|
Foto: flagrante de um torcedor agredido no entorno do Maracanã. |
O Clube de Regatas do Flamengo está classificado para a Copa Libertadores de 2018, por ter obtido uma das vagas do Campeonato Brasileiro. No entanto, a participação do clube carioca na competição continental está ameaçada pelos lamentáveis incidentes ocorridos nesta semana, no Rio de Janeiro, por ocasião da realização da partida final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, da Argentina.
De acordo com o Regulamento Disciplinar da Conmebol, o Flamengo infringiu diversos princípios de conduta da entidade, a que todos os clubes e seus membros devem se submeter. Entre os comportamentos desrespeitados pelo clube rubro-negro, listados no quinto artigo no documento da Confederação Sul-Americana, estão: "comportar-se de maneira ofensiva ou insultante", "violar as pautas mínimas do que se considere como um comportamento aceitável no âmbito do esporte e do futebol organizado" e "cometer um ato de violência ou agressão".
E não será possível escapar da culpa pelo comportamento do público, pois o sexto artigo do Regulamento Disciplinar da Conmebol é claro ao responsabilizar os clubes: "as associações membro e os clubes são responsáveis pelo comportamento de seus jogadores, oficiais, membros, público assistente, torcedores, assim como de qualquer outra pessoa que exerça ou possa exercer em seu nome qualquer função, com ocasião dos preparativos, organização ou celebração de uma partida de futebol, seja de caráter oficial ou amistoso".
O sexto artigo ainda tem um segundo parágrafo, que pode complicar a situação do Flamengo: "as associações nacionais e os clubes são responsáveis pela segurança e pela ordem tanto no interior como nas imediações do estádio, antes, durante e depois da partida da qual sejam anfitriões ou organizadores. Esta responsabilidade se estende a todos os incidentes de qualquer natureza que possam se suceder, encontrando-se assim expostos à imposição das sanções disciplinares e do cumprimento das ordens e instruções que possam ser adotadas pelos órgãos disciplinares".
As punições variam de acordo com o julgamento das infrações: o clube pode ser somente advertido ou multado, obrigado a jogar de portões fechados ou em outro país, ou até ser excluído de competições presentes ou futuras, e proibido de realizar transferências de atletas.
As confusões da semana começaram já na véspera da partida, com centenas de torcedores do Flamengo tentando perturbar o descanso da delegação do Independiente, nos arredores do hotel em que os argentinos estavam hospedados. No dia do jogo, também houve conflitos de diversas naturezas, antes, durante e depois da realização da partida, no entorno e no interior do Maracanã. Numa situação que ficou obviamente fora de controle, houve até invasão de torcedores em um dos setores do estádio.
Vale lembrar que há o agravante de o Flamengo ser reincidente nos tumultos: somente este ano, aconteceram episódios similares em pelo menos outras duas partidas do clube no Maracanã. Esta situação pode colaborar para que as punições sejam mais severas.
Caso o Flamengo seja punido com a exclusão da Copa Libertadores de 2018, outros clubes brasileiros serão beneficiados, sendo os herdeiros naturais da vaga do clube carioca na competição. O Vasco obteria uma vaga na fase de grupos, o Atlético Mineiro entraria na fase preliminar, e o Sport Recife ganharia uma vaga na Copa Sul-Americana.
Naturalmente, o Flamengo também está sujeito a diversas punições pelas Leis brasileiras, especialmente por ter exposto o público da partida a situações perigosas, como a superlotação do estádio.
Estaremos de olho, para conferir os próximos capítulos desta triste situação.
PCFilho
Essa seria a punição adequada mesmo. Os ingleses, depois que ficaram 5 anos suspensos na UEFA, se modernizaram e hoje têm a melhor Liga do mundo.
ResponderExcluirSer humano só aprende na base da porrada mesmo. Se o Fla for mesmo punido com a exclusão, neguinho vai pensar 10x antes de fazer cagada...
De fato. Punições brandas já se mostraram ineficazes nesses casos. Talvez uma punição bastante severa seja educativa.
ExcluirConcordo uma punição severa, torcedores tem que ir aos estadios torcer pelo seu clube de coração, não fazer uma praça de guerra
ExcluirE os torcedores do independente, chamando no Galeão os brasileiros de macaco, não conta?
