Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 30 de agosto



1931: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 0 para a Seleção Paulista, no Parque São Jorge, em São Paulo. A Seleção Carioca atuou com: Velloso [Fluminense]; Domingos da Guia [Bangu] e Itália [Vasco]; Tinoco [Vasco], Martim [Botafogo] e Ivan Mariz [Fluminense]; Walter [S. C. Brasil], Carvalho Leite [Botafogo], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [Fluminense]. A Seleção Paulista jogou assim: Athiê; Barthô e Clodoaldo; Oswaldo, Gogliardo e Alfredo; Luizinho, LaraFriedenreichFeitiço e Siriri. Os gols da Seleção Paulista foram de Feitiço e Friedenreich (2). As reportagens dos jornais mais uma vez exaltaram a "atuação assombrosa" do goleiro tricolor Velloso, que impediu um placar maior a favor dos paulistas. Como a Seleção Carioca vencera o primeiro jogo por 3 a 1 (vide 23 de agosto), o título seria decidido na terceira partida (vide 13 de setembro).

1942: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão, graças a dois gols de Carreiro (o gol do São Cristóvão foi de Alfredo). A partida foi encarada como uma revanche do jogo do segundo turno, em que o São Cristóvão vencera por surreais 6 a 1, em Figueira de Melo.

1953: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 2 a 0, com dois gols de Marinho.

1959: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Bangu (gol de Válter, aos 14 minutos do segundo tempo). Esta foi a primeira e seria a única derrota tricolor em toda a campanha do título estadual de 1959, que até ali contava com cinco vitórias e um empate. Foi também o fim de uma longa sequência invicta, que vinha desde a derrota por 1 a 0 para o Botafogo em 10 de maio, pelo Rio-São Paulo (após aquele revés, o time realizara 24 partidas, com 21 vitórias e 3 empates). Depois deste jogo com o Bangu, o timaço tricolor só voltaria a ser derrotado em janeiro de 1960, na excursão ao México. Vale recitar a escalação deste time que perdeu somente uma única partida em oito meses: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Telê, Waldo, Jair Francisco e Escurinho. O treinador do Fluminense era Zezé Moreira. O Bangu, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogou com: Ubirajara; Joel e Darci Faria; Rubens dos Santos, Zózimo e Nilton dos Santos; Correia, Luís Carlos, Décio Esteves, Válter e Beto.

1975: após as duas derrotas nas rodadas iniciais, o Fluminense enfim obteve sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 1975: 5 a 2 sobre o Atlético Mineiro, no Maracanã. Zé Maria, Manfrini (de pênalti), Paulo Cezar Caju (2) e Silveira marcaram os gols da Máquina Tricolor, que enfim engrenou na competição nacional.

1995: em partida da quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve a quarta vitória na competição: 1 a 0 sobre o Santos, no Estádio de Laranjeiras, gol de Leonardo, de cabeça, aos 33 minutos do segundo tempo. Fluminense e Santos voltariam a se enfrentar na fase semifinal da competição, em duas partidas eletrizantes, em dezembro.

1997: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Santos por 1 a 0, gol de Roni.

2003: em partida disputada no Estádio Municipal de Juiz de Fora, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, com gols de Marcelo e Lopes.

****

Aniversariante do dia:

Bruno Vieira do Nascimento (1985), lateral-direito com 4 gols marcados em 146 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 2012 e 2014. Conquistou os Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012.

PCFilho

2 comentários:

  1. Grande time o de 1959, defesa sólida ,time solidário, um grande artilheiro como o Waldo e um gênio como Telê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o time mais sólido da história do Fluminense. Sofria pouquíssimos gols, e aí era só o Waldo meter unzinho pra resolver o jogo.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.