Páginas

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 9 de outubro



1921: demonstrando interesse em incentivar a cultura no Rio de Janeiro, o Fluminense Football Club promoveu, no Theatro Lyrico, na rua da Guarda Velha (atual rua Treze de Maio), o "Festival dos Oito Batutas". O conjunto tinha, dentre outros integrantes, Pixinguinha, Donga e Nelson Alves, e contava com a simpatia e a ajuda financeira do presidente tricolor Arnaldo Guinle.
Os Oito Batutas.

1932: o Fluminense derrotou o America por 2 a 1, em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, disputado na rua Campos Sales. Os dois gols do triunfo tricolor foram assinalados pelo craque Preguinho.

1938: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pela 5ª rodada do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 1, graças aos dois gols do centroavante Sandro. O Tricolor iniciava, com 100% de aproveitamento, a campanha do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1955: em amistoso interestadual, na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense derrotou o Santa Cruz por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Atis, Quincas (dois) e Converti.

1960: em São Januário, em jogo do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bangu, gols de Pinheiro (de pênalti) e Maurinho.

1974: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Campo Grande por 2 a 0, com dois gols de Gil, ambos no segundo tempo do jogo.

1982: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Madureira, gols de Amauri, Robertinho e Zezé Gomes.

1985: diante de 47.160 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, e sagrou-se campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor foi de Romerito, aos 38 do segundo tempo, em belo chute de fora da área. Com a vitória, o Fluminense classificou-se para o triangular final, no qual conquistaria o tricampeonato estadual, em dezembro.

1999: em jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Villa Nova, graças aos gols de Magno Alves, Arinélson e Flávio. O Tricolor seguia na campanha do título, na jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2003: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 0, com gols de Lopes Tigrão e Romário (cobrando pênalti).

2011: no Engenhão, o Fluminense foi escandalosamente roubado e perdeu por 3 a 2 para o Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram de Rafael Sobis e Lanzini. Houve pelo menos três erros da arbitragem em lances cruciais do jogo: um dos gols do Flamengo originou-se em uma falta inventada; o zagueiro tricolor Márcio Rosário sofreu pênalti não-marcado; e o meia tricolor Souza foi expulso de maneira absurda. Em nove jogos no segundo turno, o Fluminense tinha seis vitórias, um empate e duas derrotas - o time seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria em terceiro na tabela do Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno e a arbitragens calamitosas como a deste Fla-Flu.

****

Aniversariantes do dia:

Nestor Dionysio de Macedo (1890), médio-direito do Fluminense entre 1908 e 1909, e em 1915. Nestor Macedo marcou 7 gols em 30 partidas pelo time principal tricolor, tendo sido titular em todas as partidas do bicampeonato Carioca invicto em 1908 e 1909 (somente ele, Waterman e os irmãos Victor e Emile Etchegaray jogaram todas as partidas dessas campanhas). Nestor Macedo, sócio número 230 do Fluminense, foi formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Pablo Invernizzi (1916), centroavante argentino com 5 gols marcados em 10 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1943 e 1944.

Ademílson Corrêa (1974), centroavante com 6 gols em 28 jogos pelo Fluminense, na temporada de 2003. Três dos seus gols foram contra o Flamengo, nos jogos de 9 de fevereiro e 15 de março.

Fábio dos Santos Barbosa (1980), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense em 2009, ano em que atuou duas vezes (contra o Flamengo na Copa Sul-Americana e contra o São Paulo no Brasileirão).

PCFilho

4 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.