Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

27/05/1934 - Espanha 3 x 1 Brasil

A Seleção Brasileira em 1934.

Infelizmente não há registros em vídeo desta partida, que foi a única da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1934.

Os brasileiros jogaram com camisas brancas, calções azuis e meiões pretos, e os espanhóis com camisas vermelhas, calções azuis e meiões pretos.

Os espanhóis abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com dois gols de José Iraragorri e um de Isidro Lángara. Mas foram beneficiados por um erro grave da arbitragem, quando ainda venciam por apenas 1 a 0: Quincoces evitou um gol brasileiro com o braço, e o juiz não viu.

Aos 10 minutos da segunda etapa, o craque Leônidas marcou um gol para o Brasil. A Seleção chegou a dar mostras de que reagiria quando, aos 15, Luisinho fez o segundo, mas o árbitro anulou, alegando impedimento. Aos 17, Waldemar de Britto foi derrubado por Ciriaco na área e foi assinalado o pênalti. O próprio Waldemar cobrou, mas o lendário arqueiro espanhol Ricardo Zamora defendeu no canto esquerdo. E o jogo terminou mesmo 3 a 1 para a Espanha.

Waldemar de Britto ficou marcado como o primeiro jogador brasileiro a perder um pênalti numa Copa do Mundo. Vinte anos mais tarde, ele viria a ser o treinador do Bauru Atlético Clube, onde descobriria um jovem talento do futebol brasileiro: Pelé.

O goleiro Ricardo Zamora é até hoje reverenciado na Espanha como o maior arqueiro da história do futebol. Reza a lenda que, para contratá-lo junto ao Espanyol, em 1930, o Real Madrid teria desembolsado dinheiro suficiente para comprar cinco times completos. Considerado dono de um olhar hipnótico, capaz de desconcentrar os atacantes, Ricardo Zamora teria defendido mais de 100 pênaltis ao longo de sua carreira.

Apesar dos preços elevados dos ingressos, o público do duelo Espanha x Brasil foi considerado excelente. As colinas e os telhados das casas nas imediações do Stadio Luigi Ferraris também estavam repletos de gente para assistir ao match

Ficha Técnica
27/05/1934 - Espanha 3 x 1 Brasil - Luigi Ferraris (Genoa, Itália)
Motivo: Copa do Mundo de 1934.
Horário: 16:00.
Público: 21.000.
Árbitro: Alfred Birlem (Alemanha).
Auxiliares: Ettore Carminati (Itália) e Mihaly Ivancsis (Hungria).
Espanha: Ricardo Zamora; Ciriaco e Quincoces; Cilaurren, José Muguerza e Marculeta; Lafuente, José Iraragorri, Isidro Lángara, Simon Lecue e Gorostiza. Técnico: Amadeo García Salazar.
Brasil: Pedrosa; Sylvio Hoffmann e Luiz Luz; Tinoco, Martim Silveira e Canalli; Luisinho, Waldemar de Britto, Armandinho, Leônidas e Patesko. Técnico: Luiz Vinhaes.
Gols: José Iraragorri (18'/1º tempo, de pênalti), José Iraragorri (25'/1º tempo), Isidro Lángara (29'/1º tempo) e Leônidas (10'/2º tempo).

Vídeo: trecho de documentário da TV Cultura sobre a Copa do Mundo de 1934.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.