Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 4 de outubro


1902: antes ainda do primeiro jogo de sua história, o Fluminense formou com o co-irmão Paysandu o "Combinado Carioca", que derrotou por 2 a 0 o Sport Club Internacional de São Paulo, no campo do Paysandu, no primeiro jogo da disputa do "Campeonato Brasil" de 1902. As duas equipes voltariam a se enfrentar no dia seguinte (vide 5 de outubro).

1908: tricampeão! No campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Paysandu, e garantiu, com uma rodada de antecipação, a conquista do terceiro Campeonato Carioca de sua história, o primeiro de maneira invicta. Os gols do triunfo tricolor foram de Horácio da Costa Santos (dois), Edwin Cox, Félix Frias, Emile Etchegaray e Oswaldo Gomes, com Walding descontando para o Paysandu. O centroavante Edwin Cox, irmão de Oscar Cox, alcançou os 12 gols na competição, na qual terminaria como artilheiro. Na rodada final, um empate contra o Botafogo encerraria a campanha do título invicto (vide 1º de novembro).

1936: no estadinho da rua Campos Sales, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, em partida válida pela terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. Os gols aconteceram no primeiro tempo do jogo: Raul abriu o placar para os tricolores, e Lindo empatou para os rubros. Com duas vitórias e um empate, o forte time do Fluminense começava a campanha do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro, de 1936 a 1938.

1942: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio Aniceto Moscoso (rua Conselheiro Galvão), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira. Os gols foram de Rubem (contra, abrindo o placar para o Fluminense, aos quatro minutos), Isaías (empatando para o Madureira, aos 22 do segundo tempo) e Carreiro (fechando o marcador, aos 33 da etapa final).

1953: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 0, gols de Marinho, Didi e Quincas.

1959: em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, perante 65.260 presentes (59.274 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, graças aos gols de Telê e Escurinho, ambos no segundo tempo. O Fluminense passou a somar nove vitórias, um empate e uma derrota, na sequência da espetacular campanha que terminaria com a conquista de mais uma taça.

1964: em partida válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Madureira. O gol tricolor foi de Joaquinzinho, com Batata marcando para o clube suburbano. Com onze vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista de mais um título estadual, em decisão contra o Bangu, em dezembro.

1978: em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, com gols de Nunes (quatro) e Fumanchu.

1984: na segunda partida do Torneio de Seul, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Seleção Olímpica da Coréia do Sul, no Estádio Nacional de Seul, com gols de Washington, Romerito e Aldo. Dois dias depois, o Tricolor conquistaria o título ao vencer a Seleção de Camarões (vide 6 de outubro).

1987: em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 49.327 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol do centroavante Washington, aos 12 minutos do primeiro tempo. O paraguaio Romerito quase ampliou com um golaço num belo giro, mas a bola explodiu no travessão, e a vitória tricolor foi mesmo pelo placar mínimo.

2009: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, sendo prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar um pênalti claro do goleiro Bruno sobre o zagueiro Digão, quando o placar ainda apontava 0 a 0. Esta seria a única derrota do Fluminense nas 13 últimas rodadas da competição - estava começando a Arrancada Histórica, maior reação já registrada na história do Campeonato Brasileiro, em que o Tricolor conseguiria reverter um rebaixamento praticamente sacramentado.

****

Aniversariantes do dia:

Alfredo Willemsens, o Alfredinho (1907), centroavante com 86 gols marcados em 151 partidas com a camisa do Fluminense, em duas passagens pelo clube, a primeira de 1926 a 1932 (foi campeão do Torneio Início de 1927) e a segunda em 1937 (ano em que conquistou o Campeonato Carioca). Um dos grandes goleadores de seu tempo, Alfredinho tinha o apelido de "center-raio", devido à sua grande velocidade. Ele era presença constante na Seleção Carioca, pela qual conquistou os Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais de 1927 e 1931. Também jogou no Flamengo, entre 1934 e 1936.

Francisco de Assis Luz e Silva, o Assis (1943), zagueiro que jogou no Fluminense entre 1968 e 1975, oriundo do Clube do Remo, de Belém. Contabilizando 412 partidas com a camisa tricolor, Assis é o oitavo jogador com mais atuações na história do clube. Pelo Fluminense, conquistou o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara de 1969, o Campeonato Brasileiro de 1970, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara de 1971, o Torneio de Verão e o Campeonato Carioca de 1973, e o Campeonato Carioca de 1975. Assis fez parte de uma das linhas defensivas mais sólidas da história do futebol brasileiro, que muitos tricolores sabem de cor até hoje: "Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio". O leitor pode conhecer mais sobre a carreira de Assis lendo a matéria do Tardes de Pacaembu.
Assis em ação em um Fla-Flu, disputando espaço com Paulo Cezar Caju.

Fabiano Appel (1975), goleiro que integrou o elenco do Fluminense em 1998, ano em que fez parte do time campeão da Copa Rio de Janeiro. É primo de Valdir Appel, famoso goleiro do Vasco entre 1966 e 1973.

PCFilho

2 comentários:

  1. PC, muito boa a Série Efemérides. Merece um livro.
    Sugiro uma matéria especial com todos os gols do Waldo, o maior artilheiro tricolor.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo prestígio, Rafael. Meu objetivo com as "efemérides" é mesmo publicar um livro após eu terminar as 366 datas do ano (em 30 de abril de 2018, se tudo continuar correndo bem). Vamos ver se consigo algum interessado. :)

      Sobre Waldo, ele de fato merece todas as homenagens. Sugiro que você adquira o livro do meu amigo Valterson Botelho, uma biografia completa dele, publicada em 2012, que vem com um CD com alguns gols dele em vídeo. Foi um trabalho excepcional.

      Abraços!
      PC

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.