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quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O McDonald's e a promoção dos Jogos Olímpicos de 1984



Os Jogos Olímpicos de Verão de 1984, sediados em Los Angeles, nos Estados Unidos, tiveram forte patrocínio da rede de fast food McDonald's. Até mesmo o estádio da natação, no campus da University of Southern California, se chamava McDonald's. Como parte das ações de marketing, a companhia ofereceu a seus clientes uma "raspadinha olímpica": em cada bilhete, havia o nome de um dos esportes disputados nos Jogos. Se, na competição da sua raspadinha, os Estados Unidos conquistassem uma medalha de ouro, você levaria de graça um Big Mac; se os norte-americanos ficassem com a prata, você ganharia uma porção de batatas fritas; se eles terminassem com o bronze, seu prêmio seria um copo de refrigerante. "U.S. wins, you win". Legal, né?




Para estimar a quantidade de comidas e bebidas que seriam ofertadas na promoção, os executivos do McDonald's analisaram o quadro de medalhas dos Jogos de Montreal, em 1976 - os últimos em que os Estados Unidos haviam participado, uma vez que eles boicotaram os Jogos de Moscou, em 1980. No Canadá, os norte-americanos haviam conquistado 94 medalhas ao todo (34 de ouro, 35 de prata e 25 de bronze), ficando em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás da União Soviética (125 no total, 49 ouros, 41 pratas e 35 bronzes) e da Alemanha Oriental (90 no total, 40 ouros, 25 pratas e 25 bronzes). A promoção, aliás, já havia sido realizada em 1976, com notável sucesso.

Porém, basear o planejamento da promoção de 1984 na experiência de 1976 foi um equívoco monumental de cálculo, por alguns motivos: primeiro, havia suspeitas razoáveis de que muitos atletas soviéticos e alemães-orientais competiram dopados em 1976, o que provavelmente causou perdas de muitas medalhas que iriam para os Estados Unidos; segundo, porque em 1984 os norte-americanos competiriam em casa, e os países-sede geralmente obtêm um aumento significativo do número de medalhas; terceiro e mais importante, a União Soviética, a Alemanha Oriental e diversos outros países do Leste Europeu devolveram o boicote e simplesmente não participaram dos Jogos de Los Angeles!

Com isso, os Estados Unidos competiram em casa, e sem a concorrência de praticamente todas as outras potências olímpicas da época. O resultado: os norte-americanos amealharam surreais 174 medalhas ao todo em 1984: 83 ouros, 61 pratas e 30 bronzes! E então a rede de lanchonetes teve que dar aos clientes duas vezes e meia mais Big Macs que o planejado. Houve rumores de que os Big Macs simplesmente acabaram em mais de 6.000 filiais da rede nos Estados Unidos - e os clientes não estavam pagando um centavo por eles.

O McDonald's nunca reconheceu publicamente o prejuízo que provavelmente teve com a promoção desastrada. Pelo contrário, alegou que a "corrida do ouro nas lanchonetes" só trouxe benefícios, aumentando o número de clientes da rede, e despertando o interesse do público para as modalidades menos famosas dos Jogos Olímpicos. Anos depois, em 1992, a promoção desastrosa serviu de inspiração para um capítulo do famoso seriado The Simpsons.

PCFilho

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