Estádio do Maracanã. Foto: Érica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro. |
O Mundial de Clubes da FIFA de 2019, torneio que será disputado em dezembro pelos campeões continentais deste ano, ainda não tem sede definida e pode acontecer no Brasil. Por enquanto, somente o Marrocos oficializou a candidatura para sediar o torneio, mas dirigentes da FIFA consideram que o torneio teria um sucesso maior de público no Brasil, como foi na primeira edição, no ano 2000.
Além disso, com as realizações da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, os dirigentes da entidade consideram que o Brasil tem a estrutura pronta para receber o torneio, que teria jogos nas mesmas sedes da Copa América deste ano (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador). O problema do calor de dezembro seria resolvido com a realização das partidas noturnas.
Tradicionalmente, participam do Mundial de Clubes da FIFA os campeões de cada confederação continental (Europa, América do Sul, Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania), além do campeão nacional do país-sede. Assim, caso a FIFA convença o Brasil a sediar a competição, o Campeonato Brasileiro de 2019 valeria, além do troféu, uma vaga no Mundial de Clubes.
Estaria em estudo até mesmo a possibilidade de oferecer duas vagas a clubes brasileiros, contemplando também o campeão da Copa do Brasil. Assim, a FIFA aumentaria a atratividade da competição e, de quebra, resolveria o incômodo do número ímpar de times. Com oito equipes, todos os participantes entrariam nas quartas-de-final do torneio.
O Monterrey, do México, já está garantido no Mundial de Clubes, porque conquistou a Liga dos Campeões da CONCACAF. Neste sábado, será definido o representante europeu, com a decisão da Liga dos Campeões da UEFA, entre Liverpool e Tottenham, em Madrid.
O Brasil já sediou outras três competições mundiais de clubes. A Copa Rio, organizada nos anos 1950, foi o primeiro torneio intercontinental de clubes da história do futebol, envolvendo quatro times da América do Sul e quatro da Europa. O Palmeiras venceu a edição de 1951 e o Fluminense conquistou o título de 1952. No ano 2000, a FIFA organizou seu primeiro Mundial de Clubes, também no Brasil, com o Corinthians se sagrando campeão.
A partir de 2021, a FIFA passará a organizar um Mundial de Clubes ampliado, com 24 participantes, acontecendo de quatro em quatro anos. A primeira edição do Mundial ampliado provavelmente será sediada na China, país do principal patrocinador do torneio.
PCFilho