ExcluirNa Argentina chamando os brasileiros de macaco também não conta ?
Algumas reações são em razão disso.
Olhem o contexto.
Então que punam a todos os argentinos também aí sim.
Punam o Corinthians. A torcida chegai até a matar e quando tem jogos aqui fere a outros torcedores.
Puna a de todos os times , aí sim, eu tenho convicção de que se aplicar a mesma lei para todos não restará nenhum time argentino nem uruguaio, quase nenhum time brasileiro.
Pois punir apenas um é mole, quero ver punir a todos !
Aqui se estq falando de um bando d marginais que torce pra o Flamengo Corinthians nada tem haver e quando tece incidente com o Corinthians o time foi punido e so nao foi expulso da competição pq o agresso da ocasiao apareceu e recebeu a devids punição pelos atos
ExcluirAmigo...o vasco ficou quase o brasileiro inteiro sem o mando de campo,sem torcida,por evento parecido com este...como assim só o flamengo???!que Hilário 😂😂😂😂
ExcluirTEM QUE SER PUNIDOS EXCLUIDOS DA COPA LIBERTADORES DAS AMERICAS NAO SO ARRISCOU OS TORCEDORES COMO FAMILIAS INTEIRAS E CRIANÇAS E JUSTA PUNIÇAO PARA OS VANDALOS E O CLUBE TERA QUE ARCAR COM TODOS OS ACONTECIMENTO DE ONTEM
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMarcos S.
ExcluirDeixa de falar besteira, os torcedores do Corinthians foram presos por soltar um rojão. Esses bandidos do flamengo refletem o sentimento da maioria dos torcedores desequilibrados, que não sabem perder.
As agressões foram gratuitas e contra a própria torcida, os danos foram ao santuário do futebol nacional (O Maraca) e a punição deve ser exemplar.
E para os interpretadores tendenciosos que não concordam com a matéria, é um direito seu, mas o regulamento existe, pode e deve ser aplicado.
Time de "cheirinho" de uma torcida de b....
O problema da torcida flamenguista é que se acham os poderosos, os que podem tudo. Eles têm que entender que saber perder, também é uma virtude. Então tem que que haver uma punição em favor do clube e que sirva de lição para que casos assim não aconteça novamente.Muito vergonhoso para o Brasil
ExcluirPenso, que seria profilático e pedagógico esta punição, a fim de desestimular a beligerância nos eventos esportivos.
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirDizer o que, não é? Se for levada a cabo, está decisão, só podemos aplaudir e torcer que sejam usados dos mesmos critérios em qualquer lugar das Américas.
ResponderExcluirPerfeito!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirComentário excluído por desrespeitar as regras do blog.
ExcluirSobre o racismo que sofremos e o quebra pau sempre que estamos jogando fora, ônibus depredado ? Isso vc não analisa. Pare de ser clubista rapaz, isso é ridiculo!
ExcluirEm qual partida especificamente houve uma situação da mesma gravidade da desta quarta-feira?
ExcluirSe você conseguir me mostrar uma ou mais partidas, poderá me chamar de clubista. Se não, o clubista é você... ;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com a punição. Mas acho dificílimo ocorrer algo desse porte, infelizmente.
ResponderExcluirAh, e deveriam tornar isso uma regra, inclusive para os casos de racismo vistos com a torcida do Independiente com brasileiros, torcedores ou não do Flamengo.
ExcluirTmb acho que não, pois puxam muito a sardinha pro lado do flamnego
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirse tu acha bunito e normal o que aconteceu ontem!! Parabéns voce é mais um bandido!!!!
ExcluirTorcida de bandidos,e roubaram muitos torcedores que são chefes de família,coisa horrorosa.....
Excluira gente sabe que se tratando de flamengo nada acontece !!! é Lamentavel !!! vamos torcer pra essa corja de bandidos sejam punidos !!!! mais se tratando de flamengo é bem dificil!!!!!
ResponderExcluirNão acho que o Flamengo seja pior ou melhor que qualquer clube brasileiro. Mas o que importa é que se faça justiça e que todos os agravantes sejam apurados. Afinal, não se trata somente do Flamengo, casos de racismo como os acontecidos ontem cometidos por parte da torcida Argentina para conosco, brasileiros, também deveriam ser observados.
