Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 11 de julho


1909: em jogo do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense derrotou o Mangueira por 6 a 0. Os gols tricolores na partida foram marcados por Nestor Macedo, Buchan (2), Emile Etchegaray (2) e Waymar. Esta foi a quinta das oito vitórias na campanha invicta que garantiu ao Fluminense seu quarto Campeonato Carioca (contando a vitória anulada sobre o Bangu).

1926: em amistoso interestadual, o Fluminense venceu a Esportiva Guaratinguetá por 2 a 1, no Estádio Benedito Meirelles, em Guaratinguetá. Os gols tricolores foram de Coelho e Preguinho. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Associação Esportiva Guaratinguetá.

1937: em amistoso internacional, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o chamado "Combinado Beccar Varella", da Argentina, por 3 a 0, gols de Sandro e Russo (2). O adversário era um combinado de atletas de clubes argentinos, que veio excursionar no Brasil (enfrentou Fluminense [0-3], Flamengo [2-4], America [2-6] e Portuguesa SP [1-1 e 4-3]). O atacante Agustín Valido, que jogaria pelo Flamengo nos anos seguintes, era um dos atletas do combinado.

1942: em jogo dramático, válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 4 a 3. Os gols tricolores foram de Maracaí, Carreiro, Magnones e Pedro Nunes. O gol da vitória foi assinalado aos 47 minutos do segundo tempo.

1948: na rodada inaugural do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 6 a 3. Os gols da vitória tricolor foram de Cento e Nove, Orlando Pingo de Ouro (2) e Rodrigues Tatu (3, 2 de pênalti).

1956: em jogo amistoso, o Fluminense venceu o América de Três Rios por 3 a 1, no Estádio Odair Gama. Os gols tricolores foram de Alecir (2) e Converti.

1957: seguindo o giro pelos países vizinhos, o Fluminense derrotou o Aruba Voetbal por 2 a 0, no Trinidad Stadion (em Oranjestad, Aruba), com dois gols de Alecir. O saldo da excursão tricolor pela América do Sul passou a ser de 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

1964: com dois gols de Amoroso, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Foi nesta partida que o Fluminense estreou o bonito uniforme branco com a gola grená e as beiras das mangas verdes, que seria utilizado em 18 dos 26 jogos daquela campanha vitoriosa.

1965: na decisão do terceiro lugar do Torneio do IV Centenário, no Maracanã, o Fluminense venceu a Seleção do Paraguai por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Joaquinzinho (2) e Jorginho.

1970: o Fluminense goleou o Bonsucesso por 4 a 0, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Lula, Flávio, Denílson e Cafuringa (cobrando pênalti).

1973: no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, Fluminense e America empataram em 2 a 2. Os dois gols tricolores foram de Manfrini, ambos no segundo tempo da partida. Foi o segundo jogo do Fluminense (e o segundo empate) após a vitoriosa excursão à África. Nas semanas seguintes, o Campeonato Carioca de 1973 terminaria da melhor forma possível: com o Fluminense campeão.

****

Aniversariantes do dia:

Leonardo Guerra (1976), atacante com um gol marcado em oito jogos pelo Fluminense, na temporada de 2005.

Luis Renato Gama Malcher Azevedo (1978), lateral-esquerdo que integrou o elenco profissional do Fluminense entre 2001 e 2002, ano em que participou da campanha do título do Campeonato Carioca.

Dakson Soares da Silva (1987), meia-atacante revelado pelas categorias de base do Fluminense. Não chegou a atuar no time profissional tricolor, pois se transferiu para o Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.