequena, eu uso o mesmo link. Em 1998, quando o técnico Edinho pediu demissão, um repórter da GLOBO (antes de a Globo fazer o possível e o impossível pra diminuir nossa torcida nas pesquisas, números, mídia...) falou as seguintes palavras, entre seu discurso:

    "Quinta maior torcida do Brasil, com SEIS MILHÕES E SETECENTOS MIL TORCEDORES".

    Agora querem me fazer acreditar que a torcida do Flu mal tem dois milhões de torcedores. Bitch, please.

    Em tempo: fui procurar o link, mas tiraram o conteúdo! Esse era o link original, que tinha o vídeo com a reportagem. Se algum jornalista conseguir fuçar esse conteúdo, seria legal recuperar o vídeo.

    http://globotv.globo.com/rede-globo/bau-do-esporte/v/em-1998-tecnico-edinho-pede-demissao-do-fluminense/1936553/

    ResponderExcluir
  50. Já que o assunto surgiu, aí vai minha opinião sobre essas "pesquisas de torcida".

    Com metodologias não-explicadas, os institutos de pesquisa pegam amostras não-significativas da população, geralmente apenas em capitais e regiões metropolitanas, e tentam extrapolar para o restante do país.

    O resultado é este: cada pesquisa diz uma coisa, e as margens de erro são maiores que os próprios tamanhos das torcidas pesquisadas.

    O valor científico desse tipo de coisa? Quase nulo.

    Acho que a única "verdade científica rigorosa" que pode ser concluída destas pesquisas de torcida é: "o Flamengo possui a maior torcida do Brasil".

    O restante é um monte de dados aleatórios. Já vi pesquisas apontando o Fluminense em todas as posições entre a 5ª e a 12ª torcida do Brasil.

    Em ciência, para algo ser estabelecido como verdade, é necessário que seja possível repetir os experimentos, obtendo os mesmos resultados. Se em uma hora o resultado é X, e em outra o resultado é Y, das duas uma: ou o objeto de estudo é aleatório, ou a metodologia utilizada não é correta.

    Acho que fui claro, né?

    ResponderExcluir
  51. Os botafoguenses (assim como os atleticanos, diga-se de passagem) sofrem com uma coisa chamada "Efeito Dunning-Kruger".

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger

    ResponderExcluir
  52. Ih...o tico e o teco de Pablita vão explodir com esse papo científico.

    O "Jênio" sequer compreende a total invalidade dos arredondamentos praticados na tal pesquisa que "aponta" que a torcida do Flu é igual à da Lusa.

    ResponderExcluir
  53. Muito boa observação, Vinicius!

    Os pesquisadores do Efeito Dunning-Kruger deveriam vir ao Brasil especificamente para estudar os casos de alguns torcedores de Atlético Mineiro e Botafogo. Será que o Pablo não quer ser voluntário, pelo progresso da ciência?

    ResponderExcluir
  54. "...Em ciência, para algo ser estabelecido como verdade, é necessário que seja possível repetir os experimentos, obtendo os mesmos resultados..."

    Tem razão PC. Em todas as pesquisas de todos os institutos o FluminenC tem a menor torcida e, segundo o DATAFOLHA, já está do tamanho da Portuguesa.

    E descendo...

    Os números não mentem jamais.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  55. Eu falei que o tico e o teco entrariam em colapso...

    Pablita, ciência não funciona como Goebbels. Não adianta repetir um experimento mal feito mil vezes esperando que o monte de besteiras vire verdade no final.

    Pesquisas feitas por pseudo-estatísticos que, como você, não sabem o básico de regras de arredondamento e não seguem os procedimentos adequados jamais trarão verdade alguma à tona.

    E o pior pra você é que a tendência é de crescimento. Daqui a pouco nem o Instituto Montenegro vai ter cara pra mascarar os dados. A massa de jovens tricolores chegou.

    ResponderExcluir
  56. PCFilho escreveu: "Já vi pesquisas apontando o Fluminense em todas as posições entre a 5ª e a 12ª torcida do Brasil."

    Pablo respondeu: "Tem razão PC. Em todas as pesquisas de todos os institutos o FluminenC tem a menor torcida e, segundo o DATAFOLHA, já está do tamanho da Portuguesa."

    Das duas, uma: ou esse Pablo é um mau caráter, ou é burro mesmo.

    E as três perguntas que fiz... seguem sem resposta. Não vai responder, não, Pablito?

    Ramón tá certo, Tico e Teco entraram em colapso...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.