ExcluirDepois do que aconteceu ontem duvido que o clube não seja punido,clima de guerra provocado pelos bandidos vestidos de vemelho e preto, teve invasão.assaltos, agressão aos argentinos o que mais precisa fazer?
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQue isso sirva de exemplos a serem seguidos, não é de hoje que torcedores brasileiros, de todos os times, pitam e bordam com a leis esportivas e sempre saem ilesos. Acho até injusto o clube sofrer punições por causa de vândalos. Mais regras são regras, devem ser cumpridas. Maravilhoso mesmo é você assistir futebol europeu os rivais nem se parecem rivais. Infelizmente, a mídia no Brasil é mais vista do que as próprias regras esportivas.
ResponderExcluirCONMEBOL só aplica punição para clubes brasileiros. Agora qndo brasileiro ganha uma partida fora, a pancadaria come muitas vezes, haja vista palmeiras x penharol, fluminense x racing, a entidade n se manifestou. Punição que seja rígida, mas que seja para todos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirVamos compartilhar e postar no Twitter: Gostaria de saber se a @CONMEBOL e a @CBF_Futebol estudam apurar e aplicar punição ao @Flamengo pelo vandalismo de ontem. #PazNosEstádios #Justiça
ResponderExcluirToda ordem, ética e disciplina deve ser a base da convivência pacífica dentro da população. Quando alguém ou alguns se insurgiram a estas regras e leis so resta a punição como pena aos ciminosos, baderneiros e os clubes que tem por obrigação de oferecer em sua casa, segurança, urbanidade e respeito a quem o visita.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSó existe punição para as torcidas do Vasco e principalmente a FORÇA JOVEM para a torcida da mulambada não a punição nem pelo GEPE mísera nem Ministério Público FDP ....!!!
Se vai punir que sejam dois pesos duas medidas, pois a tempo acontecem coisas piores e a commebol se cala. Claramente os brasileiros são vitimas de racismo, logo o independente tbm deve ser excluído..
ResponderExcluirRacismo é uma merda, mas não é pior que o que o Flamengo fez essa semana. Comparação totalmente sem cabimento.
ExcluirComparar as situações de racismo à praça de guerra que foi o Maracanã ontem é MUITA forçação de barra.
ExcluirVão sonhando. Isso não irá acontecer, inclusive já teve coisas bem piores em outros jogos, pq só o Flamengo será punido??
ResponderExcluirCoisas bem piores em outros jogos?
ExcluirCite um exemplo...
Pois é. Coisas bem piores onde, cara-pálida?
Excluirquando aconteceu um fato parecido no começo do ano,que foi até com o Vasco da Gama, as punições foram tomadas quase que imediatas, espero que o msm aconteça com o Flamengo, pois a mídia tem uma mania de ser clubista...
Excluirno mínimo deveria tomar uma punição de 10 jogos fora de casa!
ExcluirSó queria lembrar que se for pro Flamengo ser excluído, o independente tbm deviria, pois racismo tbm infringe as regras, não tô dizendo que o Flamengo não deva ser punido. Mas se vale para um tem que valer para todos.
ResponderExcluirO Flamengo deveria ser punido com os gsstos do vandalismo, como aquele veiculo destruído pelos torcedores
ResponderExcluirGaranto que se fosse qualquer outro clube, especialmente o Vasco seriam exemplarmente punidos e condenados pela mídia global antes do julgamento.
ResponderExcluirNão acredito nem que sejam julgados e se forem não haverá pena nenhuma.
Julgados eles serão, porque foram denunciados.
Excluirse o flamengo for excluido quem nois vai zoar kkkkk eles nao podem ficar fora de mais um cheirinhoo chupa mulambo
ResponderExcluirVascaindo está apelando até pro Zé redondo, kkkkk, títulos e vagas são para os bons, não pra quem quer, kkkkk.
ResponderExcluirQuem tem que ser punido são os que fizeram a baderna. Fez besteira, punição nele. Que investiguem, julguem e prendam estes vândalos.
ResponderExcluirO regulamento prevê que o clube também é responsável. Ainda mais que as imagens provam que foram CENTENAS de baderneiros...
