Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sorteio da Copa Libertadores 2017


Na noite desta quarta-feira 21, em Asunción, capital do Paraguai, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fará o sorteio dos confrontos das fases preliminares e dos grupos da Copa Libertadores de 2017. Abaixo, explico como serão as regras desse sorteio.

Seis clubes participarão da primeira fase preliminar. O sorteio determinará os três duelos, sempre confrontando um clube do 1º pote com um clube do 2º pote:
1º pote: Independiente del Valle (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e Montevideo Wanderers (Uruguai).
2º pote: Universitario de Sucre (Bolívia), Deportivo Capiatá (Paraguai) e Deportivo Municipal (Peru).

Na segunda fase preliminar, os três vencedores da primeira fase preliminar se juntarão aos 13 outros classificados (dentre eles os brasileiros Atlético Paranaense e Botafogo). O sorteio determinará os oito duelos, sempre confrontando um clube do 1º pote com um clube do 2º pote:
1º pote: Olimpia (Paraguai), Colo Colo (Chile), The Strongest (Bolívia), Universitario (Peru), Unión Española (Chile), Junior Barranquilla (Colômbia),  Millonarios (Colômbia) e El Nacional (Equador).
2º pote: Atlético Paranaense (Brasil), Botafogo (Brasil), Cerro (Uruguai), Atlético Tucumán (Argentina), Carabobo (Venezuela) e os três vencedores da 1ª fase preliminar.

Na terceira fase preliminar, os oito vencedores da segunda fase preliminar se enfrentarão, em quatro confrontos que também serão previamente definidos no sorteio.

Os quatro vencedores da terceira fase preliminar se juntarão aos 28 outros classificados (dentre eles, os outros seis clubes brasileiros: Palmeiras, Grêmio, Chapecoense, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro), para formar as oito chaves da fase de grupos.

As oito chaves serão sorteadas nesta quarta-feira 21, cada uma com um clube de cada pote:
1º pote: River Plate (Argentina), Atlético Nacional (Colômbia), Nacional de Montevideo (Uruguai), Peñarol (Uruguai), Atlético Mineiro (Brasil), Grêmio (Brasil), San Lorenzo (Argentina) e Santos (Brasil).
2º pote: Estudiantes de La Plata (Argentina), Emelec (Equador), Libertad (Paraguai), Independiente Santa Fe (Colômbia), Palmeiras (Brasil), Universidad Católica (Chile), Guaraní (Paraguai) e Sporting Cristal (Peru).
3º pote: Flamengo (Brasil), Barcelona de Guayaquil (Equador),  Lánus (Argentina), Zamora (Venezuela), Jorge Wilstermann (Bolívia), Independiente Medellín (Colômbia), Godoy Cruz (Argentina) e Melgar (Peru).
4º pote: Deportes Iquique (Chile), Sport Boys (Bolívia), Zulia (Venezuela), Chapecoense (Brasil) e os quatro vencedores da 3ª fase preliminar.

Este sorteio dos grupos terá uma restrição: clubes do mesmo país só poderão cair na mesma chave se um deles tiver vindo da 3ª fase preliminar. Assim, Palmeiras, Grêmio, Chapecoense, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro não poderão se enfrentar na fase de grupos. Já Atlético Paranaense e Botafogo, caso passem das fases preliminares, poderão enfrentar os outros brasileiros (com exceção da Chapecoense, que se encontra no 4º pote).

O Flamengo, estando no 3º pote, já sabe que enfrentará um clube não-brasileiro do 1º pote: River Plate, Atlético Nacional, Nacional de Montevideo, Peñarol ou San Lorenzo. A mesma afirmação vale para o Palmeiras, que está no 2º pote, e a Chapecoense, que está no 4º pote.

Com as mudanças, os clubes mexicanos não mais participarão, e a Copa Libertadores voltará a ser disputada apenas por clubes das dez federações nacionais da América do Sul. As 47 vagas são distribuídas assim: 1 para o atual campeão da Copa Libertadores, 1 para o atual campeão da Copa Sul-Americana, 7 para o Brasil, 6 para a Argentina e 4 para cada uma das demais federações (Venezuela, Uruguai, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Chile e Bolívia). Os potes de cada uma das fases são determinados pelo ranking da Conmebol.

A Copa Libertadores terá maior duração, iniciando em janeiro e terminando em novembro. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final, e então se sucederão fases de mata-mata até a decisão, prevista para os dias 22 e 29 de novembro de 2017.

Dez clubes eliminados da Copa Libertadores ganharão vagas para a Copa Sul-Americana de 2017: os dois melhores eliminados da 3ª fase preliminar, e os oito terceiros colocados da fase de grupos.

O campeão da Copa Libertadores de 2017 ganhará vaga em três competições: o Mundial de Clubes da FIFA de 2017, a Copa Libertadores de 2018 e a Recopa Sul-Americana de 2018.

O sorteio da Copa Libertadores 2017 terá transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal de TV por assinatura Fox Sports, a partir das 22:00 de Brasília desta quarta-feira 21.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.