1924: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, diante de "uma multidão entusiástica" no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 7 a 2 da Seleção Baiana. Com cinco tricolores, a escalação do Distrito Federal foi a seguinte: Haroldo [Fluminense]; Pennaforte [Flamengo] e Hélcio [Flamengo]; Nesi [São Cristóvão], Seabra [Flamengo] e Fortes [Fluminense]; Zezé [Fluminense], Lagarto [Fluminense], Nonô [Flamengo], Nilo [Fluminense] e Moderato [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Lagarto (quatro), Nilo e Nonô (dois). A final seria em jogo único, contra a Seleção Paulista, uma semana depois, novamente no Estádio do Fluminense - e o escrete carioca se sagraria campeão brasileiro (vide 21 de dezembro).
1939: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 1 da Seleção Paulista, graças aos gols de Carvalho Leite (dois), Carreiro (dois) e Romeu Pellicciari. A escalação do time do Distrito Federal foi a seguinte: Nascimento [Vasco]; Norival [Madureira] e Florindo [Vasco]; Zezé Procópio [Botafogo], Og [America] e Argemiro [Vasco]; Roberto [São Cristóvão], Romeu Pellicciari [Fluminense], Carvalho Leite [Botafogo], Tim [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. A segunda partida da decisão ocorreria três dias depois, em São Paulo (vide 17 de dezembro).
1941: no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 4 a 3 da Seleção Paulista. O escrete do Distrito Federal atuou com: Aymoré Moreira [Botafogo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Lelé [Madureira], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Patesko [Botafogo]. Os gols cariocas foram de Pirillo (dois), Tim e Lelé. Com uma vitória para cada lado na final, as duas melhores seleções do país voltariam ao mesmo gramado para decidir o título, três dias depois (vide 17 de dezembro).
1944: na quarta partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 3 para a Seleção Paulista. O escrete do Distrito Federal atuou assim: Jurandyr [Flamengo]; Norival [Fluminense] e Newton Canegal [Flamengo]; Biguá [Flamengo], Danilo [America] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Vasco] e Jorginho [America]. Os gols cariocas foram de Ademir Menezes (dois) e Heleno de Freitas. Após quatro jogos, a Seleção Paulista tinha 2 vitórias, com 1 empate e 1 vitória da Seleção Carioca. Pelo regulamento, seria disputada a quinta e última partida, quatro dias depois. O sorteio determinou que o jogo final seria no Rio de Janeiro - onde a Seleção Carioca se sagraria campeã brasileira (vide 17 de dezembro).
1949: em jogo amistoso internacional, no Estádio de General Severiano, o Fluminense venceu o Malmö, então campeão nacional da Suécia, por 2 a 1, graças a dois gols do ponta-esquerda Rodrigues Tatu (um deles de pênalti).
1957: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Bangu, de virada, perante 34.774 presentes (29.725 pagantes) no Maracanã. No primeiro tempo, Luiz Carlos abriu o placar para os alvirrubros. Já na etapa final, Waldo empatou para os tricolores, e Mário colocou o Bangu novamente em vantagem, cobrando pênalti. Na sequência, porém, Waldo, Róbson e Telê marcaram, e o Fluminense venceu numa virada sensacional. O resultado manteve o Tricolor na liderança da competição - na última rodada, o Fluminense decidiria o título em clássico com o Botafogo (vide 22 de dezembro).
1983: na partida final do triangular do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Bangu por 2 a 0 no Maracanã, e então começou a festa tricolor: o Fluminense era novamente campeão carioca! O Fluminense dependia do resultado desta partida, porque caso o Bangu vencesse, ainda haveria uma partida extra entre tricolores e alvirrubros. Mesmo já eliminado, o Flamengo jogou com seriedade e venceu, o que possibilitou que o Fluminense garantisse o título sem precisar jogar novamente. É campeão!
Fluminense, campeão carioca de 1983! Em pé: Aldo, Duílio, Ricardo Gomes, Jandir, Branco e Paulo Victor; Agachados: Leomir, Washington, Deley, Assis e Tato. (formação do jogo de 7 de agosto de 1983, vitória de 3 a 0 contra o Bangu) |
2003: diante de 32.163 pagantes no Maracanã, o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, gol de Marcelo Macedo, de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo. A vitória na última rodada da competição garantiu a permanência do Tricolor na Série A.
Essa vitória do Flamengo em 1983 dando o título pro Fluminense... Hoje em dia eles entregaram...
ResponderExcluir*entregariam
ExcluirComo falou a reportagem o Flamengo fez um jogo sério. Como flamenguista nem ouvi o jogo, só vi o resultado final. A derrota para o Fluminense foi dolorosa, gol no último minuto do Assis. Torci para o Bangu ser campeão, mas já não fazia sentido.
ResponderExcluir