ExcluirO engraçado é q em Avellaneda o time do Flamengo sofreu os mesmos interpérios e ninguém falou nada.Se é pra eliminar o Fla, pq não fizeram o mesmo com o Independiente???
ResponderExcluirO que aconteceu em Avellaneda não chegou NEM PERTO da praça de guerra que foi o Maracanã ontem.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirMulambo tem que se fuder, são sempre fazem merda ,marginais , delinquentes, sempre fazem isso em finais e semi finais , se cbf ,stjd sempre aliviam e passam a mão na cabeça desses mulambos , a conmebol tem que punir severamente, é inamissibilidade invasão no estadio, roubos nas lanchonetes, e superlotação colocando em risco vidas .que percam a vaga na libertadores, não tem educação,povo mal educado,não tem respeito, tem que ser punido severamente .
ResponderExcluirEsses vascaínos são muito recalcado mesmo ✌️✌️✌️
ResponderExcluirA torcida do boca meteu gás de pimenta em jogadores do River e o boca só saiu da competição que tava jogando, tem que identificar e proibir esses bandidos de irem pros estadios
ResponderExcluirVai proibir uns 5.000 flamenguistas? As imagens de ontem mostram tanta gente cometendo crimes que não é mais possível fiscalizar...
ExcluirCalma tem como identificar sim. Porem quantos casos que os flamenquista faz merda e não da nada ? Esse ano eles e os corinthianos merda toda hora e nada , tem que ter flamengo e curinthians pra alienar o povo e a corrupção rola e o pao e circo do povo.
ExcluirTalvez até dê para IDENTIFICAR a maioria dos criminosos.
ExcluirMas FISCALIZAR a entrada de todos eles no estádio é impossível. Demandaria um exército de funcionários...
Nn me levem a mal nn, mas essa CONMEBOL tbm só pega no pé dos clubes brasileiros, nn estou defendendo o flamerda, mas os gringos aprontam e fazem oq eles bem entendem e a CONMEBOL nn fala e nn faz nada. Tem q ser punido? Tem q q ser punido ss, mas a CONMEBOL tem ser justa para clubes de outros países tbm, nn só pegar no pé de clubes brasileiros. Tá todo mundo falando do episódio da torcida do flamerda ir perturbar o descanso dos jogadores do independiente, mas ninguém fala q semana passada os torcedores do independiente fizeram o msm no hotel em q os jogadores do flamerda estavam hospedados, vamos ser mas sinceros e menos hipócritas ne? Vamos parar de de ficar culpando e punindo apenas os clubes brasileiros
ResponderExcluirQual a punição pro Corinthians pela morte do garoto com o sinalizador?
ResponderExcluirEntenda que este episódio foi fora do Brasil. A responsabilidade pelo comportamento dos torcedores é do clube mandante do jogo. Portanto, o Corinthians não poderia sofrer punição severa. Ainda assim, teve que jogar uma partida com portões fechados no Pacaembu.
ExcluirO caso do Flamengo é muito mais sério. Foi sorte não ter acontecido uma tragédia com mortos...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirViolência, desrespeito, falta de desportividade,ignorância, beligerância...enfim faltou educação é ética desportiva!
ResponderExcluirNada mais educativo do que uma severa punição ao clube, sem abrir vaga pra outro clube brasileiro. Afinal o descaso com a segurança foi de todo, inclusive a CPF.
Tem que ser punido pra servir de exemplo. Mais infelizmente como se trata do Flamengo nada vai acontecer. O queridinho da Globo tem proteção.
ResponderExcluirSite da comebol na há nada que relate sobre a exclusão, único parecer que a comebol deu sobre o caso,foi que ela repudia qualquer tipo de violência entre as torcidas e preza pela Paz.
ResponderExcluirDeixa de falácia.
Não escrevi falácia alguma. O regulamento disciplinar que transcrevi está lá no site da Conmebol, pra quem quiser ler. O Flamengo será, sim, julgado pelo que aconteceu. Aceite.
ExcluirTa bom vai ser julgado pra pagar uma multa e pronto , se fosse o Vasco seria excluido das competições e pagar multa. Uma torcida reencidente que esse ano o que mais vez foi vandalismo no maracanã.
ExcluirPo mano acorda pra vida e o flaglobo nunca que a globo vai deixar o queridinho dela e da ditadura pegar punição de verdade . Agora se fosse o Vasco ja estava expulso de todas as competições , punição severas...
ResponderExcluirCalma, a Conmebol não é tão capacha da Globo assim, não. Vocês estão confundindo a FFERJ e a CBF com a Conmebol. rsrs.
ExcluirE a falta de espirito esportivo e educação dos jogadores na hora da premiação. Um Ruan com tantos anos dw europa na hora de receber a medalha que falta de espirito esportivo que falta de educação senhores jogadores.
ResponderExcluirEste é um problema mais amplo. Jogadores de futebol no Brasil são incentivados a não estudar, desde cedo.
ExcluirNão sabem português. Não sabem matemática. Não sabem perder.
O Vasco foi punido perdeu mando de campo e torcida por menos. Os torcedores flamenguistas destruíram, bateram, agressividade ao extremo no hotel e fora do estádio sem contar a falta de esportividade e desrespeito na entrega das medalhas.
ResponderExcluir#PUNIÇÃOSIMPARAOFIMDAVIOLENCIA.
TEM QUE SER PUNIDO.
A Conmebol deixou de ser uma Entidade "babaca" principalmente com a valorização da Copa Sulamericana, que o regulamento seja cumprido.
ResponderExcluirSe cuida Cheirinho...!!!
Tem que ser punido msm com a exclusão da Copa Libertadores só assim para aprender muitos querendo ir ao estádio assistir a um bom jogo levar filhos e acontece isso seria uma excelente punição para q esses vândalos aprendam vai doer onde eles têm a paixão.
ResponderExcluirDiante tantas tecnologias de filmagens e até os próprios agressores registram em vídeos que seria eficaz a prisão dos mesmos. Sempre isso, quando tem jogos importantes, marginais se infiltram entre as torcidas para forçar a entrada sem pagar. Sinceramente estou perdendo o gosto por futebol! :(
ResponderExcluirFico muito triste pois seria uma grande festa no futebou
ResponderExcluirPC,
ResponderExcluirdesculpa voltar a um assunto que já está morto e enterrado, mas ao ler esse conteúdo do blogue fiquei pensando e deixando de lado as paixões clubistas:
Além de comunicar o GEPE, o que o Presidente do Clube de Regatas do Flamengo poderia fazer?
Ajudar na segurança??!!
Tem bandidos na torcida do Flamengo? Sempre teve como em qualquer outra torcida.
Agora o problema já está crônico no Rio....
É quase igual a colocar a culpa da superlotação, dos hospitais do Rio nos doentes.
Não pode transferir responsabilidades, quem tem cuidar da segurança é o Estado, e não um clube de futebol.
O que o clube de futebol tem e deve fazer é não vender, doar, emprestar, etc ingresso para bandidos, isso sim!
Agora problema de segurança não da pra colocar a culpa em clube.
Abraço
Reiner Silva
Reiner, eu particularmente discordo de você. Acredito que o Estado tem objetivos mais importantes que a segurança de eventos privados. O Flamengo arrecadou mais de 6.500.000 reais nesta partida. Era perfeitamente possível armar um esquema de segurança razoável.
ExcluirAinda bem que não morreu ninguém. Foi sorte.
PC,
ResponderExcluirnesse ponto eu só condordo, que realmente foi muita sorte ninguém ter morrido!
Um outro fato que sustenta o que havia dito, encontra-se no estatuto do torcedor.
Art. 14. Sem prejuízo do disposto nos arts. 12 a 14 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes, que deverão:
I – solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos;
A minha inteção não é livrar o Flamengo de uma punição, mas aplicar a punição no que ele realmente é responsável. Que na minha opinião foi, a venda de ingressos para bandidos.
Não sei se você chegou a acompanhar ontem (17/12), em um programa de esporte da emissora Fox Esportes, foi levantado a questão do Flamengo está vendendo ingressos a torcida organizada, com mais vantagens do que o plano de sócio torcedor. Nisso tem que jogar parte da Libertadores com portões fechados.
Punição no bolso!!!
E na parte de segurança, o responsável são os agentes de segurança do poder publico.
Mais uma vez parabéns pelo blogue, que aborda todo e qualquer assunto independente(sem trocadilho rsrsrsrsrsrsrsrs), do clube!!!
Abraço!
Reiner Silva